Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O que é oração


“A oração cristã é orar ao Pai, através do filho, mediante o Espírito Santo”. James Houston


ORAÇÃO É AMIZADE. Orar é uma resposta para o amor e a amizade de Deus. “Oração é a nossa resposta à proposta e chamado de Deus. A primeira palavra é sempre de Deus; a nós nos cabe a segunda, a reposta.” (Ricardo Barbosa– O Caminho do Coração – pág 117). Porque Deus toma a iniciativa de reconciliar consigo mesmo o mundo através de Cristo como prova de seu grande amor e justiça. Isso quer dizer que Deus nos transforma de inimigos em seus amigos. Assim, a oração é possível porque Deus toma a iniciativa de falar conosco primeiro e nós lhe respondemos em oração.


ORAÇÃO É CONHECIMENTO. Oração é um encontro de uma amizade pessoal e íntima com Deus. Nestes encontros de uma convivência amiga de oração, aprendemos a nos conhecer quando conhecemos mais a Deus. Assim, somos transformados a medida em que este encontro intensifica-se.


ORAÇÃO É TRANSFORMAÇÃO DO SER. Sóren Kierkegaard disse: “A oração não transforma a Deus, mas transforma aquele que ora”. Não oro todos os dias para mudar a Deus, a fim de que ele sempre atenda meus pedidos e realize meus desejos. Mas oro a Deus para mudar meu caráter, meu coração, meus desejos, vontades, intenções, motivações, pensamentos, atitudes, vocabulário e meu espírito diante da vida. Assim, orar é dizer “seja feita a tua vontade”, a fim de que, em nosso companheirismo com Deus, como pessoas que oram, realmente comecemos a tornar-nos diferentes. Somente assim, nosso ser inteiro começa a ser transformado pela vida e pelo espírito da oração.


ORAÇÃO É ADORAR AO PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE. Orar é entender que Deus é Pai que procura para si “verdadeiros adoradores que adoram ao Pai em espírito e em verdade”. Deus procura adoradores que oram, não apenas motivados por receber exclusivamente dádivas de Deus, nem para sentir o poder carismático de Deus, mas Deus procura filhos adoradores que oram por causa de seu amor e do desejo de ter um relacionamento íntimo e pessoal de amor com Deus pai.


ORAÇÃO É UM RELACIONAMENTO DE AMOR COM DEUS. A oração tem mais haver com o amor do que o poder de Deus. Porque até mesmo o inferno pode imitar o poder de Deus, mas é incapaz de um mínimo gesto de amor como o de Deus. Assim, no silêncio e na solitude do quarto, Deus não é apresentado como um general, o Todo-Poderoso, o Juiz, o Altíssimo, que está lá longe no alto e sublime trono nos céus e faz apresentações espetaculares de poder, milagres e maravilhas a fim de nos convencer de que é Deus, mas Jesus nos apresenta Deus como o Pai amoroso que sente prazer de está com seus filhos. A oração em secreto a Deus Pai, é o pronunciar singelo do “Aba”, o balbuciar da criança que descansa em absoluta confiança no colo do Pai.


ORAÇÃO É DESFRUTAR DA PRESENÇA DE DEUS ALÉM DAS PALAVRAS VERBALIZADAS. É viver conectado em Deus 24 horas por dias, onde o diálogo - ouvir e falar de ambas as partes – é uma rotina de uma convivência amiga e prazerosa. Assim, a oração deixar de ser exclusivamente um monólogo e passa também a ser uma disposição do coração de estar em silêncio para ouvir Deus. “A oração é muito mais uma atitude de entrega, rendição e disponibilidade do que um monólogo piedoso diante de Deus”.

Com Vocês, ao serviço d'Ele Thiago Oliveira Braga