Quem sou eu ?
- Thiago Oliveira Braga
- Capital do Ceará, Ceará, Brazil
- cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Feliz ano novo
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Quem Sou Eu? Wer Bin Ich?
Sem Futuro ?
Já cantava Renato Russo, enquanto embalava a juventude na década de 80/90 com sons de Legião Urbana.
Creio que está frase ilustra bem a minha geração. A tecnologia que alcançaríamos no futuro, e como nos beneficiaríamos com tamanhos progressos.
Ainda dou risadas quando lembro da ultima parte de “De volta para o Futuro” (creio que o Michael G. Fox não previa aquele tipo de futuro que tem agora).
Muito tem mudado, inclusive a forma de ver e viver o mundo, quem imaginava que o futuro estava mais perto do que imaginávamos e vivemos. E essas mudanças vem causando também grandes problemas para humanidade. Estamos demorando mais para morrer.Isso causa falência na Previdência em caráter mundial, pois os governos não tem em seus cofres o suficiente para manter os que se aposentam. Não previam que viveriam tanto, e virou um problema terrível ...
Hoje, vejo um futuro onde a tudo se impõe propina, por mais filantrópica que a coisa seja. Um futuro igual ao presente atual. Piorando ... claro. Se haverá um ARMAGEDDON, também não dependerá das máquinas como nos Terminators da vida. As maquinas quebrarão ... O software precisará sempre de um novo ajuste, garantindo a comercialização dos produtos infinitamente, e gerando mais e mais dinheiro.
Receio que tenho fugir, os homens edificam pedras que constituem o cenário que mais evitam: O fim de tudo numa resolução apocalíptica nos moldes dos religiosos. Não creio em heróis “fortões” destruindo a razão da extinção na última hora. Não creio em soluções infalíveis para extirpar o mal neste mundo (mesmo por que ela está, mais do que nunca, inserido num relativismo sem precedentes). O bom disso tudo é que nos aproximamos num ponto de tensão: Tudo começa assumir seus lugares, e as opções se resumem a apenas : MARANATA ou odiar a luz, e refugiar-se na obscuridade das luzes que produzimos nas trevas de nossas intenções ...
O futuro continua sendo o mesmo. O fim do ciclo continua exigindo que se termine por não haverem mais saídas. Eu é que fui ingênuo e quis crer que podíamos ser melhores com o tempo. O que faz melhor não nos prepara para este, mas no esboça o que poderemos “viver” no próximo. E de onde vem a certeza de um próximo mundo ? Sei que não sou daqui, quando sinto a necessidade de justiça que anda em falta. Ele não faltará.
“Bem aventurado os que tem sede de justiça, porque serão saciados ...”
Valeu galera, de férias em São Paulo, no intervalo de uma chuva e outra.Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Celebrar o Natal é...
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Mudar
Oscar Niemeyer - 100 anos
Amar é ser
C. S. Lewis - Os Quatro Amores.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
[Eu] Pensava
"[Eu] Pensava que nós seguíamos caminhos já feitos, mas parece que
não os há. O nosso ir faz o caminho".
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Natal: Tempo de Encontro e Visitas!
Você já entrou no seu Orkut hoje?
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Onde está Deus na sua vida?
Ricardo Barbosa
Oração do dia - Blaise Pascal
Valeu galera,
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin
domingo, 25 de novembro de 2007
Oração do dia - D. Bonhoeffer
Mas contigo está a luz;
Eu me sinto solitário,
Mas tu não me desamparas;
"Estou desanimado,
Em ti, porém, está o meu auxílio;
Invade-me uma quietude,
Tu, entretanto, és a paz;
Sinto-me tão amargurado,Mas contigo está a paciência...”
A Pedra de Amolar
Aquele que comigo dança,
A este jamais direi:
Ora ,não me amoles
Porque se como o ferro com ferro se afia
Afia o homem a seu amigo
Isto hoje te digo:
Podes me amolar!
