Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Soneto de Criação


Deus te fez numa fôrma pequenina
De uma argila bem doce e bem morena
Deu-te uns olhos minúsculos de china
Que parecem ter sempre um olhar de pena

Banhou-te o corpo numa fonte fina
Entre os rubores de uma aurora amena
E por criar-te assim, leve e pequena
Soprou-te uma alma calma, cálida e divina.


Tão formosa te fez, tão soberana
Que dar-te aos anjos por irmã queria
Mas ao plasmar-te a carne predileta


Deus, comovido, te criara humana
E para tua justa moradia
Atirou-te nos braços do poeta.



Vinícius de Moraes

A responsabilidade de influenciar pessoas

1. O LÍDER é sempre o primeiro a pisar o território inimigo, e o último a deixar o campo de batalhas.

2. O LÍDER não deve deixar os feridos pelo meio do caminho, mas cuidar-lhe dos ferimentos, mesmo que isso pareça comprometer o avançar da batalha.

3. O LÍDER é líder de gente, não de coisas. Ele constrói relacionamentos, não prédios, ele fica no meio do povo, não atrás da mesa. Ele é uma pessoa e não um robô. Ele é um santo, não um anjo.

4. O LÍDER se preocupa em atacar o inimigo, e não ao outro. Pois, na guerra espiritual na qual está envolvido, ele bem sabe que seu adversário não é de carne e osso, e por isso, não aponta suas armas contra si mesmo.

5. O LÍDER não pode exigir o que não consegue ser ou fazer. Não deve impor sobre os ombros dos outros os fardos que ele mesmo não consegue carregar.

6. O LÍDER não pode aproveitar-se de sua posição para massacrar mentalidades mais fracas, para “entrar rasgando”, para estuprar a alma carente de tão perdida e já invadida pela vida ímpia.

7. O LÍDER só pode indicar o caminho a seguir. Ele não pode decidir pelo outro. Ele toma pequeninos pela mão, mas não os empurra e nem força ninguém a fazer escolhas. Ele deixa as pessoas crescerem.

8. O LÍDER não convence na marra, não usa de ameaças e persuasão, não intimida criancinhas, não é um tirano. O LÍDER é capaz de ser doce, sem ser permissivo! Não é um vovô bonachão que fica distribuindo pirulitos, mas também não é um pai tão severo quanto ausente.

9. O LÍDER não fica procurando em quem bater: não sai metendo o pé em barracas, caçando orelhas para puxar, gente para envergonhar, para expor, punir, apontar o dedo. Ele não “chuta o balde”, a não ser com os cínicos, com os que vendem religião, com os que comercializam a fé, com os desconvertidos mal-intencionados.

10. O LÍDER considera o outro superior a si mesmo, ele valoriza o “insignificante”, ele honra os anônimos, ele ama os fracos, e se esforça por não escandalizá-los. Ele se faz um igual.

11. O LÍDER é mais que um diácono, mais que um ancião, ministro ou presbítero, é mais que um auto-denominado bispo ou apóstolo. Ele é um filho amado do Pai, irmão de seus irmãos, que os serve com seus dons. Serve sem procurar ser servido.

12. O LÍDER tem convicções, mas isso não significa que não possa mudar, abrir mão, repensar. O LÍDER NÃO É INFALÍVEL! Ele não tem sempre os melhores planos e conselhos (para muitos, idéias são como crianças: As nossas são sempre melhores).

13. O LÍDER pode rever seus conceitos, admitir falhas sem ter vergonha. Ele aprende com o passado, sem ficar nele. Ele olha para o futuro, mas não vive nas nuvens das ilusões infantilizadas.

14. O LÍDER deixa os outros terem idéias também, ele não é a origem de tudo, a fonte de tudo, não possui inspiração exclusiva, discernimento permanente.

15. O LÍDER, quando fala, fala a verdade. Ele é transparente, autêntico. E quando a verdade doí, ele a fala com dor. Como quem não quisesse falar, confrontar. Ele precisa expor a verdade, mas ele não faz isso pra rachar, pra quebrar de vez.

16. O LÍDER não fica cavando pecados alheios para se divertir com eles. Ele olha primeiro para dentro de si, e sonda diariamente seu coração de crente.

17. O LÍDER não pode apedrejar ninguém, salvo exceção: os líderes que não tem pecado! Esses podem castigar, “depenar” e escarniçar os pecadores.

18. O LÍDER não pode ficar preocupado com sua reputação. Ele precisa encarar com naturalidade ser alvo de críticas e pré-julgamentos. Ele precisa saber acolher, abraçar e beijar até os que, ocultamente, não retém suas línguas afiadas.

19. O LÍDER, porém, também não é escravo de seu comportamento. Ele não é um ator. O LÍDER não precisa fazer caras e bocas. Precisa ter uma só face, sem mascaramentos. Não deve ser ora sim, ora não, de acordo com a conveniência.

