A máxima que diz: "entre as coisas menos importantes da vida, o futebol é a mais importante", mas vejo a cada dia que o FUTEBOL é mais que um simples esporte, pode nos mostrar grandes situações, exemplos de superação e ainda por cima faz bem a saúde.
Era 21 de Maio - numa quarta feira a noite, Maracanã com 70 mil tricolores - foi um dia especial para a história do Fluminense. Um jogo que não foi tão bom, mas seu resultado final diz tudo, uma vitória que parecia perdida, e que terminou na cabeçada daquele que também havia iniciado a vitória.
Washington Stecanela Cerqueira, 33 anos,esse é o nome do personagem principal desse jogo também conhecido como "coração valente, guerreiro tricolor".
Praticamente considerado inútil para o futebol devido à doença cardíaca provocada pelo diabetes, em 2002, o atacante por pouco não encerrou a sua vitoriosa carreira tendo em vista que o esforço físico do futebol poderia levá-lo a morte.
Assim Washington interrompeu sua carreira para submeter-se a uma intervenção cirúrgica (cateterismo) e ficou dois anos fora dos gramados. Retornou em 2004 sob cuidados médicos e assim permanece até hoje.
Diariamente o atleta faz aplicação de insulina e espeta o dedo com uma agulha especial para monitorar a taxa de glicose. Além disso, faz uso de vários medicamentos para cuidar do coração e cumpre uma rigorosa e especifica dieta alimentar.
Por tudo isso, Washington é considerado um caso raro no futebol profissional. Sua dedicação e perseverança nos gramados tornam este atleta um grande vencedor.
É isso aí artilheiro. Bola pra frente.
É isso aí artilheiro. Bola pra frente.
"Coração Valente. Guerreiro Tricolor. Washington Matador".
É devido a essas histórias que vejo que o futebol não é MENOS IMPORTANTE.
Parabéns Washington! ! Parabéns "Tricolor das Laranjeiras"!
Parabéns Washington! ! Parabéns "Tricolor das Laranjeiras"!
*O Fluminense venceu o São Paulo por 3x1, com 2 gols de Washington ( o segundo gol foi de cabeça, aos 46 do 2º tempo, e o placar de 2x1 daria a classificação ao São Paulo).O Flu é semifinalista da Libertadores e joga contra o Boca Juniors da Argentina