Ó Deus,dá que quando entre eu e meu amigo
Houver atrito a ponto de sair faísca de fogo
Que eu não me desaponte porque esse tal
É enviado teu pra que eu não fique cego
Porque cego não vê que sem o esmeril
Se perde o fio,o gume
Quem pode perceber,
não perde a comunhão,assume
Estende a mão,aceita
A pedra de amolar
Roberto Diamanso
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Faça valer
terça-feira, 20 de novembro de 2007
fazer a nossa parte!
Todas as vezes em que leio este verso duas coisas logo penso:
1. é maravilhoso demais ter a certeza de que Jesus supre nossas necessidades!
2. para isso acontecer, precisamos ir até Ele...
E... costumo achar que muitas vezes o problema não é ter a certeza do Seu poder, mas abrir o coração e procurar a Sua ajuda!
Nesta semana, pense nisso também.
Valeu galera,Com vocês, no Serviço d’Ele,Thiago Oliveira Braga
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Palavras de um amigo ao 3º Ano de 2007 do Marista Cearense.
Caminhos
O que quer que se atravesse em nosso caminho
Qualquer mágoa ou raiva que tenhamos,
Nós sempre temos uma escolha.
[...]
A escolha é fazer aquilo que somos, e poderemos sempre escolher o que é certo.
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
O Evangelho “moderno” de Jesus
sábado, 20 de outubro de 2007
7 presentes que recebi em 2007
Muito, mas muito obrigado.
Um abraço do Thiaguin pra todos que estão perto ou longe, mas que inpendente da distância tem um carinho por mim.
Valeu
Só procês ter uma idéia dos presentes que recebi nesse ano ...
7 maravilhosos presentes que recebi em 2007 ...
Meu Deus - sem Ele, nada seria...
Minha família – presente do Pai!
Conectados - Adolescentes – cada um com seu jeitinho especial, fazendo a nossa vida ser mais... animada!!!
Minhas histórias e Estórias – não adianta: só sabe quem já ouviu, e olha que isso um dia vai virar livro ... hehehehe
Meus amigos – rir junto, comer junto, celebrar muito...
Minhas viagens - viajar é mais que bom, muitas vezes é necessário!
Meus livros (e os que ainda terei) – ler é bom demais, demais!
;)
Thiago Oliveira Braga
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
[Col. Cearense] Mais um abraço ao Colégio Marista
Os alunos e ex-alunos do Colégio Marista Cearense realizaram mais um abraço ao colégio ontem pela manhã. Servidores, pais, ex-alunos e alunos cantaram o hino do colégio e deram depoimentos sobre os momentos vividos lá. "Com você eu aprendi a arte de amar, você me ensinou a lição de Champagnat, muitos anos de história envolvendo gerações, nas entranhas da memória encontramos campeões, já é hora de partir, vou seguir o meu caminho, mas um pedaço de mim estará sempre aqui", cantaram.
Como forma de mobilização e também protesto, o encontro foi realizado pela segunda vez para que mais pessoas tivessem oportunidade de se despedir da tradicional instituição de ensino, que continuará suas atividades apenas com o Ensino Superior.
O colégio que foi segunda casa de muitos estudantes, durante 94 anos, encerra suas atividades a partir do dia 31 de dezembro de 2007. O motivo, contido em nota aos educados e educadores maristas, divulgado pela União Norte Brasileira de Educação (Unbec), foi decorrente "à evolução do tempo, à expansão da cidade e a diminuição das áreas residenciais adjacentes que tornaram inviáveis a manutenção da escola".
