Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Feliz ano novo


Feliz Ano Novo aos que tiveram perdas no ano velho e ainda assim recolhem pedras em suas aljavas. Aos colecionadores de afetos que jamais permitem que suas lagartas se transformem em borboletas.
Feliz Ano Novo aos que asfixiam a criança dentro de si e aos que se fantasiam de palhaço para camuflar tristezas. Aos que gastam a vida contando dinheiro, sempre em débito com o amor. Aos que acumulam bens e desperdiçam virtudes, juntam poder e semeiam mágoas, galgam a fama e pisam em sentimentos.
Feliz Ano Novo aos sonegadores de esperanças e aos que crêem apenas nos valores da Bolsa. Aos mancos de bondade, cegos de utopias, ébrios de ambições e medrosos perante a ousadia de viver. Aos que têm asas e não sabem voar, são águias e ciscam como galinhas, guardam em si um tigre e miam como gatos.
Feliz Ano Novo aos que exibem no pedestal de sua mente o próprio corpo, jejuam por razões estéticas e mendigam aos olhos alheios a moeda falsa da admiração convencional. Aos que ficam inebriados diante da paisagem televisiva e, como Carolina, vêem o mundo passar na janela eletrônica.
Feliz Ano Novo aos cercam suas almas com arame farpado, abrem com foices seus caminhos na vida e, ainda assim, não sabem que rumo tomar. Aos que traçam labirintos em seus mapas imaginários, enfeitam a vida com buquês de impropérios e rasgam o ventre da água com os seixos adormecidos no leito de seus pesadelos.
Feliz Ano Novo a todos os infelizes que fazem de suas vidas Luas minguantes e se vestem com o escafandro de seus temores, afogados no sal de um oceano ressecado.
Novos lhes sejam o ano, a vida e o espírito, revertidos e revestidos de ensolaradas esperanças.

Frei Betto

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Quem Sou Eu? Wer Bin Ich?


Quem Sou Eu?
Quem sou eu? Freqüentemente me dizem Que saí da confinação da minha cela De modo calmo, alegre, firme, Como um cavalheiro da sua mansão.

Quem sou eu? Freqüentemente me dizem Que falava com meus guardas De modo livre, amistoso e claro Como se fossem meus para comandar. Quem sou eu? Dizem-me também Que suportei os dias de infortúnio De modo calmo, sorridente e alegre Como quem está acostumado a vencer.
Sou, então, realmente tudo aquilo que os outros me dizem? Ou sou apenas aquilo que sei acerca de mim mesmo? Inquieto e saudoso e doente, como ave na gaiola, Lutando pelo fôlego, como se houvesse mãos apertando minha garganta, Ansiando por cores, por flores, pelas vozes das aves, Sedento por palavras de bondade, de boa vizinhança Conturbado na expectativa de grandes eventos, Tremendo, impotente, por amigos a uma distância infinita, Cansado e vazio ao orar, ao pensar, ao agir, Desmaiando, e pronto para dizer adeus a tudo isto?

Quem sou eu? Este, ou o outro? Sou uma pessoa hoje, e outra amanhã? Sou as duas ao mesmo tempo? Um hipócrita diante dos outros, E diante de mim, um fraco, desprezivelmente angustiado? Ou há alguma coisa ainda em mim como exército derrotado, Fugindo em debanda da vitória já alcançada?

Quem sou eu? Estas minhas perguntas zombam de mim na solidão.
Seja quem for eu, Tu sabes, ó Deus, que sou Teu!

Dietrich Bonhoeffer

Dietrich Bonhoeffer foi um grande teólogo protestante alemão, considerado um dos mais relevantes do século XX. Perseguido e aprisionado pelo nazismo, foi enviado a um campo de concentração, onde foi executado, já em fins da Segunda Guerra.

Sem Futuro ?


“O futuro não será mais como era antigamente ...”

Já cantava Renato Russo, enquanto embalava a juventude na década de 80/90 com sons de Legião Urbana.

Creio que está frase ilustra bem a minha geração. A tecnologia que alcançaríamos no futuro, e como nos beneficiaríamos com tamanhos progressos.

Ainda dou risadas quando lembro da ultima parte de “De volta para o Futuro” (creio que o Michael G. Fox não previa aquele tipo de futuro que tem agora).

Muito tem mudado, inclusive a forma de ver e viver o mundo, quem imaginava que o futuro estava mais perto do que imaginávamos e vivemos. E essas mudanças vem causando também grandes problemas para humanidade. Estamos demorando mais para morrer.Isso causa falência na Previdência em caráter mundial, pois os governos não tem em seus cofres o suficiente para manter os que se aposentam. Não previam que viveriam tanto, e virou um problema terrível ...

Hoje, vejo um futuro onde a tudo se impõe propina, por mais filantrópica que a coisa seja. Um futuro igual ao presente atual. Piorando ... claro. Se haverá um ARMAGEDDON, também não dependerá das máquinas como nos Terminators da vida. As maquinas quebrarão ... O software precisará sempre de um novo ajuste, garantindo a comercialização dos produtos infinitamente, e gerando mais e mais dinheiro.

Receio que tenho fugir, os homens edificam pedras que constituem o cenário que mais evitam: O fim de tudo numa resolução apocalíptica nos moldes dos religiosos. Não creio em heróis “fortões” destruindo a razão da extinção na última hora. Não creio em soluções infalíveis para extirpar o mal neste mundo (mesmo por que ela está, mais do que nunca, inserido num relativismo sem precedentes). O bom disso tudo é que nos aproximamos num ponto de tensão: Tudo começa assumir seus lugares, e as opções se resumem a apenas : MARANATA ou odiar a luz, e refugiar-se na obscuridade das luzes que produzimos nas trevas de nossas intenções ...

O futuro continua sendo o mesmo. O fim do ciclo continua exigindo que se termine por não haverem mais saídas. Eu é que fui ingênuo e quis crer que podíamos ser melhores com o tempo. O que faz melhor não nos prepara para este, mas no esboça o que poderemos “viver” no próximo. E de onde vem a certeza de um próximo mundo ? Sei que não sou daqui, quando sinto a necessidade de justiça que anda em falta. Ele não faltará.

“Bem aventurado os que tem sede de justiça, porque serão saciados ...”

Valeu galera, de férias em São Paulo, no intervalo de uma chuva e outra.Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Celebrar o Natal é...‏


É preciso ter coragem para celebrar o Natal. Coragem e fé. Sim, porque quem celebra o Natal faz afirmações que somente a fé justifica, e se coloca na contra-mão de uma cultura que tirou o microfone da boca da religião e deixou os fiéis falando sozinhos.

É preciso ter coragem e fé para confrontar os cientistas queafirmam que tudo o que acontece no mundo, seja uma cura inexplicada ou uma chuva inesperada é um fenômeno da natureza, portanto, natural, isto é, sem qualquer interferência do sobrenatural, até porque não existe nada que seja sobrenatural, tudo pode ser explicado pela razão humana. Celebrar o Natal é afirmar que uma mulher ficou grávida pelo Espírito Santo, em outras palavras: sem fazer sexo com um homem.
É preciso ter coragem e fé para confrontar os filósofos que dizem que espírito e matéria não podem se unir de maneira indivisível, que o espírito é essencialmente bom e a matéria é essencialmente má, e que não é possível que o espírito venha habitar a matéria, de modo que a idéia de um Deus encarnado é absurda. Celebrar o Natal é dizer que o menino nascido em Belém é Deus em forma humana, e que a partir daquele dia "há um homem na Divina Trindade".
É preciso ter coragem e fé para confrontar os antropólogos, sociólogos, psicólogos e tantos outros "ólogos" que dizem que não existe pecado, não existe certo e errado, não existe verdade absoluta, que advogam que cada cabeça tem uma sentença e todas as sentenças são iguais em termos de possibilidade e valor. Celebrar o Natal é afirmar que há um Deus pessoal foi ofendido pela rebelião humana e que este Deus três vezes Santo providenciou expiação para o pecado e a culpa humanas enviando Jesus para salvar o homem do seu pecado.

