Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Quando o outro é essencial.


Quando nos percebemos como donos das nossas decisões, e portanto, da nossa história, precisamos ter o cuidado de não desprezarmos as complexidades das relações humanas, lembrando que, como seres sociais, não podemos viver sozinhos, isolados, somente em comunidade, onde um dependendo do outro.



Toda vez que tomamos uma decisão, outras pessoas estão envolvidas nela, direta ou indiretamente. E isso não pode ser desprezado.


O padre Leonardo Boff escreveu um pensamento muito profundo sobre as relações humanas:


“O universo é constituído por uma imensa teia de relações de tal forma que cada um vive pelo outro, para o outro e com o outro; o ser humano é um nó de relações voltado para todas as direções.”


Ninguém pode, a partir de seus desejos, sair matando seus inimigos. Ou melhor, pode. Mas isso o tornaria um egoísta, e a curto prazo, um doente. O egoísmo, via de regra, nos deixa doentes.


Quando o filho pródigo foi embora, desconsiderou a relação que mantinha com sua família. Desprezou suas relações pessoais, e decidiu tocar a vida sozinho. E, com essa decisão, aprendeu uma dura lição: sozinho não existe vida.


Ninguém é capaz de viver sozinho.


Essa foi a lição que o Filho Pródigo aprendeu.


Portanto, cuide de suas relações pessoais, e saiba que são elas que dão sentido a vida. Não despreze esse fato, mas o leve em conta em cada vez que for tomar uma decisão.

 

E como Vinícius de Moraes certa vez cantou:
 
 
"Fundamental é mesmo o amor. É impossível ser feliz sozinho ..."
 
 
Bom final de semana.
 
 
Com vocês ao serviço d'Ele
Thiago Oliveira Braga.