Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Crônica de um filósofo sem carteira.




O trânsito urbano segue num fluxo intenso nas ruas da Capital do Ceará. Logo em época de chuvas, quando as vias ficam esburacadas, é um forte indício que o tempo perdido no trânsito tende a piorar.


O movimento começa bem cedinho, lá pelas 6h me dirijo à escola na qual sou professor de Filosofia. Ministrar aula pra mim é tranqüilo. Difícil é acordar cedo. Mas percebo que esse não seria meu único problema do dia.

Coloco a mão no bolso e percebo que havia esquecido minha carteira com dinheiro e a carteirinha de estudante (meu maior patrimônio).

Uma jovem que sentará ao meu lado e que nunca tinha visto na vida percebe a minha angustia, onde já ensaiava de maneira desesperada “fazer trazeira” pois não tinha como pagar o ônibus. Ela lentamente leva a mão a bolsa e me pergunta se aceito 2 reais para pagar minha passagem.

De pronto aceito, com um sorriso constrangido, mas aliviado por ter meu problema solucionado. Cheguei ao meu destino, e vi o quanto foi significativo a ação daquela jovem, que não sei o nome, mas que teve um gesto sobretudo nobre ao me ajudar numa situação desprevenida.

Percebi que falo muito no próximo, mas não sou tão sensível a eles. Foi uma lição que aprendi e confesso que a pro – atividade faz toda diferença.

“O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás, o segundo melhor momento é agora”. Provérbio chinês.

Vida que segue.


Valeu galera,

Com vocês, ao Serviço d’Ele,

Thiago Oliveira Braga