É preciso ter coragem e fé para confrontar os arrogantes e prepotentes poderosos políticos que usurpam a autoridade que lhes foi concedida desde o céu para promover a justiça, coibindo o mal e punindo os malvados, e que se valem de sua posição social para legislar e arbitrar em causa própria e construir um império pessoal egocêntrico através do comércio – compra e venda – de tudo e todos, desde ouro, petróleo e água até corpos e almas de seres humanos. Celebrar o Natal é afirmar que nasceu Jesus, Rei dos reis, Senhor dos senhores, poder e autoridade acima de todo nome que se nomeia no céu, na terra e debaixo e debaixo da terra, antes e agora e para todo sempre.
Celebrar o Natal é olhar para as estrelas e enxergar nelas e através delas o Deus que chama cada estrela por seu nome. Celebrar o Natal é olhar para as coisas da terra e enxergar nelas e através delas as coisas do céu. Celebrar o Natal é olhar para a bestialidade humana e enxergar nela e através dela a justiça, o juízo, a misericórdia, o perdão, a graça e o amor do Deus que faz novas não apenas todas as coisas, como também todas as pessoas que colocam sua confiança em Jesus Cristo, o primogênito dentre muitos irmãos.

Celebrar o Natal é olhar para a miséria humana e enxergar nela e através dela o clamor e o suspiro dos oprimidos, que não ficará sem resposta, pois eis que vem aquele julgará os povos com retidão e estabelecerá seu reino eterno fazendo com que a terra do conhecimento da glória de Deus como as águas cobrem o mar.

Celebrar o Natal é celebrar Jesus. Celebrar o Natal é celebrar a esperança. A esperança, a coragem e a fé.
Feliz Natal."

Ed René Kivitz, Pastor da IBAB-SP

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Mudar


Não conseguimos mudar o tempo! Planos são modificados quando o tempo nos "pega de surpresa".
Minha região tem quatro estações bem definidas, (Verão, calor, quintura e mormaço) ... hehehehe !!!
...Essas variações mostram que tudo por aqui muda (até nas nuvens)! Estamos sempre adiando, cancelando, adiantando, modificando.E, em meio a tantas modificações é sensacional afirmar que Ele não muda!

"Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre." (Hebreus 13:8)


Valeu galera,

Com vocês, no Serviço d’Ele,

Thiaguin

Oscar Niemeyer - 100 anos











Oscar Niemeyer celebra seus 100 anos agora em Dezembro , quem dera eu chega até lá também.
Eu num manjo nada de Arquitetura, mas ele é um "poeta" da arquitetura mundial com a beleza, leveza e inventividade de suas obras numa época em que imperava o rigor técnico.
Eu tenho uma foto em uma de suas obras que é o MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói localiza-se no Mirante da Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem da cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Projetado pelo Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.
Se você foi em Niterói e não foi no MAC , então não foi a Niterói.
Valeu galera,
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiago

Amar é ser


“Amar é ser vulnerável. Ame qualquer coisa e seu coração irá certamente ser espremido e possivelmente partido. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em passatempos e pequenos confortos, evite todos os envolvimentos, feche-o com segurança no esquife, ou no caixão do seu egoísmo. Mas nesse esquife -- seguro, sombrio, imóvel, sufocante ¿ ele irá mudar. Não será quebrado, mas vai tornar-se inquebrável, impenetrável, irredimível. O único lugar fora do céu onde você pode manter-se perfeitamente seguro contra todos os perigos e perturbações do amor é o inferno..."
C. S. Lewis - Os Quatro Amores.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

[Eu] Pensava


"[Eu] Pensava que nós seguíamos caminhos já feitos, mas parece que
não os há. O nosso ir faz o caminho".

C. S. Lewis

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Natal: Tempo de Encontro e Visitas!


A História do natal é uma história de visitas e encontros. O nascimento de Jesus é a história de um Deus que decide em seu infinito amor, visitar a humanidade. É a divindade que se encontra com a humanidade.

A narrativa do nascimento de Jesus, feita pelo Evangelista Lucas acontece em meio a uma sucessão de visitas e encontros.

Primeiro, um anjo do Senhor visita Zacarias anunciando que Izabel, sua esposa ficaria grávida (Lc. 1.11-13); Esse encontro foi tão maravilhoso que Zacarias ficou sem fala!!A segunda visita dessa história, é a visita que o anjo Gabriel faz a Maria lhe trazendo a boa nova. (Lc. 1.26-38).

Depois Lucas narra outro encontro, outra visita. Agora é o Encontro de duas mulheres: Maria que visita sua prima Izabel (Lc 1.39-43). Um encontro de amigas que são solidárias entre si. Nesse encontro acontece a revelação do Espírito que inspirou canção, música e alegria – o cântico de Maria (Lc.1.46-55).

Mas a história de visitas e encontros não pára por aí. Depois que Jesus nasceu, os pobres pastores do campo são visitados pelos anjos que lhes anunciam as boas novas de grande alegria que são para todo o povo. “Hoje, na cidade de Davi nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor!” Dessa vez são os anjos que saem do encontro cantando: Glória a Deus nas Alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor! (vv.8-14)”.Os Pastores, então vão visitar o menino, e o encontram deitado em uma manjedoura (vv.15-20). Desse encontro os pastores saem glorificando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito. v.20.
Na narrativa do nascimento de Jesus feita pelo evangelista Mateus, poderíamos encontrar ainda a visita do anjo a José (Mat. 2. 13; 20) e a visita dos três reis magos que trouxeram presentes para Jesus (Mateus 2. 1-12).

Eu poderia de cada encontro desses, destacar uma mensagem divina para os nossos dias. Dias de mais desencontros do que de encontros, onde somos mais visitados por mensageiros da morte do que da vida, anunciadores de destruição e de desgraça do que boas notícias de alegria. Mas, escolhi dentre estes encontros, o de Maria e Izabel, mulheres que tiveram seus ventres visitados por Deus e por isso carregam em seus úteros, frutos benditos para a humanidade: João Batista e Jesus.

Duas mulheres grávidas que se visitam e se encontram carregando em seus úteros, vida, sonhos e esperança não só para elas, mas para todo o seu povo. Desse encontro de mulheres cheias (engravidadas) do Espírito, podemos aprender que o natal é tempo de desenvolvermos relações mais solidárias e que é possível engravidarmos de um novo mundo possível, que começa a ser gerado dentro de nós mesmos.
Mulheres, homens, crianças, todos nós podemos colaborar com o projeto de Deus para melhorar a nossa sociedade. Maria e Izabel descobriram isso e se uniram neste projeto e tanto elas quanto os seus filhos deixaram um legado de amor, justiça e esperança. É somente preciso dizer como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim a tua vontade!”.Que neste natal, possamos ficar cheios e cheias do Espírito, “engravidarmos” de sonhos de amor, justiça e solidariedade não só para nós, mas para todo o povo.

Prª. Odja Barros

Você já entrou no seu Orkut hoje?


Já viu se tem scrap novo? Se foi seu aniversário vai ter um monte... Falar nisso, viu que é aniversário da Ju? Você já colocou as fotos do fim de semana no seu álbum? Acho que você se esqueceu de mudar o seu status depois que começou a namorar... E aquele seu “outro” perfil? É, aquele que você usa pra ver o Orkut dos outros? Já olhou hoje?


A proposta de um site de relacionamentos é “conectar” as pessoas, certo? Agora, pense um pouco em que tipo ou grau de conexão é estabelecida nesse ambiente. Não é necessário ir muito longe para perceber que você não coloca suas piores características ali, a menos que queira receber mais atenção... Suas fotos são as melhores possíveis, claro! Mais do que natural! Qual o intuito de conectarme a pessoas que têm mauhálito ou são muito teimosas?


