Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Nossa cidade tem história


Fortaleza tem passado sim. Querem ver? Você viveu ou conhece alguém que é do tempo em que.....

A COBAL ficava na esquina da rua Assunção com Antonio Pompeu.Vendia-se "chegadim" de porta em porta (o "veinho" passava tocando o triângulo)

O verdureiro ia de porta em porta montado no jumentinho e vendendo verduras frescas.O algodão doce era feito na hora e na cor que vc escolhia (rosa, amarelo, azul...)

Na véspera do Natal ir até a Praça do Ferreira ver as vitrines das lojas todas com enfeites natalinos era moda.

Era chique ir na Lobrás subir e descer na "primeira" escada rolante da cidade.Usar sapato "carinha de bebê", calça cocota e blusa frente única era luxo!

Tempo dos "mingaus pops" da Tatarana, Trasteveri e Santa Esmeralda.

Ir pro escorrega la vai um, o primeiro Cine Driving em Fortaleza.

- Lembra dos fuscas pretos da polícia (TETÉUS)? (é o novo!!!)

Da velha Ponte Metálica em tempo de cair mas não caia.Tempo da Mesbla na Senador Pompeu e da Flama na praça do Ferreira (Símbolo de distinção)Ir ao Recreio Clube de Campo era uma viagem com muito verde e salinas pelo caminho.Havia o restô Toca do Coelho.

E do restaurante Cirandinha em frente do comercial clube ??Das peixadas no restô "Alfredo o Rei da Peixada" e sempre aparecia um boneco ventríloquo para divertir a gente.

Do pequeno zoológico que havia no Parque das Crianças.Ir a shows no Ginásio Paulo Sarasate (Rita Lee, Gilberto Gil, Elba, Ney Matogrosso, Moraes Moreira entre outros).

Ir a Jericoacoara de barco (saindo de Camocim) Jeri sem energia, sem hotel ou pousada (o povo ficava em casa de Pescador)Do bronzeador "Nude bronze", e do "Rayto del sol" diretamente do Paraguai.

Comprar Mentex antes de assistir filme no Cine São Luiz.Do batom rollon sabor morango da Avon que era vendido exclusivamente na Casa Parente do Centro.

Da pizza no Jairo na Av. Santos DumontIr a Feira das Flores no passeio Público (quando ainda era um ambiente familiar).Assistir aos sábados pela TV o programa do Irapuan Lima (com a Xuxa cearense) e do Chacrinha.

Do barzinho Carbono 14.Ir aos domingos ao aeroporto ver os aviões decolarem e andar de charrete na praça em frente com os carneirinhos puxando.Tempo do Edifício Avenida na esquina da Barão do Rio Branco com Duque de Caxias.Usar decote canoa era alta moda.
Da revista POP.Da touquinha da Miss Lene, do vestido tomara-que-caia (que as vezes caía), blusa de elastex,Ferro à carvão comprado ali perto do Zé Pinto na Bezerra de Menezes.Da feirinha da Pça. Portugal na sexta feira.Da feirinha da 13 de Maio aos sábados.Do Jardim da Menopausa (Aquarius) na Beira-mar.Início das bandas de carnavais Periquito da Madame, Que M... é essa?
Bandalheira, Quem é de Bem fica;Das Lojas Di Roma, Xepão, Xepinha, Carvalho Borges, Samasa, Esquisita, Bel Lar, a Esmeralda.O cachorro quente do Romcy!!! hummmm...

Do sorvete no Juarez.

Ir "paquerar" à tardinha, no Center Um ( primeiro shopping da cidade)Da farmácia do Seu Coelho na Avenida Domingos Olímpio, da Farmácia Oswaldo Cruz no centro, Eita!Frequentar a praia do Ideal com salva-vidas e tudo!!! ( chique!!!)

Tempo em que a Av. Sen.Virgílio Távora ainda era Av. Estados Unidos.Do Seu Edgar na rua Antonio Pompeu que consertava tudo. Entre outras coisinhas, ele colocava "virola" nos sapatos. É o novo!Comer "Passaporte de galinha" no treiller na Beira-MarTomar picolé da GELLATI.Tomar sorvete "moreninha", creme holandês e creme de ovos da Kimel.

Churros, quebra-queixos e puxa-puxa na porta do Colégio Cearense.Tomar banho de chuva nas bicas das casas.Andar de ônibus elético.Ir no Jumbo e comprar Grapete, Crush, Guaraná Wilson, TAI e Cacique e levar os cascos vazios pra trocar.Do tamanco Dr. Sholl e do sapato cavalo de aço.Tempo que "ficar" era sarrar.

Tempo em que Soft era uma bala. Hoje é sobrenome de vereadora.Do curso de datilografia na Pça. Coração de Jesus e do Curso Andrade Lima na Av do Imperador. (Vixe!!!!)

Das revistinhas Bolota, Brotoeja, Tininha, Riquinho, Luluzinha.Comprar vassoura e espanador na porta de casaComprar no centrão pote de creme Rosa Mosqueta vindo do Paraguai.Do grupo cearense Quinteto Agreste.

Do Projeto Pixinguinha no Teatro José de Alencar a preço popular onde se apresentaram 14 Bis, Nara Leão, Maria Alcina, Moreira da Silva entre outros.Inauguração das lojas Americanas no centro da cidade.Lembra dos lanterninhas nos cinemas Diogo, Fortaleza, São Luis, no centro da cidade????
Ir passar férias na colônia de férias do SESC em Iparana e na COFECO era tudo de bom.Do tempo em que IJF era Assistência.Do bar Cabaré da Pirrita na Praia de Iracema (um barzinho Irreverente na época e frequentado por políticos, intelectuais emúsicos...Das armações de óculos Cacá (cadê Cacá Cacá Cacá, tá no Boris, Boris, Boris).

Do tempo que criança usava calça enxuta (não existiam fraldas descartáveis)As propagandas do Romcy que ficava na Br. Rio Branco com Liberato Barroso.

Após o Jornal Nacional com Sérgio Chapelen e Cid Moreira você ouvia a voz do Assis Santos dizendo: "Amanhã o barato do dia Romcy é...". he he he !!!! "Romcy é Romcy, barato todo dia"!Dos bailes infantis de carnaval no América, Círculo Militar, Country, Líbano, Náutico e Clube B-25
Quando se vestia a melhor roupa para ir no centro fazer compras e no final merendar no leão do sul aquele pastel de carne com azeitona de caroso e caldo de canaEstudar OSPB e Educação Moral e Cívica. É o novo!E a mais antiga de todas: Chupar rolete de cana que vinha fincado em uns espetinhos.
Resumindo:Se você é fortalezense e tiver vivido algumas dessas coisas, é simplesmente porque viveu os melhores momentos da boêmia e dainocência na cidade de Fortaleza.

Não se trata de que estamos "velhose velhas", e sim de que nós tivemos o privilégio de vivermos o melhor do nosso tempo, o que infelizmente a atual juventude não teve e também não terá.

Era um tempo sem violências, ou melhor, tinha violência sim,(rabo de burro!!!) mas era tão pouca que a gente nem ouvia falar... Que tempo bom e que lembranças gostosas...

E muitas dessas coisas que estão aí, nem faz tanto tempo assim também não...Pense num lugar pai d'égua!
Ô tempo bom que não volta mais...

Autor desconhecido

Nenhum comentário: