Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

segunda-feira, 8 de março de 2010

khronos Vs kairós


Eu não tenho tempo ...


Talvez seja uma das palavras que mais falamos/ouvimos durante nossas semanas corridas. Que tempo estamos falando afinal? O tempo do relógio? Tempo perdido? Tempo de lazer? Todos eles tem sua importância em nossas vidas.


Mas como aproveitamos o tempo? Qual a noção de tempo que temos? Qual o significado que damos ao nosso tempo?


Existem duas palavras gregas que são traduzidas para o português como tempo: khronos e kairós. Khronos é o mais conhecido por nós. É o tempo cronológico, do cronômetro, do relógio e que é igual em todos os lugares. A noção é sempre igual - O mês tem quatro semanas, a semana tem sete dias, o dia tem 24 horas... É igual em todos os lugares. E isso é necessário, pois ajuda a organizar a vida das pessoas.


Já o kairós é diferente. É um tempo que pode ter mais ou menos minutos. Mais ou menos dias. Ele tem a ver com a intensidade com que acontecem as coisas. É o tempo/momento certo que acontece algo. E ele é indeterminado. Não se sabe ao certo quando. Não se tem poder sobre ele. Kairós e entendido como o tempo de Deus. Para Deus um dia pode ter mil anos. E mil anos pode ter um dia.


Nós baseamos nossa vida no tempo cronológico, aquele que é sequencial, programado, mas Deus está mais visível, e se manifesta de forma mais profunda no Kairós.


Em outras palavras: khronos tem a ver com o que é transitório, efêmero, passageiro. Foi e pronto. Passou! Assim com muito daquilo que fazemos em nossa rotina: escovar os dentes, vestir-se, alimentar-se, comprar um carro, dormir, dar banho no cachorro. Tudo isso é transitório.


O kairós tem a ver com o que é eterno. Aquilo que permanece. Aquilo que realmente tem um significadoprofundo para as pessoas e que khronos nenhum apagará. Não é um tempo medido, mas um tempo vivido.


O poeta Carlos Drumond de Andrade tem uma frase que ajuda a entender melhor quando ele diz que "Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata". E também uma frase de Fernando Pessoa nos ajuda a entender quando ele escreve assim:


"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".


A Bíblia nos dá o testemunho de um povo que se referia a Deus como "O Eterno". A partir de sua experiência de vida e de fé, referiam-se a Deus assim. Pois Deus é Eterno e o seu tempo é Kairós. O tempo de Deus é assim: intenso, inesquecível, marcante.


Viver a espiritualidade é viver o tempo de Deus. Por isso, viva bem cada dia, cada momento cronológico, mas não se prenda ao que é transitório. Prepare-se muito mais para aquilo que é eterno, duradouro. Viva muito mais o tempo kairós, pois assim a vida terá muito mais sentido.


Com vocês, ao serviço d'Ele, Thiago Oliveira Braga