Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Quem Sou Eu? Wer Bin Ich?


Quem Sou Eu?
Quem sou eu? Freqüentemente me dizem Que saí da confinação da minha cela De modo calmo, alegre, firme, Como um cavalheiro da sua mansão.

Quem sou eu? Freqüentemente me dizem Que falava com meus guardas De modo livre, amistoso e claro Como se fossem meus para comandar. Quem sou eu? Dizem-me também Que suportei os dias de infortúnio De modo calmo, sorridente e alegre Como quem está acostumado a vencer.
Sou, então, realmente tudo aquilo que os outros me dizem? Ou sou apenas aquilo que sei acerca de mim mesmo? Inquieto e saudoso e doente, como ave na gaiola, Lutando pelo fôlego, como se houvesse mãos apertando minha garganta, Ansiando por cores, por flores, pelas vozes das aves, Sedento por palavras de bondade, de boa vizinhança Conturbado na expectativa de grandes eventos, Tremendo, impotente, por amigos a uma distância infinita, Cansado e vazio ao orar, ao pensar, ao agir, Desmaiando, e pronto para dizer adeus a tudo isto?

Quem sou eu? Este, ou o outro? Sou uma pessoa hoje, e outra amanhã? Sou as duas ao mesmo tempo? Um hipócrita diante dos outros, E diante de mim, um fraco, desprezivelmente angustiado? Ou há alguma coisa ainda em mim como exército derrotado, Fugindo em debanda da vitória já alcançada?

Quem sou eu? Estas minhas perguntas zombam de mim na solidão.
Seja quem for eu, Tu sabes, ó Deus, que sou Teu!

Dietrich Bonhoeffer

Dietrich Bonhoeffer foi um grande teólogo protestante alemão, considerado um dos mais relevantes do século XX. Perseguido e aprisionado pelo nazismo, foi enviado a um campo de concentração, onde foi executado, já em fins da Segunda Guerra.

Sem Futuro ?


“O futuro não será mais como era antigamente ...”

Já cantava Renato Russo, enquanto embalava a juventude na década de 80/90 com sons de Legião Urbana.

Creio que está frase ilustra bem a minha geração. A tecnologia que alcançaríamos no futuro, e como nos beneficiaríamos com tamanhos progressos.

Ainda dou risadas quando lembro da ultima parte de “De volta para o Futuro” (creio que o Michael G. Fox não previa aquele tipo de futuro que tem agora).

Muito tem mudado, inclusive a forma de ver e viver o mundo, quem imaginava que o futuro estava mais perto do que imaginávamos e vivemos. E essas mudanças vem causando também grandes problemas para humanidade. Estamos demorando mais para morrer.Isso causa falência na Previdência em caráter mundial, pois os governos não tem em seus cofres o suficiente para manter os que se aposentam. Não previam que viveriam tanto, e virou um problema terrível ...

Hoje, vejo um futuro onde a tudo se impõe propina, por mais filantrópica que a coisa seja. Um futuro igual ao presente atual. Piorando ... claro. Se haverá um ARMAGEDDON, também não dependerá das máquinas como nos Terminators da vida. As maquinas quebrarão ... O software precisará sempre de um novo ajuste, garantindo a comercialização dos produtos infinitamente, e gerando mais e mais dinheiro.

Receio que tenho fugir, os homens edificam pedras que constituem o cenário que mais evitam: O fim de tudo numa resolução apocalíptica nos moldes dos religiosos. Não creio em heróis “fortões” destruindo a razão da extinção na última hora. Não creio em soluções infalíveis para extirpar o mal neste mundo (mesmo por que ela está, mais do que nunca, inserido num relativismo sem precedentes). O bom disso tudo é que nos aproximamos num ponto de tensão: Tudo começa assumir seus lugares, e as opções se resumem a apenas : MARANATA ou odiar a luz, e refugiar-se na obscuridade das luzes que produzimos nas trevas de nossas intenções ...

O futuro continua sendo o mesmo. O fim do ciclo continua exigindo que se termine por não haverem mais saídas. Eu é que fui ingênuo e quis crer que podíamos ser melhores com o tempo. O que faz melhor não nos prepara para este, mas no esboça o que poderemos “viver” no próximo. E de onde vem a certeza de um próximo mundo ? Sei que não sou daqui, quando sinto a necessidade de justiça que anda em falta. Ele não faltará.

“Bem aventurado os que tem sede de justiça, porque serão saciados ...”

Valeu galera, de férias em São Paulo, no intervalo de uma chuva e outra.Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin