Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Porque sofremos ?



“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden ( delicias ) para cuidar dele e cultiva-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: “ Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.” Gn2.15. NVI



George Barna, perito em pesquisa de opinião pública, foi encarregado de questionar as pessoas sobre o que perguntariam a Deus se tivessem oportunidade de assim fazê-lo. Por uma esmagadora margem de vantagem, a pergunta mais recorrente foi: Por que há tanto sofrimento no mundo?

Para respondermos a essa pergunta é necessário fazermos uma reflexão séria sobre o que a Bíblia tem a dizer sobre Deus e o homem, e sobre a condição de um para com o outro.

Sobre Deus a Bíblia diz que ele é amor 1 Jo. 4.8. Deus não tem o amor ele é a propria manifestação do mesmo, a essencia dele. O amor se manifesta em três níveis: a miséricordia, a paciência e a graça que é o beneficio outorgado a nós sem merito, é um favor imerecido.

Ele é santo Ez. 39.7. A palavra santo contém a idéia de separação. A santidade de Deus expressa-se mediante a retidão, Deus estabeleceu um governo moral neste mundo, isso significa que Ele decretou leis sob as quais devemos viver (Ex. 20.1-17). A santidade de Deus expressa-se também mediante a sua justiça Ele administra as suas leis com equidade; recompensando os que lhe obedessem e castigando os que não lhe obedessem, é o que os teologos chamam de justiça punitiva e remunerativa. A santidade de Deus se vê obrigada a nos castigar, mas não a nos recompensar, a essa remuneração denominamos graça.

Sobre o homem a Bíblia diz que ele é um ser criado por Deus e dependente dele ( Gn. 1.26,27; 2.7,21-23. ) e que este ser dependente decidiu se emancipar de seu criador, adotando assim uma atitude de rebeldia e desobediência contra Deus ( Gn.2.16,17; 3 ), transgredindo assim o mandamento divino recebendo assim a punição e as consequencias de seu ato.

A esse ato os teologos denominam de pecado original. Agostinho diz “ o pecado é essencialmente negativo: é o deixar de seguir a orientação divina ; é a não obediência diante do aviso que esclarece a vontade de Deus.”

O pecado de Adão consistiu numa oposição a Deus, recusando-se a deixar que Deus determinasse o curso de sua vida desse monento em diante o ser humano corrompeu-se em sua natureza e passou a ter aversão a Deus e as suas leis.

Esse ato teve consequências terriveis sobre a raça humana, Bruce Milne comenta: “ O pecado transtornou o homem na sua relação com Deus, com si próprio, com a ordem e o tempo (natureza), e com seu semelhante.” Sobre os efeitos desse ato pecaminoso J. Scott Horell comenta falando das cinco divisões que ele causou: 1) Espiritual (entre o homem e Deus Gn. 3.22-24; Is. 59.2); 2) Psicossomatica (do homem consigo mesmo ou em si mesmo); 3) Sociológica (o homem do homem); 4) Antro-ecológica (o homem da natureza); 5) Ecológica (a natureza da natureza).

Por essa avaliação descobrimos que a causa do sofrimento é o próprio ser humano (Pv.19.03; Lm.3.39). Descobrimos então que a causa do sofrimento não é Deus, porém, ele o usa para nossa disciplina e educação (Sl. 119.67; Pv.3.11-12; Hb. 12.5-11). Agora tentarei dar uma explicação sobre a idéia errada de que Deus esta passivo e indiferente ao sofrimento humano. O salmo 116 nos diz que Deus importa-se com o nosso sofrimento e que intervem a nosso favor, podemos ver isso também no livro de Jonas 4.10 e o no evangelho de João 11.33-36.

Devemos entender também que Deus não age de forma a quebrar ou infrigir as suas leis, em outras palavras, ele não usa o “geitinho brasileiro” para beneficiar-nos.

A maior prova disso é a cruz de Cristo onde vemos a justiça de Deus sendo aplicada em Jesus por amor a nós, é mediante esse sacrificio vicario (substituto) que reavemos nossa condição de bem-aventurança (Jo.3.16; Rm. 6.23; 5.1; 8.1,2,31-39). É Deus quem toma a iniciativa em mudar a nossa sorte e ele faz isso simplesmente porque nos ama e quer o nosso bem isso esta implicito por toda a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Leia a Bíblia e Deus lhe abriará os olhos para que veja e entenda a imensidão do amor que ele tem por todo ser humano.
Porque Dele, por Ele e para ele são todas as coisas eternamente amém.

Por: Gilcélio Rebouças