Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Jonas - Criador ,Cria e atura!


Jonas foi um profeta israelita daTribu de Zebulão, filho de Amitai, natural Gete-Héfer. Profetizou durante o reinado de Jeroboão, Rei de Israel Setentrional. (II Reis 14:25; Jonas 1:1) Crê-se que tenha sido o escritor do livro bíblico do A.T. que leva o seu nome.


Jonas é comissionado pelo Deus de Israel para ir aNínive, capital da Assíria. A sua missão era admoestar os assírios que devido a sua crueldade e ao muito derramamento de sangue, iriam sofrer a ira Divina caso não se arrependessem dentro de quarenta dias. Os assírios eram famosos, por exemplo, por decapitar os povos vencidos, fazendo pirâmides com seus crânios. Crucificavam ou empalavam os prisioneiros, arrancavam seus olhos e os esfolavam vivos. Temendo pela sua vida, Jonas foge rumo a Társis, no SE da Península Ibérica (na moderna região da Andaluzia). Situa-se a aproximadamente 3.500 km do porto de Jope (a moderna Tel Aviv-Yafo).


Segundo o relato bíblico, durante a viagem acontece um violenta tempestade. Esta só acaba quando Jonas é lançado ao mar. Ele é engolido por um "grande peixe [em grego këtos]" (Jonas 1:17) e no seu estômago, passa três dias e três noites. Sentindo como se estivesse sepultado, nesta situação arrependido reconsidera a sua decisão. Tendo se arrependido, é vomitado pelo "grande peixe" numa praia e segue rumo para Nínive.


Mas lendo "À sombra da planta imprevisível" - Uma investigação sa Santidade vocacional, de Eugene H.Peterson. Me chamou muita atenção a oração que Jonas fez,em ação de graças no seu momento mais emblematico de todo o livro,onde ele tinha todos os motivos do mundo de murmurar,ele percebeu que era o início de uma oportunidade de fazer algo diferente,e ELE FEZ.


Oração de Jonas (2:2-9)


"Na minha angústia clamei ao Senhor,

e ele me respondeu;

do ventre do abismo gritei,

e tu ouviste a minha voz.

Pois me lançaste no profundo,

no coração dos mares,

e a corrente das águas me cercou;

todas as tuas ondas e as tuas vagas

passaram por cima de mim.

E eu disse: Lançado estou

de diante dos teus olhos;

como tornarei a olhar

para o teu santo templo?

As águas me cercaram até a alma,

o abismo me rodeou,

e as algas se enrolaram na minha cabeça.

Eu desci até os fundamentos dos montes;

a terra encerrou-me para sempre com os seus ferrolhos;

mas tu, Senhor meu Deus,

fizeste subir da cova a minha vida.

Quando dentro de mim desfalecia a minha alma,

eu me lembrei do Senhor;

e entrou a ti a minha oração,

no teu santo templo.

Os que se apegam aos vãos ídolos

afastam de si a misericórdia.

Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz de ação de graças;

o que votei pagarei.

Ao Senhor pertence a salvação."
Com vocês no serviço d’Ele, Thiago Oliveira Braga