Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Natal: Tempo de Encontro e Visitas!


A História do natal é uma história de visitas e encontros. O nascimento de Jesus é a história de um Deus que decide em seu infinito amor, visitar a humanidade. É a divindade que se encontra com a humanidade.

A narrativa do nascimento de Jesus, feita pelo Evangelista Lucas acontece em meio a uma sucessão de visitas e encontros.

Primeiro, um anjo do Senhor visita Zacarias anunciando que Izabel, sua esposa ficaria grávida (Lc. 1.11-13); Esse encontro foi tão maravilhoso que Zacarias ficou sem fala!!A segunda visita dessa história, é a visita que o anjo Gabriel faz a Maria lhe trazendo a boa nova. (Lc. 1.26-38).

Depois Lucas narra outro encontro, outra visita. Agora é o Encontro de duas mulheres: Maria que visita sua prima Izabel (Lc 1.39-43). Um encontro de amigas que são solidárias entre si. Nesse encontro acontece a revelação do Espírito que inspirou canção, música e alegria – o cântico de Maria (Lc.1.46-55).

Mas a história de visitas e encontros não pára por aí. Depois que Jesus nasceu, os pobres pastores do campo são visitados pelos anjos que lhes anunciam as boas novas de grande alegria que são para todo o povo. “Hoje, na cidade de Davi nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor!” Dessa vez são os anjos que saem do encontro cantando: Glória a Deus nas Alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor! (vv.8-14)”.Os Pastores, então vão visitar o menino, e o encontram deitado em uma manjedoura (vv.15-20). Desse encontro os pastores saem glorificando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito. v.20.
Na narrativa do nascimento de Jesus feita pelo evangelista Mateus, poderíamos encontrar ainda a visita do anjo a José (Mat. 2. 13; 20) e a visita dos três reis magos que trouxeram presentes para Jesus (Mateus 2. 1-12).

Eu poderia de cada encontro desses, destacar uma mensagem divina para os nossos dias. Dias de mais desencontros do que de encontros, onde somos mais visitados por mensageiros da morte do que da vida, anunciadores de destruição e de desgraça do que boas notícias de alegria. Mas, escolhi dentre estes encontros, o de Maria e Izabel, mulheres que tiveram seus ventres visitados por Deus e por isso carregam em seus úteros, frutos benditos para a humanidade: João Batista e Jesus.

Duas mulheres grávidas que se visitam e se encontram carregando em seus úteros, vida, sonhos e esperança não só para elas, mas para todo o seu povo. Desse encontro de mulheres cheias (engravidadas) do Espírito, podemos aprender que o natal é tempo de desenvolvermos relações mais solidárias e que é possível engravidarmos de um novo mundo possível, que começa a ser gerado dentro de nós mesmos.
Mulheres, homens, crianças, todos nós podemos colaborar com o projeto de Deus para melhorar a nossa sociedade. Maria e Izabel descobriram isso e se uniram neste projeto e tanto elas quanto os seus filhos deixaram um legado de amor, justiça e esperança. É somente preciso dizer como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim a tua vontade!”.Que neste natal, possamos ficar cheios e cheias do Espírito, “engravidarmos” de sonhos de amor, justiça e solidariedade não só para nós, mas para todo o povo.

Prª. Odja Barros

Você já entrou no seu Orkut hoje?


Já viu se tem scrap novo? Se foi seu aniversário vai ter um monte... Falar nisso, viu que é aniversário da Ju? Você já colocou as fotos do fim de semana no seu álbum? Acho que você se esqueceu de mudar o seu status depois que começou a namorar... E aquele seu “outro” perfil? É, aquele que você usa pra ver o Orkut dos outros? Já olhou hoje?


A proposta de um site de relacionamentos é “conectar” as pessoas, certo? Agora, pense um pouco em que tipo ou grau de conexão é estabelecida nesse ambiente. Não é necessário ir muito longe para perceber que você não coloca suas piores características ali, a menos que queira receber mais atenção... Suas fotos são as melhores possíveis, claro! Mais do que natural! Qual o intuito de conectarme a pessoas que têm mauhálito ou são muito teimosas?


A verdade é que basta uma reflexão rápida sobre a qualidade de nossos relacionamentos digitais para que haja no mínimo uma pequena decepção ou frustração. Criamos um ambiente de profundo narcisismo digital, medo e paranóia em que cada monitor é um espelho mágico, nos contando o que queremos ouvir de nós e dos outros. Lidar com a realidade da vida, descobrir a verdade, criar beleza e agir com amor certamente faz a vida melhor, mas pode dar bastante trabalho e está muito além daquilo que podemos obter digitalmente.


E aí, quem você conhece?


The Jump Produções: jump.the@gmail.com
Aliança Bíblica Universitária: abucampinas@yahoo.com.br

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Onde está Deus na sua vida?


“Para muitos cristãos, o centro em torno do qual giram suas vidas não é Deus e a vontade divina, mas é seu trabalho, posição social, família, estabilidade econômica, realização profissional, etc. Quando uma ou mais destas coisas são abaladas, ou mesmo arrancadas de nós, seja a estabilidade econômica ou familiar, freqüentemente perguntamos: “Onde está Deus?” Como se Deus tivesse ido embora quando se perdem bens de grande valor. A estabilidade, os bens ou mesmo a profissão transformam-se facilmente em nossos ídolos, e Deus não passa de uma força que opera na preservação daquilo que de fato não sustenta nossa crença.”

Ricardo Barbosa

(O Caminho do Coração – pág 130)

Oração do dia - Blaise Pascal



"Pai Celeste, não te peço nem por saúde nem por doença, nem por vida nem por morte. Peço-Te que disponhas da minha saúde e de minha doença, de minha vida e de minha morte para Teu louvor e para minha salvação. Só Tu sabes que é para o meu bem. Só Tu és Senhor. Dá-me ou tira de mim, mas faze minha vida ser semelhante a tua vida!"



Blaise Pascal (matemático francês)



Valeu galera,
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin

domingo, 25 de novembro de 2007

Oração do dia - D. Bonhoeffer

“Dentro de mim há trevas,
Mas contigo está a luz;
Eu me sinto solitário,
Mas tu não me desamparas;
"Estou desanimado,
Em ti, porém, está o meu auxílio;
Invade-me uma quietude,
Tu, entretanto, és a paz;
Sinto-me tão amargurado,Mas contigo está a paciência...”
D. Bonhoeffer

A Pedra de Amolar


Aquele que comigo,quando eu choro,chora
Aquele que comigo dança,
A este jamais direi:
Ora ,não me amoles


Porque se como o ferro com ferro se afia
Afia o homem a seu amigo
Isto hoje te digo:
Podes me amolar!


Ó Deus,dá que quando entre eu e meu amigo
Houver atrito a ponto de sair faísca de fogo
Que eu não me desaponte porque esse tal
É enviado teu pra que eu não fique cego


Porque cego não vê que sem o esmeril
Se perde o fio,o gume
Quem pode perceber,
não perde a comunhão,assume
Estende a mão,aceita
A pedra de amolar

Roberto Diamanso

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

de que lado?!?


"Senhor, minha preocupação não é se Deus está ao nosso lado; minha maior preocupação é estar ao lado de Deus, porque Deus é sempre certo."
(Abraham Lincoln)

Valeu galera,Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiago Oliveira Braga

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Faça valer


"Quero que me digam que eu tentei ser direito e caminhar ao lado do próximo. Quero que vocês possam mencionar o dia em que tentei vestir o mendigo, tentei visitar os que estavam na prisão, tentei amar e servir a humanidade. Sim , se quiserem dizer algo, digam que eu fui um arauto: um arauto da justiça, um arauto da paz, um arauto do direito. Todas as outras coisas triviais não têm importância. Não quero deixar nenhuma fortuna. Eu só quero deixar uma vida de dedicação! E isto é tudo o que eu tenho a dizer: Se eu puder ajudar alguém a seguir adiante, Se eu puder animar alguém com uma canção, Se eu puder mostrar a alguém o caminho certo, Se eu puder cumprir o meu dever cristão, Se eu puder levar a salvação para alguém, Se eu puder divulgar a mensagem que o Senhor deixou...
...então a minha vida terá valido a pena!"


Escrito por Martin Luther King Jr.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

fazer a nossa parte!

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba” João 7:37b

Todas as vezes em que leio este verso duas coisas logo penso:

1. é maravilhoso demais ter a certeza de que Jesus supre nossas necessidades!

2. para isso acontecer, precisamos ir até Ele...

E... costumo achar que muitas vezes o problema não é ter a certeza do Seu poder, mas abrir o coração e procurar a Sua ajuda!