A verdade é que basta uma reflexão rápida sobre a qualidade de nossos relacionamentos digitais para que haja no mínimo uma pequena decepção ou frustração. Criamos um ambiente de profundo narcisismo digital, medo e paranóia em que cada monitor é um espelho mágico, nos contando o que queremos ouvir de nós e dos outros. Lidar com a realidade da vida, descobrir a verdade, criar beleza e agir com amor certamente faz a vida melhor, mas pode dar bastante trabalho e está muito além daquilo que podemos obter digitalmente.


E aí, quem você conhece?


The Jump Produções: jump.the@gmail.com
Aliança Bíblica Universitária: abucampinas@yahoo.com.br

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Onde está Deus na sua vida?


“Para muitos cristãos, o centro em torno do qual giram suas vidas não é Deus e a vontade divina, mas é seu trabalho, posição social, família, estabilidade econômica, realização profissional, etc. Quando uma ou mais destas coisas são abaladas, ou mesmo arrancadas de nós, seja a estabilidade econômica ou familiar, freqüentemente perguntamos: “Onde está Deus?” Como se Deus tivesse ido embora quando se perdem bens de grande valor. A estabilidade, os bens ou mesmo a profissão transformam-se facilmente em nossos ídolos, e Deus não passa de uma força que opera na preservação daquilo que de fato não sustenta nossa crença.”

Ricardo Barbosa

(O Caminho do Coração – pág 130)

Oração do dia - Blaise Pascal



"Pai Celeste, não te peço nem por saúde nem por doença, nem por vida nem por morte. Peço-Te que disponhas da minha saúde e de minha doença, de minha vida e de minha morte para Teu louvor e para minha salvação. Só Tu sabes que é para o meu bem. Só Tu és Senhor. Dá-me ou tira de mim, mas faze minha vida ser semelhante a tua vida!"



Blaise Pascal (matemático francês)



Valeu galera,
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin

domingo, 25 de novembro de 2007

Oração do dia - D. Bonhoeffer

“Dentro de mim há trevas,
Mas contigo está a luz;
Eu me sinto solitário,
Mas tu não me desamparas;
"Estou desanimado,
Em ti, porém, está o meu auxílio;
Invade-me uma quietude,
Tu, entretanto, és a paz;
Sinto-me tão amargurado,Mas contigo está a paciência...”
D. Bonhoeffer

A Pedra de Amolar


Aquele que comigo,quando eu choro,chora
Aquele que comigo dança,
A este jamais direi:
Ora ,não me amoles


Porque se como o ferro com ferro se afia
Afia o homem a seu amigo
Isto hoje te digo:
Podes me amolar!


Ó Deus,dá que quando entre eu e meu amigo
Houver atrito a ponto de sair faísca de fogo
Que eu não me desaponte porque esse tal
É enviado teu pra que eu não fique cego


Porque cego não vê que sem o esmeril
Se perde o fio,o gume
Quem pode perceber,
não perde a comunhão,assume
Estende a mão,aceita
A pedra de amolar

Roberto Diamanso

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

de que lado?!?


"Senhor, minha preocupação não é se Deus está ao nosso lado; minha maior preocupação é estar ao lado de Deus, porque Deus é sempre certo."
(Abraham Lincoln)

Valeu galera,Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiago Oliveira Braga

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Faça valer


"Quero que me digam que eu tentei ser direito e caminhar ao lado do próximo. Quero que vocês possam mencionar o dia em que tentei vestir o mendigo, tentei visitar os que estavam na prisão, tentei amar e servir a humanidade. Sim , se quiserem dizer algo, digam que eu fui um arauto: um arauto da justiça, um arauto da paz, um arauto do direito. Todas as outras coisas triviais não têm importância. Não quero deixar nenhuma fortuna. Eu só quero deixar uma vida de dedicação! E isto é tudo o que eu tenho a dizer: Se eu puder ajudar alguém a seguir adiante, Se eu puder animar alguém com uma canção, Se eu puder mostrar a alguém o caminho certo, Se eu puder cumprir o meu dever cristão, Se eu puder levar a salvação para alguém, Se eu puder divulgar a mensagem que o Senhor deixou...
...então a minha vida terá valido a pena!"


Escrito por Martin Luther King Jr.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

fazer a nossa parte!

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba” João 7:37b

Todas as vezes em que leio este verso duas coisas logo penso:

1. é maravilhoso demais ter a certeza de que Jesus supre nossas necessidades!

2. para isso acontecer, precisamos ir até Ele...

E... costumo achar que muitas vezes o problema não é ter a certeza do Seu poder, mas abrir o coração e procurar a Sua ajuda!

Nesta semana, pense nisso também.

Em certas situações, talvez eu e você deixemos de fazer a nossa parte: Ir até Ele!!!

Valeu galera,Com vocês, no Serviço d’Ele,Thiago Oliveira Braga

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Palavras de um amigo ao 3º Ano de 2007 do Marista Cearense.









Escrevo essa mensagem, depois de participar da NOSTALGIA que vi e relembrei na aula da saudade da turma do 3º ano de 2007.

Pude fazer parte de uma pequena parcela do ensino médio de vcs no 1º ano(em 2005), mas de uma forma geral , vcs são por demais especiais. Eu tbm já vivi esse momento de despedida em 1999, mas vcs estarão se tornando ex alunos, mas NUNCA serão ex amigos e amigas.Despedida sempre é difícil , e no ano do fechamento do Colégio nem se fala.

Vcs serão daqui a 10 anos, homens e mulheres que vão poder olhar pra tras e ver que escreveram uma história bonita. Faço votos que sejam bons estudantes universitários, filhos dedicados e que principalmente sejam exemplos acima de tudo, mesmo que não vejam grandes exemplos de vida hoje, mas que sejam JOVENS que acreditam e saibam o que querem.

Meu ultimo abraço (mesmo que virtual), em todos vcs ... a saudade vai ficar, mas lhes reescrevo uma frase minha, e que vcs guardem no coração "Na vida, só temos duas opções:fazer história ou ser simplesmente relato histórico.Eu optei pela primeira e você?"
Obrigado pelo espaço e que Deus os abençoe.

PS.: Para quem não sabe no ano de 2005 fui auxiliar de coordenação das turmas de 1º Ano , e pude conviver com essa turma , que muito me fez aprender o que significa a palavra DIFERENÇA.

Com vocês,

no Serviço d’Ele,

Thiago

Caminhos



O que quer que se atravesse em nosso caminho
Qualquer mágoa ou raiva que tenhamos,
Nós sempre temos uma escolha.
[...]
A escolha é fazer aquilo que somos, e poderemos sempre escolher o que é certo.
Peter Parker (Homem-Aranha 3).
Valeu galera,
Com vocês, no Serviço d’Ele,

Thiaguin

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O Evangelho “moderno” de Jesus


Na arquitetura existe um conceito paradoxal: “Menos é mais”. O autor da frase é Mies Van der Rohe, arquiteto alemão e umas das figuras centrais do Movimento Moderno.


Tudo o que os modernistas não queriam nessa época era repetir o passado, daí a robustez e a simplicidade das obras a partir da década de 20: nada de firulas, nada de ornamentos, nada de rendados no telhado e morte às colunas gregas!


Eles não estavam errados quanto ao conceito: de fato, menos é mais. Porém toda a discussão acerca do menos está muito além de blocos de concreto e painéis de vidros.


O cristianismo contemporâneo talvez tenha muito o que aprender com a simplicidade Moderna. Será que menos ornamentos na fé resultaria em mais pro Reino de Deus? Na arquitetura, o menos tem a ver com plantas livres, espaços abertos, estruturas à vista, a forma seguindo a função. E no cristianismo?


Parece que a fé cristã ainda está vivendo a arquitetura de 1700 e bolinha... É o Rococó Gospel: muita coisa encoberta, muito ornamento, muito emocionalismo, a preocupação em se expressar somente sentimentos agradáveis, as estruturas por debaixo das rendas.


