Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Trans-descendência integral do Evangelho

"Na proclamação do convite do evangelho não temos o direito de ocultar o preço do discipulado. Jesus continua a requerer de todos que desejam segui-lo que se neguem a si mesmos, tomem a sua cruz e identifiquem-se com uma nova comunidade. Os resultados do evangelho incluem obediência a Cristo, inclusão no seio da igreja e serviço fidedigno no mundo". (Pacto de Lausanne IV)

A OUTRA COMUNIDADE Nos escritos de Mateus os discípulos são confirmados pelo sacramento do batismo: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo..." (Mateus 28.19). Uma nova percepção de Divindade integral se instala no cenário do Novo Testamento: Deus Pai, soberano criador de todas as coisas – Deus transcendente, indescritível,inominável, pleno de amor e justiça.Jesus Cristo, o Filho do Pai que trans-descende entre o povo, contextualiza-se participando da história,de situações sócio-econômicas e culturais. E, o Espírito Santo, o Deus que habita em nós consolando, edificando,intercedendo – portanto, realidade no campo psico-emocional.


A divindade como comunidade trinitária é uma inusitada percepção do Reino de Deus sobre todas as coisas: Todo o universo, todos os processos históricos e os espaços mais restritos e subjetivos dos sentimentos humanos. Assim, o preço do discipulado requer, antes de um compromisso com todas as pessoas e com humanidade toda, um compromisso de amar e acolher toda a plenitude de Deus. Não apenas uma identificação com a nova comunidade dos discípulos, mas, sobretudo, com a comunidade Trinitária. Através da adoração, contemplação e apreciação inteligente somos cativados pelo Espírito Santo a amarmos a Deus, a vivermos em desfrute de todas as virtudes de Jesus Cristo e em plena obediência a todo o conselho de Deus.

INCLUSÃO NO SEIO DA IGREJA

Alcançamos pelo amor do Pai, os discípulos são contagiados a viver numa comunidade de amor. A comunidade dos discípulos é a maquete, uma expressão dessa "Outra cultura" modelada pela comunidade Trinitária; sendo ao mesmo tempo, a alternativa continua de transformação da sociedade. Entendemos desse modo, que a Missão Integral não se reduz a uma tarefa. É de fato, a priori, o acolhimento da graça e do amor de Deus, para então, como conseqüência,se viver o exemplo da vida plena de nosso Senhor Jesus Cristo. É a instauração dos paradigmas do Reino de Deus; o desenvolvimento, pelo Espírito, de uma "inteligência espiritual comunitária" capaz de discernir todas as manifestações do bem e do mal. Uma comunidade desafiada a obedecer o mandamento de amar internamente, para expressar com coerência, amor pelos "de fora".Sua unidade interna não anula o supremo mandamento de amar a todos.

SERVIÇO FIDEDIGNO AO MUNDO

Como desdobramento, a comunidade dos discípulos pelo testemunho, proclamação e serviço ao próximo a sua missão no mundo. As virtudes do discípulo são evidenciadas na simples presença – pois, "Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte" (Mt.5.14). A humildade de espírito, a sensibilidade, a fome e sede de justiça, a santidade, a construção da paz, a prática da misericórdia são manifestações que identificam a presença dessa nova comunidade (Mt.5.1-12)
Como o ser humano diferencia-se dos demais animais, também, pela capacidade de comunicação, o discípulo proclama as boas novas do Reino de Deus, a fim de que, todas as pessoas tenham a oportunidade de responder ao chamado de Jesus Cristo. `

À semelhança do Filho, a comunidade dos discípulos serve em amor ao próximo, contextualiza-se, inseri-se entre o povo, corre todos os riscos, participando ativamente no processo histórico de construção de todo o bem na luta contra o mal. À semelhança do Pai, a igreja age por amor e graça. A semelhança do Espírito Santo, torna-se a consoladora dos afligidos pelo mal, ora intercedendo para que o Reino venha em plenitude e socializa todos as suas virtudes e bens.
A Missão Integral é ser e fazer discípulos – homens e mulheres transformados de glória em glória até a imagem de nosso Senhor Jesus Cristo (II Co 3.18). É ser uma presença, em essência e modelo,da comunidade Trinitária: Corpo de Cristo, Povo de Deus, Comunhão do Espírito Santo. É ser uma expressão, sinal visível do Reino de Deus no mundo.

Que Deus o Pai, Seu filho Jesus Cristo e o Espírito Santo inspirem a todos nós, a fim de que, possamos participar ativamente com discípulos e discípulas que expressam e praticam coletivamente as convicções,valores e princípios do Reino de Deus.

Carlos Queiroz

Nenhum comentário: