Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dia da Juventude... na África do Sul




O Uruguai venceu por 3 a 0 a Áfricado Sul pela 2 rodada do grupo A da Copa do Mundo, mas mesmo assim na África do Sul foi dia de festa. No dia 16 de junho é comemorado o dia nacional da Juventude: há 34 anos (1936), em Soweto, o jovem estudante Hector Peterson (foto) foi assassinado ela polícia durante um protesto pela liberdade e contra o regime racista.

Naquela ocasião, cerca de 10 mil estudantes negros protestam pacificamente contra o ensino obrigatório do afrikaans ( a lingua dos governantes do Apartheid). A polícia respondeu com violência e dezenas de estudantes morreram.


Os "bafana bafana", que também hoje entraram em campo cantando e dançando, sabem que o país ainda sofre com violência, os negros ainda são mais pobres (um exemplo em tempo de Copa), o rancor ainda não desapareceu por completo, mas sabem também que, graças a movimentos como esse também àquele trágico dia 16, a África do Sul tornou-se um País melhor.

E celebremos a Copa do Mundo. Celebremos com ALEGRIA.

Um comentário:

George Facundo disse...

essa história me fez lembrar do filme invictus que eu tenho que ver...