A atual diretora acadêmica da instituição, Manoela Suassuna, disse que o momento é de solidariedade a todos que fizeram parte do colégio. "O encerramento do colégio não vai diminuir a importância da história construída", enfatizou a diretora. O ex-aluno Francisco Feitosa, da turma de 1972, disse que ligou para a turma e que não poderia perder aquele momento. "Ainda que poucos, estamos aqui, os que não puderam vir também estão de alguma maneira", completou. À tarde, ex-alunos do Marista fizeram uma passeata em torno do colégio.
http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/734965.html
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
[Opinião] Colégio Cearense - Antonio Mourão
29/09/2007
Causou celeuma, na cidade, o anúncio do fechamento do Colégio Cearense. Para aqueles, como meu, que lá estudaram, ficou um gosto meio amargo a deglutir. Nós, que tanto confiamos naquelas pilastras mestras da educação marista, fomos tomados de surpresa..
Mas, devemos nos render às evidências do tempo. Nada daquilo que nos foi ensinado no passado deixa de ter validade. Continuam ensinamentos válidos para muitas gerações. Nada ficou perdido.
Penso que a mudança de perfil da cidade, esvaziando o Centro, foi muito forte. Uma pena que os irmãos maristas não tenham percebido isso a mais tempo e construído, por exemplo, uma sede mais para o lado leste da cidade.
Mas, os ensinamentos maristas continuarão numa série de outras atividades tanto aqui, em Fortaleza, como no Brasil e no mundo. A Ordem se encontra em 76 países dos cinco continentes.
Não penso que o meu casamento deixou de ter validade porque o padre que o oficiou já faleceu. Ou porque o outro, que me batizou, deixou a batina.
Os valores não se apegam ao espaço, ficam marcados em nossas vidas ou não ficam. Ninguém vai ao cemitério para ver como era o ente querido. Ele está, se ainda continuar vivo, em nós. Nas nossas atitudes e condutas.
Em verdade devo confessar-lhe, o meu Colégio Cearense não se localiza na Av. Duque de Caxias. Está em minhas lembranças. No que sou. Na história que estou sendo capaz de construir.
As paredes não fazem as fortalezas. Aquelas aulas, o pátio, o campo de futebol, o recreio... hoje habitam outros planos. Estão muito vivas em minha memória.
Lastimo sim, que outras instituições de ensino, em nossa cidade, tenham transformado o sublime ato de educar, num negócio que envolve muita grana e lucro.
Aí sim, eu choro muito e tenho saudades. Não apenas dos colégios que fecharam, mas dos herdeiros que não tiveram a mesma mística dos fundadores.
Antonio Mourão - Médico antropólogo e professor
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
[Colégio Cearense] Amorosamente
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
[Col. Marista Cearense]“... em todos os instantes do nosso combater, sejamos constantes e fiéis até morrer”.
Diario do Nordeste. Fortaleza - CE. Quarta-feira,26 de Setembro de 2007
Por Marcos Antônio Ramos Cunha - Economista
Todos nós um dia já fomos ou seremos tomados pela dor da perda. No sábado 22, ao ler o jornal Diário do Nordeste, como faço todas as manhãs, fui engolido por este duro e intenso sentimento ao ler a reportagem sobre o encerramento das atividades do Colégio Marista Cearense.
Já se sabia que o gigante definhava. Porém, por maior que fosse sua agonia, por pior que fosse seu calvário, por mais grave que fosse sua saúde, havia sempre a esperança de que ele se soerguesse.
O paciente terminal já tem dia certo para a retirada dos aparelhos que teimosamente ainda o mantêm vivo: 31 de dezembro de 2007.
Como não lembrar de sua suntuosa fachada, sua doce capela, suas majestosas escadarias de madeira, seu enorme pátio interno, sua cantina, seu auditório, suas quadras, seu campo de futebol, seu belíssimo ginásio poliesportivo, seus deliciosos bebedouros da mais pura água mineral, seu lindo aquário, seus amplos corredores e suas imensas e arejadas salas de aula?Como se esquecer das Olimpíadas Champagnat, do Grêmio José de Alencar, da Feira de Ciências, daquele maravilhoso hino que até hoje impregna meus ouvidos, dos bravos Irmãos Maristas, dos dedicados professores, dos eficientes funcionários que nos tratavam como filhos e das imensas e intensas amizades que cultivamos até os dias atuais?
Ao Colégio Cearense do Sagrado Coração — era assim que todos os seus alunos iniciavam o cabeçalho das atividades escolares — devo, juntamente com a minha família, tudo o que há de melhor em mim: gratidão, formação de caráter, honra, ética, dignidade e respeito às pessoas, aos animais e à natureza.Cerram-se as portas e os janelões daquele que ao lado do Liceu do Ceará foi a maior instituição de ensino alencarino.Como diz um trecho da letra de seu magnífico hino
“... em todos os instantes do nosso combater, sejamos constantes e fiéis até morrer”.
Estou de luto. O Estado do Ceará mais ainda.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
[Opinião] Bem que eu gostaria que fosse diferente
Escrevo esse texto lamentando o fechamento do Colégio Marista Cearense (que no tempo que entrei lá em 1988 era Colégio Cearense Sagrado Coração). Não quero aqui dar respostas, inclusive porque não as tenho, mas gostaria de deixar algumas perguntas.Também sei que não resolverá o que já foi decidido pela “alta cúpula”, no entanto é uma forma de protesto por terem transformado o Colégio da minha vida toda em uma caricatura.
Se eu tivesse que de resumir o Cearense em 2 palavras eu falaria “Qualidade” e “Carisma”, e daí ele foi o que foi durante muito tempo.
O Cearense ser fechado é 2/3 da minha vida também ficar marcada.Essas respostas prontas de “vários colégios católicos estão fechando as portas”, “o Colégio é no Centro da cidade” e outras justificativas evasivas não colam. E digo mais , ele não está fechando agora em 2007, ele tem demonstrado que vai fechar desde algum tempo, como falo mais adiante.
O Colégio Cearense tem 94 anos de história , mas como eu só tenho 25 nao tenho condições de avaliar todos esses anos.Começo falando que antes de mim , meu pai estudou lá no final da década de 70, e ele era do tempo que tinha de ter “peixada” para entrar pois não tinha vaga pra quem queria. Sem falar do PRE VESTIBULAR que teve 23 turmas de 3º ano coordenadas pelo Wilson Viana. Nesse tempo o Cearense tinha quase 5 mil alunos.
Nesse tempo dizem que as turmas da UFC de cursos muito concorridos tinham mais de 50 % de alunos do Cearense ,falo isso porque tive parentes que estudaram nesse tempo e passaram inclusive para Medicina.
Mas como eu disse , eu não vivi esse tempo , não tenho como falar, mas me responda alguém que sabe , porque o cursinho saiu ? O que aconteceu pra perder ? Será que a vaidade dos “pavões” que dirigiam o colégio nesses tempos impediu?
Pois é , eu entrei em 88 , o teste de seleção era muito movimentado nos dois principais turnos. Eu me lembro que o Cearense teve uma melhora significativa com a chegada do Ir Artur, trazendo de volta bons professores que haviam saído. Até eram lembrados os bons resultados do passado.Ele também valorizava a questão da Disciplina, valorizando o bom aluno.
O Cearense que antes era o campeão de aprovações em MEDICINA , passa a ser o campeão de aprovações em ENGENHARIA DE PESCA. (pergunte quantos aprovados na turma de 1997 passaram em Medicina em comparação a Pesca, se você sabe quantos passaram me diga , pois eu conheço 3 mas tiveram bem mais, e no caso pra Medicina apenas 1, ultima aprovação da história do 3º ano).
Dava pra perceber que o Cearense não tinha a mesma força de antigamente.Talvez que ele não tinha como competir em resultados, mas o que AINDA se preservava era o CARISMA do Cearense através de outros “braços”.Nesse caso era a parte esportiva,cultural e religiosa (quem não sonhava que chegasse logo o dia de formação?).
A questão da inadimplência também começa a ser significativa sem falar da questão disciplinar também se perde muito.
