Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Como é que diz “eu te amo”?

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
Filipenses 4:8

Hoje é 12 de Junho, dia dos namorados*,é dia também da mídia destacar os anúncios melosos, repetindo o bordão prove-que-ame-comprando-presenteando. O “amor” é mostrado como sentimento (paixão,carinho) e ação (troca de presentes).É o comércio na luta pra se manter em pé,apelando para o sentimentalismo, buscando aquecer o coração enquanto esvazia os bolsos. Mas trata-se de algo mais: um ritual anual de demonstração de afeto, um dia “definido” para o amor.É até bom tirarmos um dia para, de modo especial, reafirmarmos compromissos e demonstrarmos carinho, mas mais isso só ganha significado quando é fruto do cultivo diário do amor. Pode até parecer não muito significativo,mas o dia dos namorados é uma data especial pois celebra algo que só tem sentido “a dois”. É uma grande oportunidade de recordar aquilo que passou e que valeu a pena, e de alguma forma, cultivar o afeto ao outro que anda tão escasso nos dias de hoje.


O sentido do Dia dos Namorados está rodeado de apelos comerciais, presentes... Ou o sentido dessa data fica restrito apenas aos jovens namorados ou a um certo erotismo consumista. Na verdade namoramos a vida toda, porque namorar tem a ver com amor. Dentro da palavra n-AMOR-ados está escondida a palavra AMOR. O Dia dos Namorados é, por isso, um dia especial para falar do amor que une pessoas, aqueles que gostam em segredo, os que ficam, os que estão ficando, os namorados, os noivos, os que se amam à distância, os casais de todas as idades. Mais que presentes, o Dia dos Namorados é um dia para dar-se conta que somos um presente, um para o outro, em nossas relações.

E aqueles que não namoram? Alguns não namoram, não estão namorando, não namoram mais ou não querem namorar. Todos, no entanto, amam. O Dia dos Namorados deveria ser também o Dia do Amor, dia para celebrarmos todas as formas de amar: na família, a amizade, o cuidado com a natureza e os animais, nossas relações entre colegas, na escola, no trabalho, a solidariedade com quem precisa de ajuda.

Antes de tudo, lembrar que o amor vem de Deus, que Ele nos ama acima de tudo e deseja que a gente ame as pessoas, todas. Amor é o sentimento que melhor nos permite entender como Deus é. Sempre que amamos, com respeito e cuidado pelo outro e por nós mesmos, estamos experimentando o jeito de ser de Deus.

Feliz Dia dos Namorados.

* No ano 269 d.C o Imperador Claudius II estava convencido de que soldados solteiros e descomprometidos afetivamente lutavam melhor na guerra. Por isso Claudius II ditou uma lei que proibia o casamento. Conta a lenda, que um padre, chamado Valentino, continuou celebrando casamentos em segredo, até ser descoberto, preso e morto. Isto aconteceu no dia 14 de fevereiro. As pessoas não esqueceram a resistência do Padre Valentino em nome do amor e todo o dia 14 de fevereiro elas celebravam o amor, pelo qual Valentino havia dado sua vida. Assim, esta data ficou conhecida com Valentine's Day (Dia de São Valentino) e tornou-se, em várias partes do mundo, o Dia dos Namorados e o Dia do Amor. No Brasil, por motivos comerciais, o Dia dos Namorados foi, em 1949, transferido para o dia 12 de junho. Mudou a data, mas o sentido deveria ser o mesmo.
Thiago Oliveira Braga