Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Um dos maiores filmes de todos os tempos


1972 - Estreia The Godfather (O poderoso chefão), de Francis Ford Coppola, baseado em romance de Mario Puzo.

O filme conta a saga da família Corleone, a mais importante família mafiosa de Nova York durante a primeira metade do século XX, chefiada por Vito Corleone (Marlon Brando).

A chegada do tráfico de drogas ao mundo do crime transforma a vida das famílias. Quando Don Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição.

É nesse complicado contexto que o filho caçula, Michel (Al Pacino), herói de guerra mantido à parte dos negócios da família, vê a necessidade de proteger o pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.

O elenco é composto também por James Caan, Robert Durvall, Diane Keaton, John Cazela, Talia Shire, Richard Castellano, Sterling Hayden, Gianni Russo, Rudy Bond, John Marley, Richard Conte, Al Lettieri, Abe Vigoda.

O papel de Michel Corleone tinha sido oferecido a Warren Beatty, Jack Nicholson e Dustin Hoffman, mas todos o recusaram.

A trilha sonora composta por Nino Rota é comovente. Com uma direção fantástica e um roteiro soberbo, o filme mantém o espectador ligado durante as quase três horas de projeção.

Ganhou três Oscars: Melhor filme, melhor roteiro adaptado e Melhor ator (Marlon Brando, que se recusou a receber a estatueta em protesto à discriminação feita pelo governo e por Hollywood aos índios americanos).

Esse é o primeiro de uma trilogia de filmes dos mesmos autores, tendo suas sequências The Godfather: Part 2 e 3.

The Godfather é um marco na história do cinema e na história dos filmes sobre a Máfia americana.

Lucia Hippolito