A partir de 96/97 com a entrada do Ir Kerginaldo, a cada ano que passava o Cearense perdia mais e mais alunos.O Colégio tinha muita “gordura” de alunos. Eu estudava na querida turma J em 97 (1º Ano). Outra pergunta , quem imaginaria uma escola que tem 10 turmas de 1º, 10 de 2º e 8 de 3º, em apenas 10 anos teria fechando as portas?
Só pelos números deu pra perceber que a ponta ( Ensino Médio ) estava tranqüilo , no entanto a BASE não acomapanhava o mesmo ritmo. Mas a LUZ VERMELHA começa a piscar quando coincidentemente é meu ultimo ano de Cearense (depois de 12 anos), ano de 99 o colégio tinha um quadro de professores e funcionários do tempo que tinha mais de 3 mil alunos , sendo que já não chegava a 2 mil.
Quando no finalzinho de 1999 o Cearense faz seu primeiro grande corte de funcionários, pra poder equilibrar a perda de alunos, só pra voces terem uma idéia , foi no “pacote” o Flamarion que tinha 29 anos e 6 meses de trabalho (faltava apenas 6 meses pra se aposentar).Daí eu passei a avaliar onde ficou a filosofia que eles tanto se orgulhavam. Fazer o que Colégio tem muito afeto, mas tem de pagar conta no final do mês e o Cearense não tinha mais receita, daí passa a receber ajuda da província.
Chega o Ir Joaquim, vindo de Salvador, e umas das mudanças que aconteceram na sua gestão foi o fechamento do turno da tarde (em 2003). Mudou o fardamento, que por sinal , nesses últimos anos mudou mais que todos os outros 90 anos. Ele muito requisitado pela regente maior provincial, passa a ficar ausente.Ele já articulava a implantação da Faculdade com ele também rolou o Maristao e quem mandava lá era a vice diretora da época.
Como ele era irmão marista,usou o prestígio que tinha com a província e em nenhum momento deu demonstração que o Colégio estava numa crise , pelo contrario , o Marista ensaiou um Cursinho que durou 3 anos (2001,2002 e 2003). Mas no ano seguinte chega um ADMINISTRADOR e ex professor de Matemática que vai tentar diminuir as contas custe o que custar.
E todo aquele carisma que o Marista tinha,a gente questionava quando via atitudes contraditórias. Mas contraditórias como ?
Você que é ex aluno Marista , vai ganhar um chocolate se me disser qual o dia do ex aluno Marista , você sabe ? Não sabe ? Claro que não sabe , pois o colégio se fechou pra os ex alunos , e os poucos que tinham perderam o ânimo.
A ultima vez que houve algum movimento pros ex alunos foi em 2000 , depois disso nem faixa era colocado no pátio pra fazer citação à data. A única presença de ex aluno pelo Cearense era à procura de fiscalizar prova pra ganhar um dinheiro , mas só ... e como podemos falar em recuperar a imagem , se não existe IDENTIDADE, pois nessa altura do campeonato, a grande maioria dos funcionários das antigas tinha saído. Estavam saindo ou morreram (como foi o caso do Grande Assis “Batatinha”).
Ex aluno lá era sinal de problema, o Colégio foi inábil quando barrava a entrada desse povo que tem de ser valorizado.
Mas chega 2003, o Colégio comemora 90 anos , e aproveita a data pra lançar a nova e sonhada FACULDADE MARISTA, que teria sua 1ª turma em 2004, e eu já estava lá de novo , agora como funcionário.
E vocês lembram o que me marcava no Cearense quando aluno.
“Qualidade”e “Carisma”, pois é quem viveu esses últimos anos por lá lembra que esses referenciais, no Colégio Cearense ficaram marginalizados e, com eles seu alunos, pois tinham de sair de suas dependências até 16 horas(por causa da Faculdade).Pra azar do Colégio , naquele ano o Colégio tinha alguns alunos politizados que questionavam essas atitudes arbitrárias.
