Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Natal: Tempo de Encontro e Visitas!


A História do natal é uma história de visitas e encontros. O nascimento de Jesus é a história de um Deus que decide em seu infinito amor, visitar a humanidade. É a divindade que se encontra com a humanidade.

A narrativa do nascimento de Jesus, feita pelo Evangelista Lucas acontece em meio a uma sucessão de visitas e encontros.

Primeiro, um anjo do Senhor visita Zacarias anunciando que Izabel, sua esposa ficaria grávida (Lc. 1.11-13); Esse encontro foi tão maravilhoso que Zacarias ficou sem fala!!A segunda visita dessa história, é a visita que o anjo Gabriel faz a Maria lhe trazendo a boa nova. (Lc. 1.26-38).

Depois Lucas narra outro encontro, outra visita. Agora é o Encontro de duas mulheres: Maria que visita sua prima Izabel (Lc 1.39-43). Um encontro de amigas que são solidárias entre si. Nesse encontro acontece a revelação do Espírito que inspirou canção, música e alegria – o cântico de Maria (Lc.1.46-55).

Mas a história de visitas e encontros não pára por aí. Depois que Jesus nasceu, os pobres pastores do campo são visitados pelos anjos que lhes anunciam as boas novas de grande alegria que são para todo o povo. “Hoje, na cidade de Davi nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor!” Dessa vez são os anjos que saem do encontro cantando: Glória a Deus nas Alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor! (vv.8-14)”.Os Pastores, então vão visitar o menino, e o encontram deitado em uma manjedoura (vv.15-20). Desse encontro os pastores saem glorificando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito. v.20.
Na narrativa do nascimento de Jesus feita pelo evangelista Mateus, poderíamos encontrar ainda a visita do anjo a José (Mat. 2. 13; 20) e a visita dos três reis magos que trouxeram presentes para Jesus (Mateus 2. 1-12).

Eu poderia de cada encontro desses, destacar uma mensagem divina para os nossos dias. Dias de mais desencontros do que de encontros, onde somos mais visitados por mensageiros da morte do que da vida, anunciadores de destruição e de desgraça do que boas notícias de alegria. Mas, escolhi dentre estes encontros, o de Maria e Izabel, mulheres que tiveram seus ventres visitados por Deus e por isso carregam em seus úteros, frutos benditos para a humanidade: João Batista e Jesus.

Duas mulheres grávidas que se visitam e se encontram carregando em seus úteros, vida, sonhos e esperança não só para elas, mas para todo o seu povo. Desse encontro de mulheres cheias (engravidadas) do Espírito, podemos aprender que o natal é tempo de desenvolvermos relações mais solidárias e que é possível engravidarmos de um novo mundo possível, que começa a ser gerado dentro de nós mesmos.
Mulheres, homens, crianças, todos nós podemos colaborar com o projeto de Deus para melhorar a nossa sociedade. Maria e Izabel descobriram isso e se uniram neste projeto e tanto elas quanto os seus filhos deixaram um legado de amor, justiça e esperança. É somente preciso dizer como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim a tua vontade!”.Que neste natal, possamos ficar cheios e cheias do Espírito, “engravidarmos” de sonhos de amor, justiça e solidariedade não só para nós, mas para todo o povo.

Prª. Odja Barros

Você já entrou no seu Orkut hoje?


Já viu se tem scrap novo? Se foi seu aniversário vai ter um monte... Falar nisso, viu que é aniversário da Ju? Você já colocou as fotos do fim de semana no seu álbum? Acho que você se esqueceu de mudar o seu status depois que começou a namorar... E aquele seu “outro” perfil? É, aquele que você usa pra ver o Orkut dos outros? Já olhou hoje?


A proposta de um site de relacionamentos é “conectar” as pessoas, certo? Agora, pense um pouco em que tipo ou grau de conexão é estabelecida nesse ambiente. Não é necessário ir muito longe para perceber que você não coloca suas piores características ali, a menos que queira receber mais atenção... Suas fotos são as melhores possíveis, claro! Mais do que natural! Qual o intuito de conectarme a pessoas que têm mauhálito ou são muito teimosas?


A verdade é que basta uma reflexão rápida sobre a qualidade de nossos relacionamentos digitais para que haja no mínimo uma pequena decepção ou frustração. Criamos um ambiente de profundo narcisismo digital, medo e paranóia em que cada monitor é um espelho mágico, nos contando o que queremos ouvir de nós e dos outros. Lidar com a realidade da vida, descobrir a verdade, criar beleza e agir com amor certamente faz a vida melhor, mas pode dar bastante trabalho e está muito além daquilo que podemos obter digitalmente.


E aí, quem você conhece?


The Jump Produções: jump.the@gmail.com
Aliança Bíblica Universitária: abucampinas@yahoo.com.br