Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Parabéns #Ceara97anos


Dois de Junho de 1914.


Nascia nesta data o Ceará Sporting Club. Um clube criado sob a luz de um lampião, para ser o rei deste esporte bretão. Pois bem, esta equipe nasceu, cresceu, se desenvolveu. E então aquele clube, criado por alguns humildes jovens moços, se transformou no maior time do Estado. Não, do Brasil!


Um clube cheio de títulos e glórias. Eu vou contar. 39 títulos, Tetra Cearense, Penta Campeão Cearense. E em junho, o onde é que eu estou? Na final da Copa do Brasil pela 2ª vez. Sem contar que este time ostenta com orgulho a faixa de campeão norte-nordeste.

Um clube que já passou por momentos difíceis, mas que, na contra-mão dos outros, só cresceu nestes momentos. Cresceu com o apoio da torcida, na qual tem uma força sem igual. Uma torcida que é alegria, de muita fé e esperança.

Um clube com sua gigantesca e Fiel Torcida. Torcida não, uma verdadeira Nação. Uma Nação apaixonada, fanática. Uma Nação presente em todo mundo, mas que mesmo à distância, não deixa de amar o Nosso Glorioso Vozão. Pois em todo lugar, em cada esquina, sempre tem um alvinegro.

Um clube capaz de mover multidões. Um time que promoveu verdadeiras invasões, nos quatro cantos do nosso estado. Que levou seus fiéis a acompanha-lo por vários lugares. Mesmo se o jogo é fora, em qualquer canto do Brasil.

Um clube amado por uma nação sofrida, mas apaixonada. Uma nação alvinegra e sofredora. Graças a Deus! Que quando o Ceará joga, está lá. Pulando e gritando Ceará. Na vitória. Ou na derrota.

Um clube que é orgulho de todos os desportistas, sejam daqueles que estão com o Ceará em todo lugar, sejam daqueles que só acompanham o glorioso do seu sofá. Orgulho dos amantes do futebol, daqueles que admiram a arte. E com certeza, orgulho dos nossos rivais também. Orgulho que eles tem de ter uma equipe desta grandeza como seu adversário.

Haiti - o país dos Rest Avec Vous

A liderança do Brasil na ocupação das tropas da ONU no Haiti desde a criação da MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti) em 2004, é responsável por uma situação que se repete desde então: a constante presença de equipes de jornalismo brasileiras no país mais pobre do ocidente.




O retrato da absoluta miséria em que vive o país caribenho, onde antes mesmo do terremoto de 12 de janeiro de 2010 (cerca de 300 mil mortos) mais de 80% da população vivia abaixo da linha da pobreza, com menos de um dólar por dia, as cenas de pobreza, crianças nas valas negras em meios aos porcos e as dramáticas imagens que podem ser captadas para onde a câmera apontar, são no Brasil recorrentes e repetitivas nesse período pós-MINUSTAH.



O especial "Haiti, o país dos Rest Avec" optou por fugir da tentação da simples constatação de tal miséria e exibição dessas imagens recorrentes e saiu em busca de algumas respostas para tais cenas. Para o quadro de miséria haitiano. Dando voz aos haitianos para tentar entender o quadro atual e o contexto histórico para tal quadro. Mais do que isso: o especial procura respostas na sociedade haitiana para questões como:



- Em meio a esse quadro de miséria absoluta, sem saúde básica, educação e serviços funcionando plenamente, faz sentido a utilização de mais de 800 milhões de dólares por ano por essa força militar?



- Desde 2004, quais foram os avanços alcançados pela missão da ONU?



- Qual é o papel das mais de 200 ONGs que estão no Haiti e o que aconteceu com os bilhões arrecadados pós-terremoto?



- O chamado "mundo humanitário" tem funcionado no Haiti?



Paralelo a essas perguntas e respostas, o especial mostra o talento dos habitantes do país vizinho a Cuba e Jamaica para o esporte, que poderia ser uma potência olímpica como os vizinhos se existissem oportunidades. E a história dos "Águias Negras" de Belair, populosa favela de Porto Príncipe, o time mais popular do país, que perdeu o campo de treinamento após o terremoto. Um jogo do campeonato haitiano de futebol e a realidade do esporte mais popular do país.



O especial mergulha ainda em um tabu pouco comentado fora do Haiti: os Rest Avec Vous, ou simplesmente "Rest Avec", como são conhecidas no Haiti as crianças entregues por suas famílias e que passam a viver praticamente em regime de escravidão, desempenhando serviços gerais, sem estudo ou maiores direitos. Estima-se que existam 300 mil "Rest Avec" no Haiti. Depois do terremoto, milhares dessas crianças tem sido vítimas do tráfico internacional de menores. E mostra ainda o trabalho da religiosa brasileira Maria Aparecida Scatolini na recuperação dessas crianças. Na verdade, o título do especial "Haiti, o país dos Rest Avec" tem a ver muito mais do que a questão das crianças que compõe essa camada praticamente invisível da sociedade haitiana. "Rest Avec" é também a postura do mundo em relação ao Haiti, esquecido e abandonado na ordem mundial, lembrado muitas vezes apenas por espertalhões na captação de fundos que nunca aparecem.



Roteiro e reportagem: Lúcio de Castro

Imagens: Sidney da Matta

Edição: Denis Gavazzi

Edição de imagens e finalização: Pedro Tatto e Fauze Saad

Direção de jornalismo: José Trajano


FONTE: http://espn.estadao.com.br/luciodecastro/post/186680_HAITI+O+PAIS+DOS+REST+AV

Haiti - o país dos Rest Avec Vous Parte 5 de 5 FINAL