Quem sou eu ?
- Thiago Oliveira Braga
- Capital do Ceará, Ceará, Brazil
- cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.
sábado, 31 de março de 2012
Devo, logo existo
Acabo de ouvir Zigmunt Bauman por 30 minutos, em entrevista concedida a Sílio Boccanera, para o Programa Milêmio, da GloboNews.
Dos interessantes comentários a respeito do que Bauman chama de “revolução cultural”, tive alguns insights. Na verdade, dois. E ambos parafraseando o “penso, logo existo” de Descartes. Vivemos dias de “devo, logo existo”. Bauman disse que na sociedade capitalista quem não consome, não existe. Deixamos para trás a caderneta de poupança: “consiga o dinheiro e compre o que que quiser”, e migramos para o cartão de crédito: “compre o que quiser e depois consiga o dinheiro para pagar”. O resultado dessa mudança de paradigma de consumo é a dívida. Mudou o ditado. Antes se dizia “quem não deve, não teme”, hoje se diz “quem não deve, não existe”, pois quem não deve não interessa aos donos do crédito. E quem não interessa aos donos do crédito está alijado da sociedade.
Além de “devo, logo existo”, vivemos dias de “sou visto, logo existo”. Essa é a versão imposta pela tirania das redes sociais. Quem não tem twitter, blog,facebook está fora do horizonte de convívio social, cada vez mais virtual. A vida on-line substituiu a vida off-line. Vai crescendo o número de pessoas que deixam de existir assim que fecham seus computadores e desligam seus smartphones. Aliás, o mundo vai se enchendo de gente que jamais fecha o computador ou desliga o smartphone. Apavoradas com a possibilidades de não serem vistas, isto é, não receber comentários e recados no facebook, e não ver sua coluna de mentions do twitter crescer, as pessoas temem deixar de existir.
E Bauman conclui como somente os sábios: “não tenho capacidade nem conhecimento para avaliar o que isso significa nem como vai ser o futuro”. A entrevista se encerra com Bauman encolhendo os ombros e virando os beiços como quem diz “e agora, José?”.
Marcadores:
Reflexão
segunda-feira, 19 de março de 2012
João Pedro 0.3
Só deu McQueen nos parabéns do João Pedro |
Poxa, como o tempo passou rápido. Domingo (18/03) o João Pedro veio a capital do Ceará, celebrar seus três aninhos. Tantas cidades já foram palcos para celebrar (Natal, Salvador e agora Fortaleza).
Muita coisa mudou. Muita coisa continua igual, porém diferente. Muita coisa nova aconteceu. As contingências da vida sempre virão, no entanto, somos convidados pelo Criador a celebrar assim: Sorrindo.
Parabéns João Pedro, 3 anos. Muita saúde e sabedoria.
Thiago.
Marcadores:
Minhas histórias
domingo, 11 de março de 2012
sexta-feira, 9 de março de 2012
O Bem-sucedido X O Fracassado
"Esta é a visão de um mundo consumista que valoriza aquele que possui bens, independente de ele viver bem ou mal. “O BEM-SUCEDIDO” tem um carro, porém convive com um grande stress, observando sua irritação ao telefone em um trânsito engarrafado, já “O FRACASSADO” está a pé, mas se mostra tranquilo e feliz com sua situação."
Nada melhor do que viver uma vida simples, em paz e tranquila. Bens materiais, luxo e status não são sinônimos de felicidade; portanto, invistamos naquilo que a traça não come nem os ladrões roubam.
É isso...
Marcadores:
Minhas histórias
quinta-feira, 1 de março de 2012
Thiaguinho da Bahia com João Pedro
Thiago Braga visitando, de férias, seu irmão, cunhava e João Pedro (sobrinho) em Salvador-BA. De quebra, visitou o Colégio Marista Patamares e reviu Ir. Aguiar, inesquecível irmão marista.
Via:neotefilo.blogspot.com
Assinar:
Postagens (Atom)