O conforto e a beleza do Rococó nada tem a ver com o evangelho de Jesus Cristo. Pra Ele, menos é mais. Menos teologia, menos grego, menos formas diferentes de batismo, menos teologia relacional, menos predestinação, menos teologia da prosperidade, menos católicos, menos evangélicos, menos, menos, menos!


A simplicidade desconcertante do Mestre põe a baixo todas as formas acadêmicas de se entender a fé. Precisamos aprender com ele. Nada de vãs repetições. Basta de discussões que no final das contas não produzem nada. O “menos” de Jesus diz respeito à vida. Uma vida de fé sem ornamentos, mas repleta de sentido. Uma vida em que o “menos” é mais que “mais”, é acima de tudo Abundante!


Que o Senhor da Simplicidade nos conceda graça pra vivermos o “menos” do evangelho, a fim de que obtenhamos mais pro Reino de Deus.


Jacqueline Emerich Souza

sábado, 20 de outubro de 2007

7 presentes que recebi em 2007


Agradeço a todos pela lembrança do meu aniversário, dia 20 de Outubro, dia que pude receber palavras carinhosas de muitos ...
Muito, mas muito obrigado.
Um abraço do Thiaguin pra todos que estão perto ou longe, mas que inpendente da distância tem um carinho por mim.
Valeu
Só procês ter uma idéia dos presentes que recebi nesse ano ...
7 maravilhosos presentes que recebi em 2007 ...
Meu Deus - sem Ele, nada seria...
Minha família – presente do Pai!
Conectados - Adolescentes – cada um com seu jeitinho especial, fazendo a nossa vida ser mais... animada!!!
Minhas histórias e Estórias – não adianta: só sabe quem já ouviu, e olha que isso um dia vai virar livro ... hehehehe
Meus amigos – rir junto, comer junto, celebrar muito...
Minhas viagens - viajar é mais que bom, muitas vezes é necessário!
Meus livros (e os que ainda terei) – ler é bom demais, demais!

;)

Thiago Oliveira Braga

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

[Col. Cearense] Mais um abraço ao Colégio Marista
































O abraço ao Colégio Marista foi realizado pela segunda vez para que mais pessoas pudessem se despedir

Os alunos e ex-alunos do Colégio Marista Cearense realizaram mais um abraço ao colégio ontem pela manhã. Servidores, pais, ex-alunos e alunos cantaram o hino do colégio e deram depoimentos sobre os momentos vividos lá. "Com você eu aprendi a arte de amar, você me ensinou a lição de Champagnat, muitos anos de história envolvendo gerações, nas entranhas da memória encontramos campeões, já é hora de partir, vou seguir o meu caminho, mas um pedaço de mim estará sempre aqui", cantaram.



Como forma de mobilização e também protesto, o encontro foi realizado pela segunda vez para que mais pessoas tivessem oportunidade de se despedir da tradicional instituição de ensino, que continuará suas atividades apenas com o Ensino Superior.



O colégio que foi segunda casa de muitos estudantes, durante 94 anos, encerra suas atividades a partir do dia 31 de dezembro de 2007. O motivo, contido em nota aos educados e educadores maristas, divulgado pela União Norte Brasileira de Educação (Unbec), foi decorrente "à evolução do tempo, à expansão da cidade e a diminuição das áreas residenciais adjacentes que tornaram inviáveis a manutenção da escola".



A atual diretora acadêmica da instituição, Manoela Suassuna, disse que o momento é de solidariedade a todos que fizeram parte do colégio. "O encerramento do colégio não vai diminuir a importância da história construída", enfatizou a diretora. O ex-aluno Francisco Feitosa, da turma de 1972, disse que ligou para a turma e que não poderia perder aquele momento. "Ainda que poucos, estamos aqui, os que não puderam vir também estão de alguma maneira", completou. À tarde, ex-alunos do Marista fizeram uma passeata em torno do colégio.

http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/734965.html

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

[Opinião] Colégio Cearense - Antonio Mourão


[Opinião] Colégio Cearense - Antonio Mourão


29/09/2007

Causou celeuma, na cidade, o anúncio do fechamento do Colégio Cearense. Para aqueles, como meu, que lá estudaram, ficou um gosto meio amargo a deglutir. Nós, que tanto confiamos naquelas pilastras mestras da educação marista, fomos tomados de surpresa..

Mas, devemos nos render às evidências do tempo. Nada daquilo que nos foi ensinado no passado deixa de ter validade. Continuam ensinamentos válidos para muitas gerações. Nada ficou perdido.

Penso que a mudança de perfil da cidade, esvaziando o Centro, foi muito forte. Uma pena que os irmãos maristas não tenham percebido isso a mais tempo e construído, por exemplo, uma sede mais para o lado leste da cidade.

Mas, os ensinamentos maristas continuarão numa série de outras atividades tanto aqui, em Fortaleza, como no Brasil e no mundo. A Ordem se encontra em 76 países dos cinco continentes.

Não penso que o meu casamento deixou de ter validade porque o padre que o oficiou já faleceu. Ou porque o outro, que me batizou, deixou a batina.

Os valores não se apegam ao espaço, ficam marcados em nossas vidas ou não ficam. Ninguém vai ao cemitério para ver como era o ente querido. Ele está, se ainda continuar vivo, em nós. Nas nossas atitudes e condutas.

Em verdade devo confessar-lhe, o meu Colégio Cearense não se localiza na Av. Duque de Caxias. Está em minhas lembranças. No que sou. Na história que estou sendo capaz de construir.

As paredes não fazem as fortalezas. Aquelas aulas, o pátio, o campo de futebol, o recreio... hoje habitam outros planos. Estão muito vivas em minha memória.

Lastimo sim, que outras instituições de ensino, em nossa cidade, tenham transformado o sublime ato de educar, num negócio que envolve muita grana e lucro.

Aí sim, eu choro muito e tenho saudades. Não apenas dos colégios que fecharam, mas dos herdeiros que não tiveram a mesma mística dos fundadores.

Antonio Mourão - Médico antropólogo e professor

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

[Colégio Cearense] Amorosamente


Leio nos jornais que o Colégio Cearense do Sagrado Coração vai fechar as portas ao final do ano e fico triste, jururu com tal infausta notícia. Posso parecer de um romantismo gravemente ingênuo, piegas até, por pensar que o colégio onde passei os treze mais preciosos anos de minha vida fosse uma instituição imorredoura. Pois então, sou do tempo em que estudantes amavam seus colégios e deles guardavam lembranças e saudades perenais. Você entrava menino e saía um homem feito, pronto para as lutas da existência. Foi exatamente assim que aconteceu comigo.




Não me interessam nada os motivos pelos quais o Cearense vai cerrar os portões. Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe, como reza o dito popular. O essencial dessa história triste é que ela não vai ter final feliz como nos melodramas e que uma boa parte de minha história pessoal deixará de existir no plano concreto, vai virar saudade quando dezembro chegar. Que bons tempos foram aqueles vividos entre os maristas, aprendendo coisas que de outro modo não aprenderia, pois saí de lá direto para a universidade federal, o que já não seria pouco.




Sim, sei que nada dura para sempre e que um dia a casa de meu pai, onde nasci, não mais existirá, pois tudo nesse mundo é demasiado provisório. Estou plenamente convencido de minha humana transitoriedade, embora ainda pense, algumas vezes, que bem podia não ser assim. Eis a verdade possível: a única eternidade só existe no território da memória. Ser lembrado para continuar existindo. O telefone toca. Um amigo de colégio perguntando se já sei do gravebundo fato. Respondo que sim, notícia ruim chega voando, as alvíssaras viajam a pé, em lento caminhar.




Minha mulher percebe a tristeza em meu olhar, mas resta em silêncio, pois há momentos em que o silêncio se faz imperativo e absolutamente necessário. Nesse momento, me vem à lembrança o refrão do hino do Colégio Cearense, que costumo cantar de pé e com a mão cruzada sobre o peito, sempre que encontro algum amigo de escola: Por Deus, pela Pátria e por Maria, sempre trabalhar, lutar e vencer! E depois de entoar o cântico, repetimos um pro outro: uma vez marista, sempre marista! Como se fizéssemos parte de uma sociedade secreta. Quem sabe, não o sejamos mesmo, a sociedade dos que lembram, amorosamente.




AIRTON MONTE

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

[Col. Marista Cearense]“... em todos os instantes do nosso combater, sejamos constantes e fiéis até morrer”.

Opinião

Diario do Nordeste. Fortaleza - CE. Quarta-feira,26 de Setembro de 2007

O FIM DE UMA ERA

Por Marcos Antônio Ramos Cunha - Economista

Todos nós um dia já fomos ou seremos tomados pela dor da perda. No sábado 22, ao ler o jornal Diário do Nordeste, como faço todas as manhãs, fui engolido por este duro e intenso sentimento ao ler a reportagem sobre o encerramento das atividades do Colégio Marista Cearense.

Já se sabia que o gigante definhava. Porém, por maior que fosse sua agonia, por pior que fosse seu calvário, por mais grave que fosse sua saúde, havia sempre a esperança de que ele se soerguesse.

O paciente terminal já tem dia certo para a retirada dos aparelhos que teimosamente ainda o mantêm vivo: 31 de dezembro de 2007.

Como não lembrar de sua suntuosa fachada, sua doce capela, suas majestosas escadarias de madeira, seu enorme pátio interno, sua cantina, seu auditório, suas quadras, seu campo de futebol, seu belíssimo ginásio poliesportivo, seus deliciosos bebedouros da mais pura água mineral, seu lindo aquário, seus amplos corredores e suas imensas e arejadas salas de aula?Como se esquecer das Olimpíadas Champagnat, do Grêmio José de Alencar, da Feira de Ciências, daquele maravilhoso hino que até hoje impregna meus ouvidos, dos bravos Irmãos Maristas, dos dedicados professores, dos eficientes funcionários que nos tratavam como filhos e das imensas e intensas amizades que cultivamos até os dias atuais?

Ao Colégio Cearense do Sagrado Coração — era assim que todos os seus alunos iniciavam o cabeçalho das atividades escolares — devo, juntamente com a minha família, tudo o que há de melhor em mim: gratidão, formação de caráter, honra, ética, dignidade e respeito às pessoas, aos animais e à natureza.Cerram-se as portas e os janelões daquele que ao lado do Liceu do Ceará foi a maior instituição de ensino alencarino.Como diz um trecho da letra de seu magnífico hino
“... em todos os instantes do nosso combater, sejamos constantes e fiéis até morrer”.

Estou de luto. O Estado do Ceará mais ainda.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

[Opinião] Bem que eu gostaria que fosse diferente


[Opinião] Bem que eu gostaria que fosse diferente

Escrevo esse texto lamentando o fechamento do Colégio Marista Cearense (que no tempo que entrei lá em 1988 era Colégio Cearense Sagrado Coração). Não quero aqui dar respostas, inclusive porque não as tenho, mas gostaria de deixar algumas perguntas.Também sei que não resolverá o que já foi decidido pela “alta cúpula”, no entanto é uma forma de protesto por terem transformado o Colégio da minha vida toda em uma caricatura.

Se eu tivesse que de resumir o Cearense em 2 palavras eu falaria “Qualidade” e “Carisma”, e daí ele foi o que foi durante muito tempo.
O Cearense ser fechado é 2/3 da minha vida também ficar marcada.Essas respostas prontas de “vários colégios católicos estão fechando as portas”, “o Colégio é no Centro da cidade” e outras justificativas evasivas não colam. E digo mais , ele não está fechando agora em 2007, ele tem demonstrado que vai fechar desde algum tempo, como falo mais adiante.

O Colégio Cearense tem 94 anos de história , mas como eu só tenho 25 nao tenho condições de avaliar todos esses anos.Começo falando que antes de mim , meu pai estudou lá no final da década de 70, e ele era do tempo que tinha de ter “peixada” para entrar pois não tinha vaga pra quem queria. Sem falar do PRE VESTIBULAR que teve 23 turmas de 3º ano coordenadas pelo Wilson Viana. Nesse tempo o Cearense tinha quase 5 mil alunos.

Nesse tempo dizem que as turmas da UFC de cursos muito concorridos tinham mais de 50 % de alunos do Cearense ,falo isso porque tive parentes que estudaram nesse tempo e passaram inclusive para Medicina.

Mas como eu disse , eu não vivi esse tempo , não tenho como falar, mas me responda alguém que sabe , porque o cursinho saiu ? O que aconteceu pra perder ? Será que a vaidade dos “pavões” que dirigiam o colégio nesses tempos impediu?

Pois é , eu entrei em 88 , o teste de seleção era muito movimentado nos dois principais turnos. Eu me lembro que o Cearense teve uma melhora significativa com a chegada do Ir Artur, trazendo de volta bons professores que haviam saído. Até eram lembrados os bons resultados do passado.Ele também valorizava a questão da Disciplina, valorizando o bom aluno.

O Cearense que antes era o campeão de aprovações em MEDICINA , passa a ser o campeão de aprovações em ENGENHARIA DE PESCA. (pergunte quantos aprovados na turma de 1997 passaram em Medicina em comparação a Pesca, se você sabe quantos passaram me diga , pois eu conheço 3 mas tiveram bem mais, e no caso pra Medicina apenas 1, ultima aprovação da história do 3º ano).

Dava pra perceber que o Cearense não tinha a mesma força de antigamente.Talvez que ele não tinha como competir em resultados, mas o que AINDA se preservava era o CARISMA do Cearense através de outros “braços”.Nesse caso era a parte esportiva,cultural e religiosa (quem não sonhava que chegasse logo o dia de formação?).

A questão da inadimplência também começa a ser significativa sem falar da questão disciplinar também se perde muito.

A partir de 96/97 com a entrada do Ir Kerginaldo, a cada ano que passava o Cearense perdia mais e mais alunos.O Colégio tinha muita “gordura” de alunos. Eu estudava na querida turma J em 97 (1º Ano). Outra pergunta , quem imaginaria uma escola que tem 10 turmas de 1º, 10 de 2º e 8 de 3º, em apenas 10 anos teria fechando as portas?

Só pelos números deu pra perceber que a ponta ( Ensino Médio ) estava tranqüilo , no entanto a BASE não acomapanhava o mesmo ritmo. Mas a LUZ VERMELHA começa a piscar quando coincidentemente é meu ultimo ano de Cearense (depois de 12 anos), ano de 99 o colégio tinha um quadro de professores e funcionários do tempo que tinha mais de 3 mil alunos , sendo que já não chegava a 2 mil.

Quando no finalzinho de 1999 o Cearense faz seu primeiro grande corte de funcionários, pra poder equilibrar a perda de alunos, só pra voces terem uma idéia , foi no “pacote” o Flamarion que tinha 29 anos e 6 meses de trabalho (faltava apenas 6 meses pra se aposentar).Daí eu passei a avaliar onde ficou a filosofia que eles tanto se orgulhavam. Fazer o que Colégio tem muito afeto, mas tem de pagar conta no final do mês e o Cearense não tinha mais receita, daí passa a receber ajuda da província.

Chega o Ir Joaquim, vindo de Salvador, e umas das mudanças que aconteceram na sua gestão foi o fechamento do turno da tarde (em 2003). Mudou o fardamento, que por sinal , nesses últimos anos mudou mais que todos os outros 90 anos. Ele muito requisitado pela regente maior provincial, passa a ficar ausente.Ele já articulava a implantação da Faculdade com ele também rolou o Maristao e quem mandava lá era a vice diretora da época.

Como ele era irmão marista,usou o prestígio que tinha com a província e em nenhum momento deu demonstração que o Colégio estava numa crise , pelo contrario , o Marista ensaiou um Cursinho que durou 3 anos (2001,2002 e 2003). Mas no ano seguinte chega um ADMINISTRADOR e ex professor de Matemática que vai tentar diminuir as contas custe o que custar.

