Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Gol "quebra tabu" completa 10 anos.



A foto do momento exato do gol quebra-tabu, depois de 16 clássicos sem vencer o ex rival.

Já nos acréscimos, quando eles já começavam a contagem até 17, o Thiaguinho (nome de craque) sofre o pênalti, o carrasco bateu e acabou com a festa com a torCida colorida.

09.09.2001

Fortaleza 0 x 1 Ceará

Jefferson, Hilton, Alan, João Lima, Marcelo (Evaldo), Lopes, Garrinchinha, Edinho, Jairo Lenzi (Thiaguinho), Sérgio Alves e Iarley.
Técnico: Flávio Araújo.
Gol: Sérgio Alves.



O Ceará quebra o tabu de 16 jogos e derrota o Fortaleza por 1 a 0, gol de Sérgio Alves, cobrando pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, no PV, com lotação completa. A vitória alvinegra serviu também para inverter a sua posição com o tricolor, no quarto e quinto lugares, respectivamente. O clássico começou nervoso, truncado e com muitas faltas. Era o primeiro aviso de que o jogo poderia ser decidido numa simples falha, de tão rígida a marcação imposta pelas duas equipes.

Logo aos 14 minutos, Daniel Frasson perde a primeira grande chance real de gol, de dentro da pequena área, aos completar erradamente um lançamento vindo da intermediária e em seguida foi a vez de Sérgio entrar sozinho e finalizar nas mãos do goleiro Rodrigues. A resposta do Fortaleza veio com Moisés, que recebeu um presente do lateral esquerdo do Ceará, Marcelo, mas o atacante tricolor chutou para fora. Aos 40 minutos, Frasson sofre um pênalti, que Reginaldo cobre e o goleiro Jéfferson defende, garantindo, a igualdade do placar. Depois do pênalti as duas equipes ainda criaram chences de gol, mas erraram nas conclusões.

No segundo tempo, quando se esperava que os dois times retornassem taticamente com propostas diferentes, eis que acabou sendo o repeteco do primeiro tempo. A disposição dos jogadores, tanto os alvinegros como os tricolores, continuava em campo, apesar do esforço redobrado de casa um, desde de o início da partida. O atacante Clodoaldo, que recebeu marcação rígida do zagueiro João Lima, chegou a chutar uma bola contra o travessão de Jéfferson. Era um jogo marcado pelo equilíbrio, até nos últimos quinze minutos o Fortaleza passou a ter o domínio da partida, com um time mais uniforme e fazendo prevalecer o conjunto adquirido ao longo dos dois últimos anos.

E por conta disso, o Ceará procurava se defender a todo custo, mas a estas alturas já contava com o meia-atacante Thiaguinho, que entrará no lugar de Jairo Lenzi e dava mais vigor ao setor ofensivo, o qual esporadicamente ia à frente na base de contra-ataques. E foi numa dessas investidas que o mesmo Thiaguinho, perseguido por três jogadores do Fortaleza, acabou derrubado dentro da área por Moisés Teixeira. O árbitro assinalou o pênalti, que Sérgio Alves cobrou e converteu, aos 47 minutos e aos 48 o jogo foi encerrado.

Era o fim do tabu.