Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Minha declaração de fé


Viv Grigg escreveu um livro chamado “Servos entre os pobres”.Ele é um neozelandês que adotou uma vida de pobreza voluntária e mudou-se para uma favela em Manila, nas Filipinas, para conviver com os pobres que lá viviam na década de 1970 e compartilhar com eles o amor de Deus.

Ele deu cinco conselhos (acrescentando mais um), e a partir daí fiz minha declaração de fé como eu gostaria de relacionar com o que eu entendo que é REINO DE DEUS.

1. Ganhe muito
2. Gaste pouco
3. Não acumule nada
4. Doe generosamente
5. Durma em paz
Extra: Não se venda


1. Ganhe muito

É verdade, desde de cedo , temos essa responsabilidade de ganharmos muito, mas muito não é quantidade, é ganhar o máximo que pudermos ganhar.

Mas daí eu entendi que “ganhar muito” é gerar riqueza com meus relacionamentos, com talentos, capacidades, educação e sobretudo no Reino de Deus, que no caso seria investir onde ninguém quer investir, é ser sensível na missão que Deus tem dado a cada um, a longo prazo, isso sim é o melhor conselho de investimento.

2. Gaste pouco

Na tradução da minha declaração de fé seria: Desenvolver um estilo de vida simples.Mas hoje em dia, falar de vida simples é algo um tanto quanto confuso.

Daí eu sempre me questiono: quantos pares de sapato são necessários para que eu seja considerado “simples”?
Quantas camisas no guarda roupa equivalem para uma vida “simples”?
Qual o bairro traduz um vida simples ?
Cada um vai ter sua resposta, cada um vai ter seu padrão, critério, mas que esse é um desafio que temos de avaliar, isso é.
Mas afinal, para que temos que desenvolver um estilo de vida simples ?

3. Não acumule nada

A lógica financeira da sociedade é quanto mais a gente poupa, mais a gente tem, na matemática financeira do Reino de Deus, quanto mais partilha, mais a gente tem, é uma dinâmica diferente.
Você quer receber boa noite, dê boa noite. Você quer receber amor, dê amor. Você quer ser amado,ame.
O fluxo do Reino é contra cultural.

4. Doe generosamente

Sinceramente, eu só acredito que existe uma maneira de Deus transformar uma pessoa rica, é para transformá-lo num doador.
Calvino dizia que nós cristãos somos a despensa de Deus no mundo.
O que temos não é nosso, está sobre o nosso cuidado para que seja repartido, compartilhado e doado.

5. Durma em paz
I Timóteo 6.17 esclarece Mateus 6.
Texto nos estimula a dar, a contribuir,qualquer coisa que tenha chegado as nossas mãos, qualquer riqueza, qualquer valor, qualquer conteúdo, qualquer tesouro que tenhamos nas mãos, o Senhor nos adverte que a maneira de dormirmos em paz é dar, é repartir, é contribuir, é compartilhar.

João Wesley: “Sabe o que eu faço quando chega um dinheiro ao meu bolso, eu me livro dele antes que ele encontre o caminho do meu coração.”

Será que nos sabemos viver assim ?

Será que seremos capazes de aprender a viver com menos, será que seremos capazes de acreditar mais do mesmo não resolve o nosso problema. Se você não ficar feliz com duas plásticas, não ficará com a terceira.

Se não ficou feliz com seus três sapatos, não será o quarto te fará feliz.
Será que aprenderemos a viver com menos, que acreditamos que seja necessário para nós vivermos, será que aprenderemos a doar generosamente.
Será que aprenderemos a repartir, compartilhar, dar, em vez de acumular, poupar, entesourar ...
Uma coisa é certa, se nós aprendermos isso nós vamos dormir em paz.
Agora enquanto tivermos tentando guardar as riquezas debaixo das asas, as noites serão insones.
Finalizando.

Tópico extra: Não se venda.

No afã de ganhar e multiplicar, não se venda, não use os outros, não seja desonesto, não ganhe mais do que é justo, não se aproveite da vulnerabilidade dos outros, não trate seu próximo como adversário e seu concorrente como inimigo.
Não comprometa a sua integridade, seu caráter.

Sabe como eu entendo o NÃO SE VENDA, eu falo para mim mesmos”não confunda preço com valor”.

Não se iluda, toda escolha tem seu preço, umas com valores altos outras com valores quase desprezíveis. Tenho um primo muito querido que chama-se Breno Levi. Ele um dia teve um sonho de fazer faculdade de Medicina.E ele passou; só que em Barbalha (Fica entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte na região do vale do Cariri e fica a 503Km de Fortaleza).

O “preço” de passar em Barbalha foi infinitamente maior do que passar em Fortaleza. Não é apenas pela ausencia da família, amigos e irmãos (ele tem outros 3), mas as impossibilidade que ele tem que conviver todos os dias e sobretudo a saudade que a distância tem lhe privado.
O preço de prestar vestibular fora foi um, mas o valor é bem maior.
Mas também acredito que esse tempo longe de casa lhe fez valorizar muito mais as coisas simples da vida, que provavelmente não eram vistos com os “mesmos olhos”.

Ganhe muito, mas ganhe pelos caminhos da justiça. Não faça atalhos para ganhar, pois o caminho do atalho é o caminho da perda.
Não sei se fazer declarações de fé estejam em alta.Só sei que sinto que está na hora de parar e repensar até que ponto posso continuar nessa corrida, e escolho o fluxo “tradicional” ou escolho o contra cultural que prefiro chamar de Reino de Deus.
Com vocês ao serviço d'Ele Thiago Oliveira Braga

Nenhum comentário: