Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

sábado, 28 de maio de 2011

Barcelona v Manchester United: Glory is ours.



A Nike lançou uma ação especial para os finalistas de hoje da Champions League. Por patrocinar ambos clubes, o objetivo da campanha é valorizar ambos lados, que são totais merecedores do título.




A ação, intitulada de “A glória é nossa”, alimenta a rivalidade entre as equipes e possui declarações de jogadores de ambos lados. Agora, é esperar quem sairá campeão, mas a Nike, está muito feliz com ambos finalistas.



O inglês que torce pelo Ceará.




Faça chuva ou faça sol, um torcedor do Ceará em especial está lá, em todos os jogos, segurando uma bandeira curiosa. Pode ser no estádio Presidente Vargas (PV), no Castelão, no interior do Estado e até fora dele. Ceará desde criancinha? Que nada! Mais conhecido pela torcida como ``gringo``, o inglês Roy Dutton veio morar no Ceará há cinco anos e desde então acompanha fervorosamente os jogos do Vovô.


Não podia ser diferente no ano passado: o professor de inglês acompanhou de perto quando o Alvinegro de Porangabuçu subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro. De última hora, todos os amigos desistiram de comprar a passagem e ele foi sozinho assistir Ceará e Ponte Preta. O jogo que, debaixo de chuva, levou o time para a primeira divisão, em Campinas. ``Saí molhado, mas feliz``, relembra. A bandeira em preto e branco com o símbolo do Ceará e as palavras England e Manchester bordadas viraram marca registrada da sua presença nos jogos.

Roy nunca perdeu uma partida do Vovô, a não ser quando se ausentava em viagens para Inglaterra ou Argentina, no seu período de férias. O inglês veio para o Brasil com a sua esposa, que é cearense, e conta como surgiu a paixão pelo time. ``Quando cheguei aqui, fui assistir os jogos do Ceará e também do Fortaleza, mas o Ceará logo de cara me chamou atenção``. Roy, que é da cidade de Manchester, não gosta de acompanhar os jogos pela TV, e costumava fazer o mesmo com o time pelo qual torcia na Inglaterra - o pequeno Bury Football Club -, mas diz que hoje não acompanha mais o campeonato inglês.

Interação

O professor conta que ver o futebol sempre de perto tem mais de um propósito. Além da paixão pela equipe, ele diz que é uma maneira de conhecer o estado do Ceará, o Interior, aproximar-se das pessoas e conhecer as paisagens diferentes que não o costume de ver com tanta frequência.

Roy Dutton ressalta que todos os amigos dele são cearenses, e que sempre viajam juntos de carro para ver os jogos do Vovô. Quando não, vai também com o ônibus das torcidas organizadas Cearamor e Cearachopp.

O inglês parece não reconhecer a curiosidade que desperta como torcedor do Ceará e encara tudo com muita naturalidade. ``Não me considero especial por ser de fora e torcer Ceará``, ele diz.

Sobre as diferenças do futebol inglês para o brasileiro, ele explica que acha o futebol inglês mais organizado e com um nível técnico melhor. Curiosamente, Roy não entende como os torcedores aqui xingam o próprio time e os próprios jogadores e diz, rindo, que ``na Inglaterra, nós só xingamos a equipe adversária``.

E-Mais

> Toda a entrevista foi feita em inglês, pois apesar do tempo em que Roy Dutton vive no Ceará, ele ainda não consegue entender o português fluentemente. Por esse motivo, também não consegue cantar as músicas das torcidas.

> A bandeira que Roy leva para os jogos foi um presente que seus amigos ingleses mandaram fazer a mão, quando ele estava visitando Manchester, há dois anos.

> Na casa do inglês tem vários artefatos do Ceará: puff, chaveiro, copos, bonequinho, bandeiras e flâmula.

> Roy já viajou por quase todo o interior do Ceará, além de cidades como Natal, Campina Grande, São Paulo e Campinas, só para ver o time. Próxima semana ele vai para Santos.

> Os jogadores alvinegros que ele mais admira são Geraldo e Mota, que não está mais no clube.
 
Postado originalmente no O POVO:
 
Mariana Penaforte Rocha



marianapenaforte@opovo.com.br


Especial para O POVO


08 Mai 2010 - 15h55min