Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Trade-offs




A vida de todo homem é construído em cima de escolhas. A decisão começa aos 17 anos aonde tenho que escolher entre dezenas de cursos. Essa decisão não mudará a minha vida imediatamente, mas com certeza afetará minha vida daqui a 5 ou 10 anos. Existem decisões que trazem um alto impacto imediato: quando dizemos “sim” no altar e nos casamos, quando aceitamos um emprego em outra cidade, etc. Mas de todas as decisões que o homem pode fazer creio que não existe um decisão mais impactante do que quando entregamos nossa vida ao Senhor e nascemos de novo.




Viver é escolher. Nos resta então escolher o que é primordial e o que é secundário. Assim como na vida natural do homem, a vida espiritual também é regida por nossas decisões.Não existe absolutamente nenhuma escolha que façamos que não trará algum impacto em nossas vidas.




Falando rasamente, os administradores chamam de trade-off o momento crítico em que se deve optar por um caminho abrindo mão das vantagens e benefícios de qualquer outra opção. Por exemplo: um homem não pode ter uma vida de solteiro sendo casado. Ele terá que escolher um dos caminhos mesmo sabendo que existem boas oportunidades logo ali ao lado.Porém, ou é um, ou é outro.




De tantas histórias mencionadas na Bíblia, vemos histórias de tantos que fizeram boas escolhas e outros tantos que fizeram trocas desastrosas.Nosso maior referencial, no caso,Jesus, através dos Evangelhos nos revela que mesmo tendo responsabilidades bem maiores que as nossas, se mostra menos apressado que nós. Ele tinha tempo de falar com uma estrangeira que encontrou na beira de um poço (Jo.4.1-6).Tempo de admirar os lírios dos campos (Mt. 6.28), ou o pôr-do-sol (Mt.16.2), de lavar os pés de seus discípulos (Jo. 13.5), de responder sem impaciência às suas perguntas tolas (Jo.14.5-10). Ele tinha sobretudo, tempo para se retirar nos desertos e orar (Lc.5.16), e de passar toda uma noite de oração antes de uma decisão importante (Lc.6.12).




Jesus nos coloca na direção certa para estruturarmos as nossas escolhas. Não queremos viver com culpas, nem o nosso Deus nos quer ver vivendo assim.Rever as nossas prioridades pode, entretanto, nos fazer ter menos dinheiro, menos sucesso profissional. Será que estamos preparados para isso?




Afinal, onde se vende “mapa de um futuro infalível”?Quais são as trocas que tenho feito? O que tenho perdido e o que tenho encontrado? O que, de fato,para mim tem valor? Que Deus esteja cuidando e vivamos com a liberdade e a alegria de conduzir pelas escolhas certas e de valorizar o que tem valor eterno.




Com vocês no serviço d’Ele, Thiago Oliveira Braga