E todo aquele carisma que o Marista tinha,a gente questionava quando via atitudes contraditórias. Mas contraditórias como ?

Você que é ex aluno Marista , vai ganhar um chocolate se me disser qual o dia do ex aluno Marista , você sabe ? Não sabe ? Claro que não sabe , pois o colégio se fechou pra os ex alunos , e os poucos que tinham perderam o ânimo.

A ultima vez que houve algum movimento pros ex alunos foi em 2000 , depois disso nem faixa era colocado no pátio pra fazer citação à data. A única presença de ex aluno pelo Cearense era à procura de fiscalizar prova pra ganhar um dinheiro , mas só ... e como podemos falar em recuperar a imagem , se não existe IDENTIDADE, pois nessa altura do campeonato, a grande maioria dos funcionários das antigas tinha saído. Estavam saindo ou morreram (como foi o caso do Grande Assis “Batatinha”).

Ex aluno lá era sinal de problema, o Colégio foi inábil quando barrava a entrada desse povo que tem de ser valorizado.

Mas chega 2003, o Colégio comemora 90 anos , e aproveita a data pra lançar a nova e sonhada FACULDADE MARISTA, que teria sua 1ª turma em 2004, e eu já estava lá de novo , agora como funcionário.

E vocês lembram o que me marcava no Cearense quando aluno.

“Qualidade”e “Carisma”, pois é quem viveu esses últimos anos por lá lembra que esses referenciais, no Colégio Cearense ficaram marginalizados e, com eles seu alunos, pois tinham de sair de suas dependências até 16 horas(por causa da Faculdade).Pra azar do Colégio , naquele ano o Colégio tinha alguns alunos politizados que questionavam essas atitudes arbitrárias.


O Clima do Colégio era muito complicado, professores e funcionários viviam sob um julgo e um sentimento de que tudo poderia acabar no final do ano. O Diretor da ocasião , Professor Ferreira , fez o possível pra uma gestão de fechamento “ Lento, Gradual e Seguro”, Tenho saudades da turma do 3º ano de 2004, pois foi com a qual trabalhei e marcaram minha vida. Meu ultimo ano. foi 2005, em que trabalhei com os alunos que hoje fazem o 3º inclusive, uma turma que tem várias marcar, a perda de dois colegas (Luiz Cleber e Bruno Sá),eles viveram os piores momentos da história do Cearense, sem falar que serão a ÚLTIMA turma do Cearense.

Fica a saudade de tempos que não voltam mais ...


ps: o Dia do ex aluno Marista é 15 de Agosto, faço votos que no próximo ano alguém lembre dessa data , pois agora TODOS somos ex alunos do Marista Cearense.


Thiago Oliveira Braga


Ex aluno de 88 a 99

Ex funcionário de 2004 e 2005

Ex Marista NUNCA.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

[Li no O POVO] Marista quer virar PUC


Marista quer virar PUC

Jocélio Leal

VERTICAL S/A
22/09/2007

Com o fim do Colégio Cearense, o foco agora da mantenedora é transformar a Faculdade Católica do Ceará, antiga Faculdade Marista, em referência na área de comunicação e design. Estão elaborando projetos pedagógicos para novos cursos na área. Segundo a diretora acadêmica, Manuela Suassuna - sim é parente (Ariano é tio-avô dela) - a estratégia é reforçar o posicionamento. Mais adiante, porém, há um objetivo mais ambicioso. Querem transformar a Faculdade numa Pontifícia Universidade Católica, a PUC-CE. Para isso terão de ampliar o leque de cursos. Hoje já trabalham em projetos com a PUC-RS e com a PUC-PR, ambas maristas.
O fim do Colégio Marista, também conhecido como Cearense do Sagrado Coração, é mais um quadro na galeria das escolas católicas que cerram as portas em Fortaleza.
Seguem apenas na memória Stella Maris, Dorotéias e São Rafael, por exemplo. Exceções ao histórico recente são o Colégio Santa Cecília, na Aldeota, com bom conceito e boa presença no mercado; e o Nossa Sra. das Graças, no Bairro de Fátima; e o Santo Inácio, na Aldeota. Manuela avalia que as escolas católicas restantes precisam se unir, investindo num posicionamento único. "É necessário mostrarem o valor diferenciado que têm na educação, na medida em que em geral os colégios focam apenas no vestibular", exorta.
ARGUMENTO GEOGRÁFICO Manuela Suassuna - deslocada de Recife para Fortaleza para sanar a crise no colégio e tocar a expansão da faculdade, atribui a derrocada do Colégio a uma série de motivos, mas destaca uma razão geográfica. Aponta a transformação do Centro em área comercial e não mais residencial. "Temos pesquisas que mostram ser determinante para os pais escolher uma escola perto de casa". Há 10 anos tinham 4,5 mil alunos. Hoje tem 549. Ficou inviável. Em todo caso, há que se lembrar a expansão do Colégio Ari de Sá, a 200 metros do Cearense, e o êxito do 7 de Setembro, com duas sedes no Centro. Ambos também com foco na classe média.
A direção do Colégio Marista chegou a pensar em continuar com a sede do Centro. Trouxeram três profissionais do escritório central da rede Marista, em Brasília. Um de inteligência competitiva, outro de planejamento estratégico e mais um de Recursos Humanos. Acabaram ratificando que não daria mais. Do total de 150 funcionários, 94 são professores. Como não são exclusivos, vão se virar. Já os funcionários administrativos terão mais dificuldade. Para atenuar, contarão com um profissional para ajudar na recolocação.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Estátuas


"Este mundo é o ateliê de um grande escultor. Nós somos as
estátuas, e corre o boato pelo ateliê de que alguns de nós, um dia, vamos receber vida."
C. S. Lewis.

domingo, 9 de setembro de 2007

ORAÇÃO HEBRAICA


SENHOR,

SE EU TE AMAR POR QUERER O CÉU, EXCLUI-ME DELE...

SE EU TE AMAR POR MEDO DO INFERNO, JOGA-ME NELE...

AGORA, SE EU TE AMAR PELO QUE TU ÉS, SENHOR, NÃO ME ESCONDAS O TEU ROSTO...

(Oração Hebraica do séc. VI AC).

Valeu galera,
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Mais um passo


Dia 5 de Setembro é uma data a ser lembrada por mim com muita alegria, pois completa 1 ano de UECE (Filosofia), e por isso venho partilhar com todos a alegria do meu coração em data tão especial.Como já disse Tais Machado, que muito tem inspirado minha caminhada cristã, espero que esse compartilhar alcance seu coração, ele saiu do meu.


Nunca desisti dos meus sonhos, nunca pensei em olhar atrás, nunca reclamei dos meus erros. Penso que tudo que aconteceu até aqui foi muito bom,muito legal, mas, sei que tem mais.

O melhor de Deus ainda está por vir, quero aprender a ver o melhor das pessoas e se possível deixar de ver seus erros. Sei que deixar de ver seus erros parece loucura, pois todos erram, mas preciso olhar mais para as coisas boas das pessoas, quero aprender a ouvi-las mais e quero poder dar esperança para aquelas que nunca puderam um dia sequer sonhar.

Quero ser um transformador de sonhos apesar de saber que é Deus quem nos dá os sonhos e é ele que os realiza. Eu quero ser um instrumento que seja capaz de levar as pessoas aos sonhos de Deus. Sonhar não custa nada, realizá-los, basta crer.

Quero levar essa mensagem a muitos jovens do meu país, quero mostrá-los que tudo que precisam é crer que Deus é poderoso para realizar cada sonho que está em seus corações. Sonho com jovens vivendo a plenitude do amor de Deus amando a igreja local, amando servir ao Senhor, jovens com personalidade que não trocam o seu chamado por qualquer prato de lentilha.

