Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

sexta-feira, 11 de março de 2011

A parábola do Semeador



Minhas anotações e minha leitura do sermão pregado por Ed René Kivitz em 04/02/2007 na IBAB, sobre Mateus 13: a parábola do Semeador

Nesta parábola Jesus Cristo não está falando de quatro tipos de pessoas, mas de quatro tipos de solos, que podem estar em uma só pessoa.



A semente é a palavra de Deus. A que é semeada à beira do caminho é a palavra que não é entendida. A segunda, semeada em lugares pedregosos, é a entendida superficialmente. A terceira, sufocada por espinhos, é a entendida sem comprometimento. A semente em solo fértil, que dá fruto, é entendida profundamente e que cria comprometimento com a ação.


Estes quatro solos podem surgir em nós como momentos diferentes da nossa vida. Há um risco de entender-se esta parábola de maneira maniqueista, pensando que a semente boa são os cristãos e as outras são o mundo, mas esta leitura não corresponde ao evangelho. Pergunte-se: depois de convertido você nunca mais perdeu o foco, foi terra pedregosa ?


O evangelho não é informação que descreve a realidade.


“A gravidade é a força de atração mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros”. Isso é um exemplo de informação que descreve a realidade, o evangelho não é assim. Mesmo não entendendo como ou porque, eu acredito que um foguete pode subir e sair da atmosfera, contrariando a lei da gravidade, e assim acontece (quando tudo dá certo).


Já o evangelho não é questão de acreditar ou deixar de acreditar, mas de entender e comprometer-se a agir de acordo. Não importa muito se você acredita que pode andar sobre as águas, mas se você põe o pé na água. Quando o evangelho é entendido realmente, esta verdade é interiorizada em nós, transformando-nos em outra pessoa.


Quem não entende realmente o evangelho compara-o aos prazeres da vida, à perseguição, às ilusões e acaba não se comprometendo, preferindo as coisas desta vida material.


O compromisso que vale a pena é o compromisso com o Reino de Jesus.


Este compromisso vale a pena porque Jesus é Deus. Ao comprometer-se, você terá a responsabilidade de permanecer ouvindo e praticando a Palavra.


Se você não entende ou não se compromete, não faz parte do Reino. Sim, você tem uma parte importantíssima no processo de entrada no Reino do céu. Deus nos dá a salvação de graça, mas esta graça é a oportunidade de nos sacrificarmos para ganharmos a salvação.


É como se a salvação fosse um tesouro no alto de uma montanha. Nós devemos escalar a montanha para ganharmos o tesouro, mas ele poderia não estar lá. A presença do tesouro no alto da montanha e a possibilidade o conquistarmos é a graça de Deus.


Entenda e comprometa-se.


Devemos buscar um entendimento profundo da palavra e um compromisso sério com a ação, com a prática daquilo que entendemos para darmos muito frutos espirituais e participarmos desde já do Reino de Deus que virá