Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Se há uma coisa...


" Se há uma coisa em que tenho profunda convicção e fé é que um dia a justiça ira imperar no mundo. Toda a minha vida é dedicada a isso."

Frei Betto
*Frei Betto Nasceu em Belo Horizonte (MG). Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É frade dominicano e escritor.

A essência da Reforma


A Reforma Protestante foi um acontecimento inicialmente religioso. Porém, tendo acontecido em um contexto secular,repercutiu intensamente em todas as instituições sociais.
Pode-se dizer que esta foi a primeira grande revolução dos tempos modernos, já que ocorreu em meio a transformações políticas,econômicas, sociais e culturais que agitavam a Europa e se entrelaçaram às questões religiosas. Por isso, não foi um ato isolado, uma rebelião de um monge alemão que não queria mais obedecer ao Papa. Foi muito mais que isso.Na verdade, tratou-se de uma revolução capaz de convulsionar e de reanimar a vida cristã européia, dando-lhe o vigor necessário para ecoar até os dias de hoje.

Atualmente, os efeitos da Reforma são bem visíveis na nossa sociedade ocidental. As implicações em todos os setores sociais geradas pelo movimento reformador continuam crescentes e, acompanhando este crescimento, ocorrem muitas confissões de fé cristãs no Brasil, fato que já se tornou uma verdade incontestável. Como fruto desse processo, a Igreja Evangélica brasileira vai, paulatinamente, perdendo sua própria identidade. Na década de 60 seus seguidores eram "protestantes", nos anos 70 eram "crentes", nos anos 80, "evangélicos" e agora somos "gospel".
Se cada década os cristãos sentem a necessidade de mudanças de títulos,naturalmente,no decorrer desse longo processo histórico perderão,com isso, a essência do evangelho : ser sal da terra e luz do mundo. ( Mt.5.13).

Portanto, a Igreja precisa novamente ser voz profética na sociedade onde estamos inseridos, talvez seja a hora de uma nova REFORMA, de novos Luteros, de uma nova postura. Talvez seja a hora de protestar contra o protestantismo e tudo que ele se tornou. Então vamos à Reforma! Façamos valer o evangelho verdadeiro de Cristo, "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12.2).

Com vocês, no serviço d'Ele
Thiago Oliveira Braga