Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

E a Copa do Mundo começou. Nada mais importa. (5)


Entendo futebol mais que um simples esporte. Vejo como uma forma de identidade pessoal. Desde pequeno (leia-se Copa de 90 na Itália), achava aquela atmosfera patriótica uma grande bobagem, mas eu tinha apenas 9 anos.


Passaram-se outras Copas e continuei achando artificial todo esse sentimento “pra frente Brasil, do meu coração...”


Minha paixão pelo futebol só aumentou de lá pra cá, mas acabei canalizando todo esse meu sentimento para o meu time de coração, onde tive tristezas e alegrias, mas sempre tive orgulho de vestir a camisa. Nele me identificava.


Até chorei em 1994, mas não com o título nos Estados Unidos e sim com a derrota do Ceará na final da Copa do Brasil.


Não adianta, não consigo ver a Seleção da CBF como algo que me identifique, como motivo de orgulho, muito menos de amor. Confesso que até já tentei. Fui a um jogo no Castelão em 1995 com meus amigos de condomínio, o time da CBF ganhou de 5 a zero da Eslováquia mais confesso que não fui contagiado por essa atmosfera verde-amarela que toma nosso país de quatro em quatro anos.


Não estou torcendo contra. Se a seleção ganhar,a torcida terá alegria, claro, mas a vida não vai mudar. E três dias depois da final estarei com minha camisa alvinegra apoiado o meu Ceará no templo maior do futebol cearense.


É evidente que perdendo ou ganhando a Seleção da CBF, a torcida brasileira que gosta do seu time estarão muito motivados para o duelo entre seus clubes, seja na Libertadores, Brasileirão ou Copa do Brasil.


A vida segue, com ou sem título da seleção, e o futebol não morre, perca ou ganhe o time da CBF. Ele é muito maior.


E você, ficará mais ligado ou menos interessado em futebol de acordo com o resultado da seleção canarinho em gramados sul-africanos?


Seleção da CBF? Sou indiferente...


Ceará S.C. ? Esse sim, vale a pena. Esse é meu time,representa meu estado, minha paixão.


Thiago Oliveira Braga é graduado em Filosofia - UECE e dentre outras coisas é torcedor do Ceará S.C.