O Clima do Colégio era muito complicado, professores e funcionários viviam sob um julgo e um sentimento de que tudo poderia acabar no final do ano. O Diretor da ocasião , Professor Ferreira , fez o possível pra uma gestão de fechamento “ Lento, Gradual e Seguro”, Tenho saudades da turma do 3º ano de 2004, pois foi com a qual trabalhei e marcaram minha vida. Meu ultimo ano. foi 2005, em que trabalhei com os alunos que hoje fazem o 3º inclusive, uma turma que tem várias marcar, a perda de dois colegas (Luiz Cleber e Bruno Sá),eles viveram os piores momentos da história do Cearense, sem falar que serão a ÚLTIMA turma do Cearense.
Fica a saudade de tempos que não voltam mais ...
ps: o Dia do ex aluno Marista é 15 de Agosto, faço votos que no próximo ano alguém lembre dessa data , pois agora TODOS somos ex alunos do Marista Cearense.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
[Li no O POVO] Marista quer virar PUC
Jocélio Leal
Com o fim do Colégio Cearense, o foco agora da mantenedora é transformar a Faculdade Católica do Ceará, antiga Faculdade Marista, em referência na área de comunicação e design. Estão elaborando projetos pedagógicos para novos cursos na área. Segundo a diretora acadêmica, Manuela Suassuna - sim é parente (Ariano é tio-avô dela) - a estratégia é reforçar o posicionamento. Mais adiante, porém, há um objetivo mais ambicioso. Querem transformar a Faculdade numa Pontifícia Universidade Católica, a PUC-CE. Para isso terão de ampliar o leque de cursos. Hoje já trabalham em projetos com a PUC-RS e com a PUC-PR, ambas maristas.
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Estátuas
"Este mundo é o ateliê de um grande escultor. Nós somos as
estátuas, e corre o boato pelo ateliê de que alguns de nós, um dia, vamos receber vida."
domingo, 9 de setembro de 2007
ORAÇÃO HEBRAICA
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Mais um passo
Quero levar essa mensagem a muitos jovens do meu país, quero mostrá-los que tudo que precisam é crer que Deus é poderoso para realizar cada sonho que está em seus corações. Sonho com jovens vivendo a plenitude do amor de Deus amando a igreja local, amando servir ao Senhor, jovens com personalidade que não trocam o seu chamado por qualquer prato de lentilha.
Sonho com jovens que sabem o que querem e sabem quem são, sonho com jovens vibrantes que louvam e exaltam a Deus pela nova vida que agora vivem. Sonho com jovens bem sucedidos, que sabem plantar, que sonham, que vivem para realizar esses sonhos,jovens alegres que amam a vida e o Criador.
Sonho com jovens amigos,jovens irmãos,jovens pastores,lideres,jovens casados,jovens felizes no amor,jovens que superam toda a dor,jovens transformadores de nações,que arrastam multidões,que sonharam comigo,sonho com jovens que serão meus amigos, sonho com jovens..., preciso acordar logo para mover esse mundo! Preciso acordar logo para viver isso tudo!!!
Valeu galera,
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
PRA QUEM NÃO TEM O QUE COMEMORAR
As vezes achamos, que nos lares as crianças só aprendem a falar MAMÃE, porquê PAPAI não existe, há não ser PAPAI NOEL.
Como te chamar de PAI? Tu Senhor sendo COMPREENSIVO e pai para nos sendo tão DURO.
Como te chamar de PAI? Tu Senhor sendo AMOR e pai carnal gostaria que nem existissemos.
Vamos poder comemorar o teu dia PAI DO CÉU E PODEMOS TAMBÉM PERDOAR NOSSO PAI DA TERRA, ASSIM AGIREMOS REALMENTE COMO FILHOS TEU.
