Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Da estrada real da santa cruz‏

Extraído do Livro A Imitação de Cristo de Tomás de Kempis (Capítulo 12).



1. A muitos parece dura esta palavra: Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue a Jesus Cristo (Mt16,24). Muito mais duro, porém, será de ouvir aquela sentença final: Apartai-vos de mim, malditos, parao fogo eterno (Mt 25,41). Pois os que agora ouvem e seguem, docilmente, a palavra da cruz nãorecearão então a sentença da eterna condenação. Este sinal da cruz estará no céu, quando o Senhor vier para julgar. Então todos os servos da cruz, que em vida se conformam com Cristo crucificado, comgrande confiança chegar-se-ão a Cristo juiz.




2. Por que temes, pois, tomar a cruz, pela qual se caminha ao reino do céu? Na cruz está a salvação,na cruz a vida, na cruz o amparo contra os inimigos, na cruz a abundância da suavidade divina, nacruz a fortaleza do coração, na cruz o compêndio das virtudes, na cruz a perfeição da santidade. Nãohá salvação da alma nem esperança da vida, senão na cruz. Toma, pois, a tua cruz, segue a Jesus eentrarás na vida eterna. O Senhor foi adiante, com a cruz às costas, e nela morreu por teu amor, para que tu também leves a tua cruz e nela desejes morrer. Porquanto, se com ele morreres, também comele viverás. E, se fores seu companheiro na pena, também o serás na glória.



3. Verdadeiramente, da cruz tudo depende, e em morrer para si mesmo está tudo; não há outrocaminho para a vida e para a verdadeira paz interior, senão o caminho da santa cruz e da contínuamortificação. Vai para onde quiseres, procura quanto quiseres, e não acharás caminho mais sublimeem cima nem mais seguro embaixo que o caminho da santa cruz. Dispõe e ordena tudo conforme teudesejo e parecer, e verás que sempre hás de sofrer alguma coisa, bom ou mau grado teu; o que quer dizer que sempre haverás de encontrar a cruz. Ou sentirás dores no corpo, ou tribulações no espírito.



4. Ora serás desamparado de Deus, ora perseguido do próximo, e o que é pior não raro serás molestoa ti mesmo. E não haverá remédio e nem conforto que te possa livrar ou aliviar; cumpre que sofrasquanto tempo Deus quiser. Pois Deus quer ensinar-te a sofrer a tribulação sem alívio, para que de todote submetas a ele e mais humilde te faças pela tribulação. Ninguém sente tão vivamente a paixão deCristo como quem passou por semelhantes sofrimentos. A cruz, pois, está sempre preparada e emqualquer lugar te espera. Não lhe podes fugir, para onde quer que te voltes, pois em qualquer lugar aque fores, te levarás contigo e sempre encontrarás a ti mesmo. Volta-te para cima ou para baixo,volta-te para fora ou para dentro, em toda parte acharás a cruz; e é necessário que sempre tenhaspaciência, se queres alcançar a paz da alma e merecer a coroa eterna.



5. Se levares a cruz de boa vontade, ela te há de levar e conduzir ao termo desejado, onde acaba osofrimento, posto que não seja neste mundo. Se a levares de má vontade, aumentas-lhe o peso efardo maior te impões; contudo é forçoso que a leves. Se rejeitares uma cruz, sem dúvida acharásoutra, talvez mais pesada.



6. Pensas tu escapar àquilo de que nenhum mortal pôde eximir-se? Que santo houve no mundo semtribulação? Nem Jesus Cristo, Senhor Nosso, esteve uma hora, em toda a sua vida, sem dor esofrimento. Convinha, disse ele, que Cristo sofresse e ressurgisse dos mortos, e assim entrasse na suaglória (Lc 24,26). Como, pois, buscas tu outro caminho que não seja o caminho real da santa cruz?



7. Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio; e tu procuras só descanso e gozo? Andas errado, e muitoerrado, se outra coisa procuras e não sofrimentos e tribulações; pois toda esta vida mortal está cheiade misérias e assinalada de cruzes. E quanto mais uma pessoa faz progressos na vida espiritual, tantomaiores cruzes encontra, muitas vezes, porque o amor lhe torna o exílio mais doloroso.



8. Mas, apesar de tantas aflições, o homem não está sem o alívio da consolação, porque sente ogrande fruto que lhe advém à alma pelo sofrimento da cruz. Pois, quando de bom grado a toma àscostas, todo o peso da tribulação se lhe converte em confiança na divina consolação. E quanto maisa carne é cruciada pela aflição, tanto mais se fortalece o espírito pela graça interior. E, às vezes, tantose fortalece, pelo amor das penas e tribulações que, para conformar-se com a cruz de Cristo, nãoquisera estar sem dores e sofrimentos, pois julga ser tanto mais aceito a Deus, quanto mais e maioresmales sofre por seu amor. Não é isto virtude humana, mas graça de Cristo, que tanto pode e realiza nacarne frágil, que o espírito com ardor abraça e ama o que a natureza aborrece e foge.



9. Não é conforme à inclinação humana levar a cruz, amar a cruz, castigar o corpo e impor-lhesujeição, fugir às honras, aceitar as injúrias, desprezar-se a si mesmo e desejar ser desprezado, suportar as aflições e desgraças e não almejar prosperidade alguma neste mundo. Se olhares somente a ti,reconheces que de nada disso és capaz. Mas, se confiares em Deus, do céu te será concedida afortaleza, e sujeitar-se-ão ao teu mando o mundo e a carne. Nem o infernal inimigo temerás, seandares escudado na fé e armado com a cruz de Cristo.



10. Portanto, como bom e fiel servo de Cristo, dispõe-te a levar a cruz do teu Senhor, por teu amor crucificado. Prepara-te a sofrer muitos contratempos e incômodos nesta vida miserável, pois em todaa parte, onde quer que estiveres, ou te esconderes, os encontrarás. Convém que assim seja e não háoutro remédio contra a tribulação da dor e dos males senão sofrê-los com paciência. Bebe, generoso,o cálice do Senhor, se queres ser seu amigo e ter parte com ele. Entrega a Deus as consolações, paraele dispor delas como lhe aprouver. Tu, porém, dispõe-te a suportar as tribulações e considera-ascomo as consolações mais preciosas, porquanto não têm proporção as penas do tempo com a glóriafutura (Rom 8,18) que havemos de merecer, ainda que tu só as devesses sofrer todas.



11. Quando chegares a tal ponto que a tribulação te seja doce e amável por amor de Cristo, dá-tepor feliz, pois achaste o paraíso na terra. Enquanto o padecer te é molesto e procuras fugir-lhe, andasmal, e em toda parte te persegue o medo da tribulação.



12. Se te resolveres ao que deves, isto é, a padecer e morrer, logo te sentirás melhor e acharás paz.Ainda que fosses arrebatado, com S.Paulo, ao terceiro céu, nem por isso estarias livre de sofrer algumacontrariedade. Eu, diz Jesus, mostrar-lhes-ei quanto terá de sofrer por meu nome (At 9,16). Não te resta,pois, senão sofrer se pretendes amar e servir a Jesus para sempre.



13. Oxalá fosses digno de sofrer alguma coisa pelo nome de Jesus! Que grande glória resultaria para ti,que alegria para os santos de Deus, e que edificação para o próximo! Pois todos recomendam apaciência, ainda que poucos queiram praticá-la. Com razão devias padecer, de bom grado, estepouco por amor de Cristo, quando muitos sofrem pelo mundo coisas incomparavelmente maiores.



14. Fica sabendo e tem por certo que tua vida deve ser uma morte contínua, e quanto mais cada ummorre a si mesmo, tanto mais começa a viver para Deus. Só é capaz de compreender as coisas docéu quem por Cristo se resolve a sofrer toda adversidade. Nada neste mundo é mais agradável a Deusnem mais proveitoso a ti, que o sofrer, de bom grado, por Cristo. E se te dessem a escolha, antesdeverias desejar sofrer adversidade, por amor de Cristo, do que ser recreado com muitas consolaçõesporque assim serias mais conforme a Cristo, e mais semelhante a todos os santos. Porquanto nãoconsiste nosso merecimento e progresso espiritual em ter muitas doçuras e consolações, mas em sofrer grandes angústias e tribulações.



15. Se houvera coisa melhor e mais proveitosa para a salvação dos homens do que o padecer, Cristo,de certo, o teria ensinado com palavras e exemplo. Pois claramente exorta seus discípulos e quantos odesejam seguir a que levem a cruz, dizendo: Quem quiser vir após mim renuncie a si mesmo, tome suacruz, e siga-me (Lc 9,23). Seja, pois, de todas as lições e estudos este o resultado final: Cumpre-nospassar por muitas tribulações, para entrar no reino de Deus (At 14,21).