Nesta semana, pense nisso também.

Em certas situações, talvez eu e você deixemos de fazer a nossa parte: Ir até Ele!!!

Valeu galera,Com vocês, no Serviço d’Ele,Thiago Oliveira Braga

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Palavras de um amigo ao 3º Ano de 2007 do Marista Cearense.









Escrevo essa mensagem, depois de participar da NOSTALGIA que vi e relembrei na aula da saudade da turma do 3º ano de 2007.

Pude fazer parte de uma pequena parcela do ensino médio de vcs no 1º ano(em 2005), mas de uma forma geral , vcs são por demais especiais. Eu tbm já vivi esse momento de despedida em 1999, mas vcs estarão se tornando ex alunos, mas NUNCA serão ex amigos e amigas.Despedida sempre é difícil , e no ano do fechamento do Colégio nem se fala.

Vcs serão daqui a 10 anos, homens e mulheres que vão poder olhar pra tras e ver que escreveram uma história bonita. Faço votos que sejam bons estudantes universitários, filhos dedicados e que principalmente sejam exemplos acima de tudo, mesmo que não vejam grandes exemplos de vida hoje, mas que sejam JOVENS que acreditam e saibam o que querem.

Meu ultimo abraço (mesmo que virtual), em todos vcs ... a saudade vai ficar, mas lhes reescrevo uma frase minha, e que vcs guardem no coração "Na vida, só temos duas opções:fazer história ou ser simplesmente relato histórico.Eu optei pela primeira e você?"
Obrigado pelo espaço e que Deus os abençoe.

PS.: Para quem não sabe no ano de 2005 fui auxiliar de coordenação das turmas de 1º Ano , e pude conviver com essa turma , que muito me fez aprender o que significa a palavra DIFERENÇA.

Com vocês,

no Serviço d’Ele,

Thiago

Caminhos



O que quer que se atravesse em nosso caminho
Qualquer mágoa ou raiva que tenhamos,
Nós sempre temos uma escolha.
[...]
A escolha é fazer aquilo que somos, e poderemos sempre escolher o que é certo.
Peter Parker (Homem-Aranha 3).
Valeu galera,
Com vocês, no Serviço d’Ele,

Thiaguin

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O Evangelho “moderno” de Jesus


Na arquitetura existe um conceito paradoxal: “Menos é mais”. O autor da frase é Mies Van der Rohe, arquiteto alemão e umas das figuras centrais do Movimento Moderno.


Tudo o que os modernistas não queriam nessa época era repetir o passado, daí a robustez e a simplicidade das obras a partir da década de 20: nada de firulas, nada de ornamentos, nada de rendados no telhado e morte às colunas gregas!


Eles não estavam errados quanto ao conceito: de fato, menos é mais. Porém toda a discussão acerca do menos está muito além de blocos de concreto e painéis de vidros.


O cristianismo contemporâneo talvez tenha muito o que aprender com a simplicidade Moderna. Será que menos ornamentos na fé resultaria em mais pro Reino de Deus? Na arquitetura, o menos tem a ver com plantas livres, espaços abertos, estruturas à vista, a forma seguindo a função. E no cristianismo?


Parece que a fé cristã ainda está vivendo a arquitetura de 1700 e bolinha... É o Rococó Gospel: muita coisa encoberta, muito ornamento, muito emocionalismo, a preocupação em se expressar somente sentimentos agradáveis, as estruturas por debaixo das rendas.


O conforto e a beleza do Rococó nada tem a ver com o evangelho de Jesus Cristo. Pra Ele, menos é mais. Menos teologia, menos grego, menos formas diferentes de batismo, menos teologia relacional, menos predestinação, menos teologia da prosperidade, menos católicos, menos evangélicos, menos, menos, menos!


A simplicidade desconcertante do Mestre põe a baixo todas as formas acadêmicas de se entender a fé. Precisamos aprender com ele. Nada de vãs repetições. Basta de discussões que no final das contas não produzem nada. O “menos” de Jesus diz respeito à vida. Uma vida de fé sem ornamentos, mas repleta de sentido. Uma vida em que o “menos” é mais que “mais”, é acima de tudo Abundante!


Que o Senhor da Simplicidade nos conceda graça pra vivermos o “menos” do evangelho, a fim de que obtenhamos mais pro Reino de Deus.


Jacqueline Emerich Souza