Opinião
Diario do Nordeste. Fortaleza - CE. Quarta-feira,26 de Setembro de 2007
O FIM DE UMA ERA
Por Marcos Antônio Ramos Cunha - Economista
Todos nós um dia já fomos ou seremos tomados pela dor da perda. No sábado 22, ao ler o jornal Diário do Nordeste, como faço todas as manhãs, fui engolido por este duro e intenso sentimento ao ler a reportagem sobre o encerramento das atividades do Colégio Marista Cearense.
Já se sabia que o gigante definhava. Porém, por maior que fosse sua agonia, por pior que fosse seu calvário, por mais grave que fosse sua saúde, havia sempre a esperança de que ele se soerguesse.
O paciente terminal já tem dia certo para a retirada dos aparelhos que teimosamente ainda o mantêm vivo: 31 de dezembro de 2007.
Como não lembrar de sua suntuosa fachada, sua doce capela, suas majestosas escadarias de madeira, seu enorme pátio interno, sua cantina, seu auditório, suas quadras, seu campo de futebol, seu belíssimo ginásio poliesportivo, seus deliciosos bebedouros da mais pura água mineral, seu lindo aquário, seus amplos corredores e suas imensas e arejadas salas de aula?Como se esquecer das Olimpíadas Champagnat, do Grêmio José de Alencar, da Feira de Ciências, daquele maravilhoso hino que até hoje impregna meus ouvidos, dos bravos Irmãos Maristas, dos dedicados professores, dos eficientes funcionários que nos tratavam como filhos e das imensas e intensas amizades que cultivamos até os dias atuais?
Ao Colégio Cearense do Sagrado Coração — era assim que todos os seus alunos iniciavam o cabeçalho das atividades escolares — devo, juntamente com a minha família, tudo o que há de melhor em mim: gratidão, formação de caráter, honra, ética, dignidade e respeito às pessoas, aos animais e à natureza.Cerram-se as portas e os janelões daquele que ao lado do Liceu do Ceará foi a maior instituição de ensino alencarino.Como diz um trecho da letra de seu magnífico hino
“... em todos os instantes do nosso combater, sejamos constantes e fiéis até morrer”.
Estou de luto. O Estado do Ceará mais ainda.
8 comentários:
...é verdade só irão ficar saudades e lembranças e pezar de quem não foi um anulo marista!!!
caramba Thiago.. teu texto me fez reviver cada um dos meus 10 anos no Marista.. emocionante.
é uma grande perda.. triste mesmo =T
Marista de Coração!!
daqui do rio de janeiro eu choro de saudades e de uma tristeza que eu nunca senti antes!!!
alguns dos melhores anos da minha vida foram lá e eu me lembro com carinho de cada cantinho daquele lugar!
muita história.
CARACA QUE TRISTEZA...PASSEI DOIS ANOS MAS QUE SE TORNARAM ETERNOS E QUE NUNCA ESQUECEREI.AMIZADES INESQUECIVEIS,PROFESSORES SUPER CAPACITADOS E COMPROMETIDOS , MUITAS MAS MUITAS HISTÓRIAS BOAS PARA SE CONTAR.
FICA AQUI O MEU DEPOIMENTO E MINHA ETERNA SAUDADE DESSE GRANDIOSO COLÉGIO QUE PARA MIM FOI ONDE CRIEI GRANDES AMIGOS!
eu passei muito pouco tempo lá, se pensar em anos, mas foi uma vida, se eu comparar o que vivi lá dentro! não dá pra acreditar!
Saudades eternas e jamais serão esquecidas....Grande Grêmio José de alencar e Fm Marista quem não conheceu Régis de Oliveira...todas as manhãs e noites...grandes festas....tudo foi maravilhoso, inesquecível, e demais !!! Juventude Marista ontem, hoje e sempre !
TRISTE FIQUEI E SAUDOSO SEREI ETERNAMENTE, POIS MINHA INFÂNCIA E ADOLECÊNCIA PASSEI AO LADO DE GRANDES PESSOAS: IRMÃOS MARISTAS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, COLEGAS E AMIGOS DE UMA VIDA. FORAM 13 ANOS, OS QUAIS MARCARAM PROFUNDAMENTE A MINHA EDUCAÇÃO, MINHA FORMAÇÃO RELIGIOSA, MEU CARÁCTER E MINHA PERSONALIDADE.
A TODOS QUE PARTICIPARAM COMIGO" À sombra do estandarte de Maria", O MEU MUITO OBRIGADO.
bom comeco
Postar um comentário