Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Monólogo ou diálogo?



“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”
(Jr.29:13)

Orar, em minha opinião, não significa pensar em Deus em vez de pensar em outras coisas; ou passar tempo com Deus, em vez de passar tempo com outras pessoas. Pelo contrário, significa pensar as coisas e viver com as pessoas na presença de Deus.

Assim que começamos a dividir nossos pensamentos em pensamentos voltados para Deus e pensamentos voltados para pessoas e eventos, removemos Deus de nossa vida diária e o colocamos em um pequeno nicho religioso onde supostamente se pode ter pensamentos religiosos e experimentar sentimentos religiosos. Embora seja importante, e mesmo indispensável, para a vida espiritual reservar um tempo para Deus – e somente para Ele -, a oração só poderá tornar-se constante quando todos os nossos pensamentos – belos ou feios, altivos ou vis, arrogantes ou humildes, tristes ou alegres – forem assumidos na presença de Deus.

Vale dizer : converter nossos incessantes pensamentos em uma constante oração. Isso nos conduz de um monólogo egocêntrico para um diálogo centrado em Deus. Para tanto, é preciso que transformemos todos os nossos pensamentos em diálogo.

O foco, portanto, não é o que pensamos, mas a Pessoa a quem expormos nossos pensamentos.
Com vocês, ao serviço d'Ele
Thiago Oliveira Braga