Pai, um xêro
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
O que faz você feliz?
sábado, 28 de julho de 2007
Geração conectada com o Mundo e lincada com ninguém
Apesar de todas estas facilidades da comunicação eu vejo uma juventude solitária. O que era para nos unir nos deixou mais sós. E é por isso que eu volto a afirmar: O que nós jovens precisamos não é de mais veículos de comunicação em nossa vida, mais tecnologia, nós precisamos de pessoas, mais relacionamentos, mais amor. Precisamos mais é de amizade, de abraços, de toques, de sentir o cheiro do outro, de um bom cafuné da mamãe. A geração da tecnologia clama: Pai me ensina o que é relacionamento!!!
Marcos Botelho
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Um final de tarde para celebrar
Quando garoto adorava assistir ao seriado do Chaves. Fanático por futebol, o episódio que mais me marcou foi o que o Seu Madruga queria assisitir a uma final de campeonato, mas a televisão, danificada, não permitia. A solução dele foi assistir o jogo na casa da Dona florinda, junto com toda a “gentalha”.
Até a década de 80, época das TVs quase completamente produzidas com circuitos mecânicos, era comum o aparelho sofrer problemas várias vezes durante a vida útil. Já ouvi muitas histórias de justamente em dias de paridas importantes. Num momento de azar como esses, a saída apelar para o vizinho ou, dependendo da riqueza da família, correr para uma TV de outro cômodo da casa.
Como cresci nos anos 90, quase não acompanhei esta fase dos televisores antiquados. Quando me apaixonei por TV, elas já eram do modelo moderno, com mais componentes eletrônicos. Apenas uma vez na vida, assistindo a um jogo, tive de interromper a distração. E mesmo assim não foi problema especificamente na televisão. Na realidade, foi um queda de energia inconveniente.
Ceará Sporting Clube ( o meu time do coração) e Palmeiras, o então bicampeão brasileiro, jogavam no Parque Antártica pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 1994. Era a primeira vez na história que o Ceará jogava com chances reais de classificação, e também a primeira vez que via meu time do coração na TV em rede nacional.A saudosa Rede Manchete nos dava a oportunidade. As equipes possuíam elencos de realidades totalmente diferentes, o Palmeiras usufruía de atletas de nível de seleção brasileira (time de Edmundo, Evair, César Sampaio, Mazinho etc). Já o Ceará, tinha um time bem mesclado com jogadores veteranos e novos, porem desconhecidos. Após abrir o marcador com um chute de fora da área do lateral direito Jaime, o Ceará viu que a classificação seria possível, mas logo em seguida o Ceará sofre o gol de empate marcado pelo atacante Evair, em cobrança de pênalti.
O empate com gols classificava o Ceará, mas o jogo transcorria para o seu término, eis que falta energia em minha casa. Fiquei revoltado com a Coelce, é óbvio. Era muita coincidência acontecer aquilo logo nos momentos finais, e quando o Palmeiras mais pressionava. Corri para o radio de pilha, e pra minha surpresa o arbitro marca outro pênalti para o Palmeiras, mas dessa vez eu acreditei (mesmo sem ver), que seria diferente. E para minha alegria o goleiro alvinegro defendeu o penalidade máxima.
Era um acontecimento histórico, o Ceará estava a poucos minutos de escrever seu nome na história do futebol nacional, e pra minha alegria a energia voltou, apesar de não fazer muita diferença, pois o jogo era o que menor importava , o que importava mesmo era segurar aquele empate e eliminar os arrogantes palmeirenses, em São Paulo para um time nordestinoE pra minha alegria o jogo acabou, em empate com gosto de vitória e uma defesa que me fez vibrar e foi o final de tarde que entrou pra história, pelo menos pra MINHA história. A mais espetacular defesa de pênalti que já vi (ou melhor,não vi).
Obs.:Na fase seguinte o Ceará eliminou nas quartas-de-final o Inter-RS,nas semi-finais o Linhares-ES e na final perdeu o titulo para o Grêmio-RS assim registrando sua melhor campanha a nível nacional.
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin