Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Descoberto o ouro negro


Trabalho com adolescentes,seja eles na igreja, na escola ou em alguma outra atividade que venha a realizar. Isso me dá conta do que costumo fazer (ou pensar em fazer) é fruto de minha realização para com eles. Uma das praticas que temos feito como grupo é a valorização da data do dia, da semana, e sempre lembramos. É claro que existem algumas datas bem irrelevantes (como por exemplo, o dia do Filosofo ... rsrsrsrs ... brincadeira pelo fato de ser estudante de Filosofia), mas outras bem significativas.

Entrando nessa onda, eu vou postar um texto que fala de uma DESCOBERTA referente ao dia de hoje, dentro dos próximos dias deverei escrever sobre alguma data que considero que valha a pena ocupar uma espaço no nosso BLOG.

1859 – Primeiro poço de petróleo é perfurado a uma profundidade de 21m, no estado da Pensilvânia (EUA). Foi descoberto por Edwin Laurentine Drake, que utilizou um instrumento de madeira e uma perfuradora movida a vapor.

A data passou a ser considerada o nascimento da moderna indústria petrolífera.

Milhares de poços surgiram na Pensilvânia do noite para o dia. Carroças e barcaças transportavam o óleo dos campos para as refinarias.

Uma da primeiras utilizações do petróleo foi substituindo o óleo de baleia na iluminação. Passou a ser refinado em alambiques, obtendo-se assim o querosene.

Com a invenção dos motores a explosão e a diesel, as frações do petróleo que eram desprezadas passaram a ter novas aplicações.

No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em Bofete, São Paulo, entre 1892 e 1896, pelo fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo. Entretanto, só em 1939 foi descoberto petróleo em Lobato, na Bahia.

Um ano antes, tinha sido criado o Conselho Nacional do Petróleo, para avaliar os pedidos de pesquisa e lavra de jazidas de petróleo. O CNP era o responsável pela regulação das atividades de importação, exportação, transporte, distribuição e comércio de petróleo e derivados e o funcionamento da indústria do refino.

As perfurações prosseguiam em pequena escala, até que, em 3 de outubro de 1953, o presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei nº 2004, que instituiu o monopólio estatal da pesquisa e lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados e criou a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras.

A partir do início da exploração de petróleo em águas profundas, foram descobertas grandes reservas na plataforma continental brasileira. O estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo o país.

Hoje, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo. E o petróleo é uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasil.