o VOTO é um juramento ou um compromisso de caráter religioso. É uma oferta votiva a Deus. Um voto podia ser: de realizar alguma coisa para Deus em recompensa ao seu favor ; ação de graças e de sacrifício, feitos a Deus por orações respondidas e livramentos proporcionados ; abster-se de alguma coisa.
A. W. Tozer propõe cinco votos que o cristão deveria fazer e realizar:
1. Trate seriamente com o pecado. Todo pecado conhecido deve ser nomeado, identificado e repudiado. Devemos confiar em Deus para nos libertar de todo e qualquer pecado consciente ou deliberado, em qualquer parte da nossa vida. Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue (Hb 12.4).
2. Não seja dono de coisa alguma. Isto não quer dizer que não possamos possuir coisas, mas sermos libertos do senso de possuí-las. Você sentira grande liberdade em sua vida se você não possuir mais o sentido de posse.
3. Nunca se defenda. Entrega a sua defesa a Deus e Ele o fenderá: Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. (Ex 23.22). Ele providenciará para que ninguém lhe cause dano (Is 54.17).
4. Nunca passe adiante algo que prejudique alguém. Se você sabe alguma coisa que possa vir a obstruir ou ferir a reputação de alguém, enterre-a para sempre. Lembre-se que o amor cobre multidão de pecados (1Pe 4.8).
5. Nunca aceite qualquer glória. Há muitos que trabalham na igreja esperando que seu serviço seja visto e reconhecido. É o desejo de ter reputação entre os santos.
Porém, Deus é zeloso de sua glória e não a dará a ninguém. A Ele seja toda glória e reputação!
Com vocês, ao serviço d'Ele,Thiago Oliveira Braga