20. O LÍDER não precisa ter voz de líder, roupa de líder, postura de líder, olhar de líder. O LÍDER precisa ter coração de servo, vestes brancas, joelhos flexionados e olhos de compaixão.

21. O LÍDER não precisa gritar por respeito, testar a obediência, verificar o alcance de sua autoridade. Ele não precisa apresentar títulos, ostentar currículo, berrar sua posição.

22. O LÍDER não pode “chorar suas pitangas” pelos corredores, não pode se “empanelar”, fazer bico, montar fã-clube, ser parcial, tendencioso, político.

23. O LÍDER abre mão de seus direitos, raramente se defende. Ele defende sua Causa: o Reino! Ele não se glorifica. Ele glorifica seu Rei: Jesus!

24. O LÍDER não é auto-suficiente. Não é LÍDER de si mesmo. Professor de si mesmo. Pastor de si mesmo. Fã de si mesmo! Seu lema é DEPENDÊNCIA OU MORTE!

25. O LÍDER não é um super-heroí. Ele também chora, também cansa, também tem mau-humor, dias difíceis de tristeza e solidão. Ele também precisa de ombro do irmão e do colo do Pai.

26. O LÍDER precisa aprender a descansar, a parar, dar um tempo, refletir, sossegar o coração cansado, estar à sombra, retirar-se, reciclar-se, recostar-se aos pés de Mestre.

27. O LÍDER precisa saber frear-se, conter impulsões, controlar a vontade de tanto falar e pouco ouvir, a ânsia por dominar, argumentar, concluir, finalizar... colocar pontos finais. Precisa deixar uma margem de espaço para o outro caminhar sem opressão.

28. O LÍDER não ama e nem é amado por causa de seu desempenho. Ele não é um ativista, não deve se preocupar em agradar a todos, mas sempre a Deus.

29. O LÍDER busca ser fiel e não bem-sucedido. Ele sabe que obedecer é melhor que sacrificar. Líderes que não obedecem a Deus não podem ser obedecidos.

30. O LÍDER sabe que essa peleja não é café-com-leite, que a guerra (War) não é um jogo. A caminhada cristã não é de mentirinha. Sabe que a Igreja não é um tabuleiro, e as vidas não são peças de um game de estratégia.

www.caiofabio.com

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Minha declaração de fé


Viv Grigg escreveu um livro chamado “Servos entre os pobres”.Ele é um neozelandês que adotou uma vida de pobreza voluntária e mudou-se para uma favela em Manila, nas Filipinas, para conviver com os pobres que lá viviam na década de 1970 e compartilhar com eles o amor de Deus.

Ele deu cinco conselhos (acrescentando mais um), e a partir daí fiz minha declaração de fé como eu gostaria de relacionar com o que eu entendo que é REINO DE DEUS.

1. Ganhe muito
2. Gaste pouco
3. Não acumule nada
4. Doe generosamente
5. Durma em paz
Extra: Não se venda


1. Ganhe muito

É verdade, desde de cedo , temos essa responsabilidade de ganharmos muito, mas muito não é quantidade, é ganhar o máximo que pudermos ganhar.

Mas daí eu entendi que “ganhar muito” é gerar riqueza com meus relacionamentos, com talentos, capacidades, educação e sobretudo no Reino de Deus, que no caso seria investir onde ninguém quer investir, é ser sensível na missão que Deus tem dado a cada um, a longo prazo, isso sim é o melhor conselho de investimento.

2. Gaste pouco

Na tradução da minha declaração de fé seria: Desenvolver um estilo de vida simples.Mas hoje em dia, falar de vida simples é algo um tanto quanto confuso.

Daí eu sempre me questiono: quantos pares de sapato são necessários para que eu seja considerado “simples”?
Quantas camisas no guarda roupa equivalem para uma vida “simples”?
Qual o bairro traduz um vida simples ?
Cada um vai ter sua resposta, cada um vai ter seu padrão, critério, mas que esse é um desafio que temos de avaliar, isso é.
Mas afinal, para que temos que desenvolver um estilo de vida simples ?

3. Não acumule nada

A lógica financeira da sociedade é quanto mais a gente poupa, mais a gente tem, na matemática financeira do Reino de Deus, quanto mais partilha, mais a gente tem, é uma dinâmica diferente.
Você quer receber boa noite, dê boa noite. Você quer receber amor, dê amor. Você quer ser amado,ame.
O fluxo do Reino é contra cultural.

4. Doe generosamente

Sinceramente, eu só acredito que existe uma maneira de Deus transformar uma pessoa rica, é para transformá-lo num doador.
Calvino dizia que nós cristãos somos a despensa de Deus no mundo.
O que temos não é nosso, está sobre o nosso cuidado para que seja repartido, compartilhado e doado.