Sonho com jovens que sabem o que querem e sabem quem são, sonho com jovens vibrantes que louvam e exaltam a Deus pela nova vida que agora vivem. Sonho com jovens bem sucedidos, que sabem plantar, que sonham, que vivem para realizar esses sonhos,jovens alegres que amam a vida e o Criador.

Sonho com jovens amigos,jovens irmãos,jovens pastores,lideres,jovens casados,jovens felizes no amor,jovens que superam toda a dor,jovens transformadores de nações,que arrastam multidões,que sonharam comigo,sonho com jovens que serão meus amigos, sonho com jovens..., preciso acordar logo para mover esse mundo! Preciso acordar logo para viver isso tudo!!!

Valeu galera,

Com vocês, no Serviço d’Ele,

Thiaguin

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Flores


"As flores são mais belas quando apreciadas por quem ama"
Paulo Armando Lira Negreiros








quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida; porém, a experiência Dele como Caminho, é no caminho; a experiência Dele como Verdade, acontece nas verdades do coração; e a experiência Dele como Vida, se realiza na existência que é vida e na vida que é existência; ou seja: no cotidiano.


Assim, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, mas só se O conhece desse modo, e pela fé, se nossa existência for consciente da Graça, e acontecer no caminho (indo...), na verdade (sendo...) e na vida (existindo...), ou seja: a gente só conhece o Caminho no caminho, só conhece a Verdade em verdade, e só conhece a Vida se tiver coragem se ser e existir pela fé.


Ora, isto não é um manual de doutrinas, mas um ato de entrega e confiança, e que se renova em fé todos os dias, e que se nutre da Palavra que é dinamizada (dunamis) pelo Espírito. Isto, todavia, não acontece num banco de escola dominical (ajudas podem até vir daí...), mas sim nos bancos de ônibus, em filas de espera, em encantamentos e desencantamentos, em aprendizados e tribulações; em amores e perdas; em conquistas e fracassos; em medos e superações; em virtudes que se seguem de desvirtudes... ou seja: tais realidades maiores do Caminho, Verdade e Vida (que é e são Jesus), são construídas dentro das realidades menores de nossos pequenos caminhos, verdades e vidas, em Jesus, e conforme vivemos.


A "igreja" nunca entendeu isto! Jamais!Mesmo que eles vejam Jesus mandar o Gadarenos para casa sem controle humano; ou que percebam como Jesus não mandou que alguém seguisse o Centurião da Fé, ou a mulher Siro-Fenícia para ver se eles não se "desviavam da fé"; ou que saibam que o Espírito Santo é promessa de Jesus para cada um de nós, e não apenas para os que "controlam os demais" (que no nosso caso são os pastores, os bispos e os apóstolos feitos nas linhas de produção da industria evangélica); ou que creiam e até ensinem que Jesus mandou que "fossemos", não que "ficássemos"...; e que "indo... fizéssemos discípulos"... ainda assim eles insistem em que alguém que não esteja sob seus "cobertores de discipulado conjugal", em razão de sua própria maturidade de consciência, é um "desviado".


A única "reunião" boa e sadia de qualquer coisa que se chame igreja, é aquela que acontece como resultado de cada um estar andando com Jesus no caminho, na verdade e na vida, com as próprias pernas e em crescimento da consciência; e que vêm (tais pessoas) ao "ajuntamento" para encontrar os irmãos e para adorarem juntos, Aquele a Quem eles adoram no secreto também; do contrário, é o ajuntamento dos culpados e paralizados, e que vão à "casa de Deus" como quem vai a uma "cachoeira encantada"; ou ao "fisco espiritual"; ou a um "lugar de poder" de uma tribo indigna.


A perplexidade da "igreja" é que ela já percebeu que seu "modelo" está morto e sepultado; e não sabe o que fazer em contrário. Já apelaram para tudo. Já se vestiram de "Carmem Miranda", e já "rodaram todas as baianas"... mas sabem que somente as almas pedradas conseguiram e conseguirão ficar nela; ou somente os incautos em fase de auto-engano-piedoso é que ainda podem ficar paralisados em seus bancos de penitência, ou seja: ou a "igreja" se rende, e depõe as armas; ou ela vai ficar "igreja" para sempre. Mas o Caminho do Reino não se deterá nela!


Pessoalmente, creio que uma aquí... outra ali... as consciências vão se acendendo. Mas, como um todo, não creio que o "Templo de Jerusalém" se converta ao Evangelho do Reino. Não! Eles jamais renunciaram ao poder. Por que renunciarão agora? Pelo contrário, eles se armam, e, com todas as forças, tentam segurar os seus lugares, ao invés de dizerem: "Convém que Ele cresça; e que eu (igreja, doutrinas, dogmas, pastores, etc...) diminua", e mais: enquanto o Templo de Jerusalém estava erguido (ano 70 d.c.) a maioria dos apóstolos continuavam a ter aquele lugar como "lugar santo", e somente Paulo já dele estava liberto desde sempre.


Somente a destruição do Templo acabou por "espalhar" de vez a igreja, o que era ordem de Jesus desde o início.Templos de religiosos são Lugares de Poder. São Potestades. São Entes maiores que o homem!


Jesus, todavia, não só é o Caminho, mas é do caminho...


Foi assim que ele existiu entre nós. Este é também um essencial legado existencial do Evangelho!


Assim, convém que o Evangelho faça seu próprio Caminho, e que a "igreja" tenha ciúmes; pois, pode ser que assim, pela via dos "ciúmes" (Rm 9 e 10), ela venha lembrar-se que é apenas "oliveira brava", e que foi "enxertada" pelas misericórdias de Deus numa história de Graça da qual todos nós estávamos alienados, e saiba: o Caminho da Graça não é uma coisa-lugar; antes é uma mensagem, é um espírito, é um entendimento, é um modo de ser, é uma busca permanente de viver o Caminho, no caminho; a Verdade, na verdade; e a Vida, na vida-existência de cada um de nós.


Nesse caso, o caminho vai conforme você anda com Jesus, no Caminho!... embora isto só aconteça no caminho humano de cada um de nós.


Todavia, em breve, como já tenho dito, estaremos podendo, pela Graça de Deus, ajudar a muitos e muitos, que, à sua semelhança, gostariam de ter um ponto de contato e de comunhão com muitos outros que já discerniram qual é o espírito do Evangelho de Jesus.


Cáio Fábio.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

PRA QUEM NÃO TEM O QUE COMEMORAR




Uma reflexão sobre o dia dos pais, mas olhando do lado de quem não tem o que comemorar!!


Pai nosso que estais no céu...Como é dificíl entender a palavra PAI, no sentido real em que Tu queres dizer. Pois nossa referência não é muito boa.

As vezes achamos, que nos lares as crianças só aprendem a falar MAMÃE, porquê PAPAI não existe, há não ser PAPAI NOEL.


Como te chamar de PAI? Tu Senhor sendo PRESENTE e pai para nos sendo tão AUSENTE.
Como te chamar de PAI? Tu Senhor sendo COMPREENSIVO e pai para nos sendo tão DURO.
Como te chamar de PAI? Tu Senhor sendo AMOR e pai carnal gostaria que nem existissemos.


Hoje sabemos o PORQUÊ Tu te chamas PAI, não pela simples afirmação; mas porquê nos ADOTOU como FILHOS através de CRISTO JESUS.
Vamos poder comemorar o teu dia PAI DO CÉU E PODEMOS TAMBÉM PERDOAR NOSSO PAI DA TERRA, ASSIM AGIREMOS REALMENTE COMO FILHOS TEU.




Feliz dia dos pais


Pai, um xêro


Valeu galera,
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O que faz você feliz?


O que faz você feliz?


lua, a praia, o mar,uma rua, passear?Um doce, uma dança, um beijoou goiabada com queijo?


Afinal, o que faz você feliz?


Chocolate, paixão,dormir cedo, acordar tarde,arroz com feijão, matar a saudade...O aumento, a casa,o carro que você sempre quis...Ou são os sonhos que te fazem feliz?


Dormir na rede, matar a sedeler ou viver um romance.O que faz você feliz?


Um lápis, uma letra, uma conversa boa।Um cafuné, café com leite, rir a toa.Um pássaro, um parque, um chafariz...Ou será o choro que te faz feliz?


A pausa para pensar,sentir o vento, esquecer o tempo.O céu, o sol, um som,a pessoa, ou o lugar?Agora me diz, o que faz você feliz?


Aquela comida caseiraarroz com feijão,brincar a tarde inteira,O molho do macarrão...Ou é o cheiro da cebola fritando que faz você feliz?


O papo com a vizinha,o bife, a batatinha,a goiabada com queijo,um doce ou um desejo?Afinal, o que faz você feliz?


O que faz você feliz?Ficar de bobeira,assaltar a geladeira,comer frango com a mão!Tomar água na garrafa,passar azeite no pão...Ou é namorar a noite inteira que faz você feliz?


Rir e brindar à toa,um filme, uma conversa boa,fazer um dia normal virar uma noite special
Afinal, o que faz você feliz?


Comer morango com a mão,pôr açúcar no abacate,brincar com o melão,goiaba, romã, jabuticaba...Ou é o gostinho de infância que te faz feliz?


Cuspir sementes de melancia,falar besteira,ficar sem fazer nada,plantar bananeira,ou comer banana amassada?


Afinal, o que faz você feliz?

sábado, 28 de julho de 2007

Geração conectada com o Mundo e lincada com ninguém


Nós jovens temos o orgulho de sermos a geração da tecnologia, de sabermos mexer nas maquinas de última geração muito mais do que os nossos pais. É muito engraçado ver um pai de 45 anos pedindo (ou até implorando) ao seu filho de 15 anos para ensinar a mexer no computador novo que ele comprou.

Alguns adultos tentam desprezar, outros até a menosprezar a tecnologia, mas o fato é que nossa sociedade está cada vez mais dependente dela, e esta é mais acessível e controlável pelos jovens

Os jovens não pedem mais o telefone das meninas e sim o e-mail ou o endereço do “messenger”. Nossa geração não brinca mais no quintal (nem temos mais quintal), preferimos passar horas jogando em nossos computadores ou em nossos videogames avançados, e as meninas não têem mais diários e sim palms.
Dizem que somos da geração que está conectada com o mundo, mas eu fico pensando se isso é verdade ou não. Nós jovens temos o sistema de comunicação avançado aos nossos pés (ou em nossas mãos), mas acredito que este sistema não responde as nossas ansiedades.

Desde que inventaram o radio, capacitando o homem a ouvir o que estava acontecendo à distância, depois o telefone onde possibilitou a conversa mesmo com os que estão longe; logo veio a televisão permitindo-nos ver ao vivo os acontecimentos no mundo, e agora a internet que nos permite fazer tudo isso junto. Desta maneira foi passado para nós que o mundo se globalizou, e virou um grande bairro e que estamos conectados com o mundo.

Mas ao invés de ver nossa geração feliz por estar conectada com todos, vejo jovens cada vez mais sós e insatisfeitos É claro que ao invés de conversar, nós preferimos nos isolarmos do mundo com nossos Ipods para ouvirmos nossas bandas prediletas. Não precisamos chamar mais nossos amigos e vizinhos para vir em casa, já que temos os jogos eletrônicos que vem completo (até com o parceiro). Nem quero comentar muito da TV que tirou toda aquela conversa entre pai e filho na varanda, pois bem sabemos que o jornal, a novela e o futebol são mais importantes que isso, não é?

Ouvi falar que antigamente as famílias iam visitar os avós uma vez por mês, é claro que agora isso já não precisa mais, pois temos celulares e podemos ligar toda semana para ver como eles estão.

E por último, mas não menos importante, temos a maravilhosa internet na qual eu entro e gasto horas todos os dias. Percebi que tenho muito mais “amigos” lá dentro do que aqui fora. Afinal de conta minha conta no orkut ta lotada! Lá eu não sou tímido e nem tenho nenhum complexo, pois posso ser quem eu quiser (ou quem eles querem que eu seja).

Apesar de todas estas facilidades da comunicação eu vejo uma juventude solitária. O que era para nos unir nos deixou mais sós. E é por isso que eu volto a afirmar: O que nós jovens precisamos não é de mais veículos de comunicação em nossa vida, mais tecnologia, nós precisamos de pessoas, mais relacionamentos, mais amor. Precisamos mais é de amizade, de abraços, de toques, de sentir o cheiro do outro, de um bom cafuné da mamãe. A geração da tecnologia clama: Pai me ensina o que é relacionamento!!!

Marcos Botelho

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Um final de tarde para celebrar



Quando garoto adorava assistir ao seriado do Chaves. Fanático por futebol, o episódio que mais me marcou foi o que o Seu Madruga queria assisitir a uma final de campeonato, mas a televisão, danificada, não permitia. A solução dele foi assistir o jogo na casa da Dona florinda, junto com toda a “gentalha”.

Até a década de 80, época das TVs quase completamente produzidas com circuitos mecânicos, era comum o aparelho sofrer problemas várias vezes durante a vida útil. Já ouvi muitas histórias de justamente em dias de paridas importantes. Num momento de azar como esses, a saída apelar para o vizinho ou, dependendo da riqueza da família, correr para uma TV de outro cômodo da casa.

Como cresci nos anos 90, quase não acompanhei esta fase dos televisores antiquados. Quando me apaixonei por TV, elas já eram do modelo moderno, com mais componentes eletrônicos. Apenas uma vez na vida, assistindo a um jogo, tive de interromper a distração. E mesmo assim não foi problema especificamente na televisão. Na realidade, foi um queda de energia inconveniente.

Ceará Sporting Clube ( o meu time do coração) e Palmeiras, o então bicampeão brasileiro, jogavam no Parque Antártica pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 1994. Era a primeira vez na história que o Ceará jogava com chances reais de classificação, e também a primeira vez que via meu time do coração na TV em rede nacional.A saudosa Rede Manchete nos dava a oportunidade. As equipes possuíam elencos de realidades totalmente diferentes, o Palmeiras usufruía de atletas de nível de seleção brasileira (time de Edmundo, Evair, César Sampaio, Mazinho etc). Já o Ceará, tinha um time bem mesclado com jogadores veteranos e novos, porem desconhecidos. Após abrir o marcador com um chute de fora da área do lateral direito Jaime, o Ceará viu que a classificação seria possível, mas logo em seguida o Ceará sofre o gol de empate marcado pelo atacante Evair, em cobrança de pênalti.


O empate com gols classificava o Ceará, mas o jogo transcorria para o seu término, eis que falta energia em minha casa. Fiquei revoltado com a Coelce, é óbvio. Era muita coincidência acontecer aquilo logo nos momentos finais, e quando o Palmeiras mais pressionava. Corri para o radio de pilha, e pra minha surpresa o arbitro marca outro pênalti para o Palmeiras, mas dessa vez eu acreditei (mesmo sem ver), que seria diferente. E para minha alegria o goleiro alvinegro defendeu o penalidade máxima.


Era um acontecimento histórico, o Ceará estava a poucos minutos de escrever seu nome na história do futebol nacional, e pra minha alegria a energia voltou, apesar de não fazer muita diferença, pois o jogo era o que menor importava , o que importava mesmo era segurar aquele empate e eliminar os arrogantes palmeirenses, em São Paulo para um time nordestinoE pra minha alegria o jogo acabou, em empate com gosto de vitória e uma defesa que me fez vibrar e foi o final de tarde que entrou pra história, pelo menos pra MINHA história. A mais espetacular defesa de pênalti que já vi (ou melhor,não vi).


Obs.:Na fase seguinte o Ceará eliminou nas quartas-de-final o Inter-RS,nas semi-finais o Linhares-ES e na final perdeu o titulo para o Grêmio-RS assim registrando sua melhor campanha a nível nacional.

Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin