Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

(Re)pensando o futuro




A antiga ordem, que é a ordem dos nossos avós, dizia que para que a vida realmente fosse vivida plenamente e valesse a pena era necessário que a pessoa escrevesse um livro, tivesse um filho e plantasse uma árvore.



Fazendo uma releitura desse parâmetro popular moderno, acredito que hoje e nas eras vindouras buscaremos os mesmo objetivos, mas de formas diferentes.



Ao invés de escrever um livro escreveremos os nossos textos e colocaremos em nossos blogs, pois com o avanço da tecnologia, creio que o livro será uma peça rara, um momento de museu. Agora isso não significa que seremos uma geração ignorante, pelo contrário, nosso aprendizado será mais profundo, pois ao invés de usarmos apenas um sentido (o visual), usaremos dois ou até três (auditivo, tato, visual) em novos métodos de aprendizado, como internet, televisão, aulas altamente pedagógicas. Já é perseptível a redução de números de livros, hoje os textos vêem por email. Eu sou um amante de livros, compro toda vez que posso, mas sei que com o avanço tecnológico esse material será bem menos usado. O meio ambiente agradece.



Antigamente ter filho era um sinal de uma vida bem sucedida, de uma vida feliz, por isso, para se viver plenamente era necessário gerar um filho. Hoje em dia, filho é sinal de despesa e como cada vez mais os casamentos estão sendo postergados, os casais estão deixando para ter filhos sempre com uma idade mais avançada. Na verdade, conheço muitos casais que não tem o desejo de ter filho. Sendo assim, ao invés de buscar ter filho, se busca ter um cachorro. É mais fácil, mais econômico, não reclama, não dá trabalho. Não estou querendo dizer que isso é correto, mas se analisarmos friamente, percebermos que os novos casais estão reduzindo drasticamente o número de filhos, e muitos optaram mesmo por não tê-los.



Mesmo com a consciência popular dizendo que uma vida só teria sentido se você plantasse uma árvore, percebemos que nossos pais não levaram isso muito a sério, na verdade eles destruíram muitas árvores para construir um sonho de metal. Eles trabalharam, trabalharam e entregaram para nós um mundo próximo do colapso, na beira de um abismo irreversível. O engraçado é que muitos ainda olham para essa nova geração e têm a capacidade de denominar essa geração como irresponsável. Por isso, acredito que a geração de hoje será a geração que buscará plantar não só uma árvore, mas sim um jardim inteiro, para tentar reverter o quadro caótico deixado pelos nossos pais.



Talvez seja apenas uma reflexão utópica, mas mesmo assim aqui fica o meu palpite. Nessa nova geração manter-se-á o velho conceito de plenitude de vida de nossos pais. Todavia, trocaram os livros pelos blogs, os filhos pelos cachorros e as árvores pelos jardins.



Deus abençoe e uma boa semana.

Thiago Oliveira Braga