5. Durma em paz
I Timóteo 6.17 esclarece Mateus 6.
Texto nos estimula a dar, a contribuir,qualquer coisa que tenha chegado as nossas mãos, qualquer riqueza, qualquer valor, qualquer conteúdo, qualquer tesouro que tenhamos nas mãos, o Senhor nos adverte que a maneira de dormirmos em paz é dar, é repartir, é contribuir, é compartilhar.

João Wesley: “Sabe o que eu faço quando chega um dinheiro ao meu bolso, eu me livro dele antes que ele encontre o caminho do meu coração.”

Será que nos sabemos viver assim ?

Será que seremos capazes de aprender a viver com menos, será que seremos capazes de acreditar mais do mesmo não resolve o nosso problema. Se você não ficar feliz com duas plásticas, não ficará com a terceira.

Se não ficou feliz com seus três sapatos, não será o quarto te fará feliz.
Será que aprenderemos a viver com menos, que acreditamos que seja necessário para nós vivermos, será que aprenderemos a doar generosamente.
Será que aprenderemos a repartir, compartilhar, dar, em vez de acumular, poupar, entesourar ...
Uma coisa é certa, se nós aprendermos isso nós vamos dormir em paz.
Agora enquanto tivermos tentando guardar as riquezas debaixo das asas, as noites serão insones.
Finalizando.

Tópico extra: Não se venda.

No afã de ganhar e multiplicar, não se venda, não use os outros, não seja desonesto, não ganhe mais do que é justo, não se aproveite da vulnerabilidade dos outros, não trate seu próximo como adversário e seu concorrente como inimigo.
Não comprometa a sua integridade, seu caráter.

Sabe como eu entendo o NÃO SE VENDA, eu falo para mim mesmos”não confunda preço com valor”.

Não se iluda, toda escolha tem seu preço, umas com valores altos outras com valores quase desprezíveis. Tenho um primo muito querido que chama-se Breno Levi. Ele um dia teve um sonho de fazer faculdade de Medicina.E ele passou; só que em Barbalha (Fica entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte na região do vale do Cariri e fica a 503Km de Fortaleza).

O “preço” de passar em Barbalha foi infinitamente maior do que passar em Fortaleza. Não é apenas pela ausencia da família, amigos e irmãos (ele tem outros 3), mas as impossibilidade que ele tem que conviver todos os dias e sobretudo a saudade que a distância tem lhe privado.
O preço de prestar vestibular fora foi um, mas o valor é bem maior.
Mas também acredito que esse tempo longe de casa lhe fez valorizar muito mais as coisas simples da vida, que provavelmente não eram vistos com os “mesmos olhos”.

Ganhe muito, mas ganhe pelos caminhos da justiça. Não faça atalhos para ganhar, pois o caminho do atalho é o caminho da perda.
Não sei se fazer declarações de fé estejam em alta.Só sei que sinto que está na hora de parar e repensar até que ponto posso continuar nessa corrida, e escolho o fluxo “tradicional” ou escolho o contra cultural que prefiro chamar de Reino de Deus.
Com vocês ao serviço d'Ele Thiago Oliveira Braga

Pessoas inteligentes


Conta-se que numa cidade do interior, um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia.

Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2.000 REIS. (Apenas uma forma de comparação).

Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos. Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.

- 'Eu sei' - respondeu o tolo assim: 'Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda.'

Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante é:

A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.

'O maior prazer de uma pessoa inteligente é bancar o idiota, diante de um idiota que banca o inteligente'.
Arnaldo Jabor

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fonte de vida



Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida. (Prov. 4,23)
Foto do batismo do João Pedro, no dia 19 de Abril de 2009.Na foto Padre Cristiano (gente finissima, parceiro do meu irmão nos tempos de seminário, Vanderlene e o Braga Neto - meu irmão - , pais do João Pedro).

domingo, 19 de abril de 2009

Falando comigo?


“Quando você lê a Palavra de Deus, você deve constantemente dizer a si mesmo: ‘Ela está falando comigo, e sobre mim.’”


Søren Kierkegaard (Teólogo e filósofo dinamarquês e o mais profundo pensador do século XIX).

Frases da Madre


Seja fiel nas pequenas coisas porque sua força se encontra nelas.

Eu não oro por sucesso, peço apenas fidelidade.

Nesta vida não podemos fazer grandes coisas. Podemos fazer somente pequenas coisas com grande amor.

Não é a magnitude de nossas ações, mas quanto amor depositamos nelas, que importa.

Não pense que o amor, para ser genuíno, tem que ser extraordinário. O que precisamos é amar sem nos cansarmos.

Se você julga as pessoas, você não tem tempo para amá-las.

Jesus disse para amar uns aos outros. Ele não disse para amar o mundo todo.

Amor começa cuidando dos mais próximos - dos de casa.

O milagre não é fazermos essa obra, mas que somos felizes ao fazê-la.

Nós mesmos sentimos que o que fazemos é apenas uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor sem ela.

Madre Tereza de Caucutá

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fortaleza: 283 anos de história


Eu tenho orgulho de ter nascido nessa cidade, capital do meu Ceará de muitos paradoxos, mas que definitivamente é abençoada por Deus.

Eu já rodei do Pará a Santa Catarina , e não conheci terra melhor, sem falar no carinho da mãe, do sotaque, da “mulecagem”, da Tapioca, do “xêro” do mar.

Hoje, eu amanheci numa chuva incomum, mas com esperança no presente e no futuro da nossa terra. “Fortaleza, Fortaleza, sempre havemos de amar”.

Fortaleza definitivamente guarda o charme de ser uma das melhores cidades para se viver no País.

Parabéns , aniversariante. 283 anos de muita beleza.
Com vocês, ao serviço d'Ele,
Thiago Oliveira Braga

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dom Hélder Câmara


Dom Hélder Pessoa Câmara (Fortaleza,7 de fevereiro de 1909 - Recife,27 de Agosto de 1999), morreu aos 90 anos. Foi bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro e integralista. Pregava uma igreja simples voltada para os pobres e a não-violência.

Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

Dom Hélder durante sua tragetória eclesiástica foi, sem sombra de dúvidas um dos maiores líderes da Igreja Católica brasileira, considerado o pioneiro no movimento renovador conhecido por “opção pelos pobres”.
“ Quando eu partilho o pão com o pobre me chamam de SANTO.
Quando eu pergunto por que ele é pobre, me chamam de COMUNISTA.”
“Quando sonhamos sozinhos é só um sonho; mas quando sonhamos juntos é o início de uma nova realidade”.
"Pobreza é suportável, mas miséria é uma acinte à natureza humana”.
“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante ...Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo...”

"As pessoas são pesadas demais para serem levadas nos ombros. Levo-as no coração."

"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa.

Mas graça das graças é não desistir nunca."

"Não há penitência melhor do que aquela que Deus coloca em nosso caminho todos os dias."

"A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."

"Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver."

“Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes."

“ Mais que comum dos dias, olhei o mais que pude os rostos dos pobres, gastos pela fome,
esmagados pelas humilhações, e neles descobri teu rosto, Cristo Ressuscitado!”


“Para além, muito além dos egoísmos individuais, dos egoísmos de classe, dos egoísmos nacionais, é preciso abraçar, sorrir, trabalhar”.

“Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus.”

“Tem pena, Senhor,tem carinho especialcom as pessoas muitológicas, muito práticas,muito realistas, que seirritam com quem crêno cavalinho azul”

"Só as grandes humilhaçõesnos levam ao recesso último de nós mesmos,lá, onde as fontes interioresnos banham de luz,de alegria e de paz."

“Diante do colar belocomo um sonho admirei,sobretudo o fio que uniaas pedras e se imolavaanônimo para que todosfossem um.”

Dom Hélder Câmara

domingo, 5 de abril de 2009

Todas as cartas de amor são ridículas


Todas as cartas de amor são ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossemRidículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas. Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que sãoRidículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

Fernando Pessoa

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Para pensar a linguagem...

Início do show do grupo Teatro Mágico, com poema de Fernando Anitelli, em que se fala de forma irônica, crítica, bem-humorada e extremamente inteligente sobre a língua portuguesa e suas estruturas e formas.
Prestem muita atenção ao jogo de palavras.

Sintaxe À Vontade
(Fernando Anitelli)

"Sem horas e sem dores
Respeitável público pagão ..."
todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser
todo verbo é livre para ser direto ou indireto
nenhum predicado será prejudicado
nem tampouco a frase, nem a crase,nem a vírgula e ponto final!
afinal,
a má gramática da vida nos põe entre pausas, entre vírgulas
e estar entre vírgulas pode ser aposto
e eu aposto o oposto que vou cativar a todos
sendo apenas um sujeito simples
um sujeito e sua oração
sua pressa, sua prece
que enxerguemos o fato
de termos acessórios pra nossa oração
separados ou adjuntos, nominais ou não
façamos parte do contexto
sejamos todas as capas de edição especial
mas, porém, contudo, entretanto, todavia, não obstante
sejamos também a contra-capa
por que ser a capa e ser a contra-capa
é a beleza da contradição
é negar a si mesmo
e negar a si mesmo
é muitas vezes, encontrar-se com Deus
com o teu Deus
Sem horas e sem dores
Que nesse encontro que acontece agora
cada um possa se encontrar no outro e o outro no um
até porque...
tem horas que a gente se pergunta...
por que é que não se juntatudo numa coisa só?