Quem sou eu ?
- Thiago Oliveira Braga
- Capital do Ceará, Ceará, Brazil
- cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida; porém, a experiência Dele como Caminho, é no caminho; a experiência Dele como Verdade, acontece nas verdades do coração; e a experiência Dele como Vida, se realiza na existência que é vida e na vida que é existência; ou seja: no cotidiano.
Assim, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, mas só se O conhece desse modo, e pela fé, se nossa existência for consciente da Graça, e acontecer no caminho (indo...), na verdade (sendo...) e na vida (existindo...), ou seja: a gente só conhece o Caminho no caminho, só conhece a Verdade em verdade, e só conhece a Vida se tiver coragem se ser e existir pela fé.
Ora, isto não é um manual de doutrinas, mas um ato de entrega e confiança, e que se renova em fé todos os dias, e que se nutre da Palavra que é dinamizada (dunamis) pelo Espírito. Isto, todavia, não acontece num banco de escola dominical (ajudas podem até vir daí...), mas sim nos bancos de ônibus, em filas de espera, em encantamentos e desencantamentos, em aprendizados e tribulações; em amores e perdas; em conquistas e fracassos; em medos e superações; em virtudes que se seguem de desvirtudes... ou seja: tais realidades maiores do Caminho, Verdade e Vida (que é e são Jesus), são construídas dentro das realidades menores de nossos pequenos caminhos, verdades e vidas, em Jesus, e conforme vivemos.
A "igreja" nunca entendeu isto! Jamais!Mesmo que eles vejam Jesus mandar o Gadarenos para casa sem controle humano; ou que percebam como Jesus não mandou que alguém seguisse o Centurião da Fé, ou a mulher Siro-Fenícia para ver se eles não se "desviavam da fé"; ou que saibam que o Espírito Santo é promessa de Jesus para cada um de nós, e não apenas para os que "controlam os demais" (que no nosso caso são os pastores, os bispos e os apóstolos feitos nas linhas de produção da industria evangélica); ou que creiam e até ensinem que Jesus mandou que "fossemos", não que "ficássemos"...; e que "indo... fizéssemos discípulos"... ainda assim eles insistem em que alguém que não esteja sob seus "cobertores de discipulado conjugal", em razão de sua própria maturidade de consciência, é um "desviado".
A única "reunião" boa e sadia de qualquer coisa que se chame igreja, é aquela que acontece como resultado de cada um estar andando com Jesus no caminho, na verdade e na vida, com as próprias pernas e em crescimento da consciência; e que vêm (tais pessoas) ao "ajuntamento" para encontrar os irmãos e para adorarem juntos, Aquele a Quem eles adoram no secreto também; do contrário, é o ajuntamento dos culpados e paralizados, e que vão à "casa de Deus" como quem vai a uma "cachoeira encantada"; ou ao "fisco espiritual"; ou a um "lugar de poder" de uma tribo indigna.
A perplexidade da "igreja" é que ela já percebeu que seu "modelo" está morto e sepultado; e não sabe o que fazer em contrário. Já apelaram para tudo. Já se vestiram de "Carmem Miranda", e já "rodaram todas as baianas"... mas sabem que somente as almas pedradas conseguiram e conseguirão ficar nela; ou somente os incautos em fase de auto-engano-piedoso é que ainda podem ficar paralisados em seus bancos de penitência, ou seja: ou a "igreja" se rende, e depõe as armas; ou ela vai ficar "igreja" para sempre. Mas o Caminho do Reino não se deterá nela!
Pessoalmente, creio que uma aquí... outra ali... as consciências vão se acendendo. Mas, como um todo, não creio que o "Templo de Jerusalém" se converta ao Evangelho do Reino. Não! Eles jamais renunciaram ao poder. Por que renunciarão agora? Pelo contrário, eles se armam, e, com todas as forças, tentam segurar os seus lugares, ao invés de dizerem: "Convém que Ele cresça; e que eu (igreja, doutrinas, dogmas, pastores, etc...) diminua", e mais: enquanto o Templo de Jerusalém estava erguido (ano 70 d.c.) a maioria dos apóstolos continuavam a ter aquele lugar como "lugar santo", e somente Paulo já dele estava liberto desde sempre.
Somente a destruição do Templo acabou por "espalhar" de vez a igreja, o que era ordem de Jesus desde o início.Templos de religiosos são Lugares de Poder. São Potestades. São Entes maiores que o homem!
Jesus, todavia, não só é o Caminho, mas é do caminho...
Foi assim que ele existiu entre nós. Este é também um essencial legado existencial do Evangelho!
Assim, convém que o Evangelho faça seu próprio Caminho, e que a "igreja" tenha ciúmes; pois, pode ser que assim, pela via dos "ciúmes" (Rm 9 e 10), ela venha lembrar-se que é apenas "oliveira brava", e que foi "enxertada" pelas misericórdias de Deus numa história de Graça da qual todos nós estávamos alienados, e saiba: o Caminho da Graça não é uma coisa-lugar; antes é uma mensagem, é um espírito, é um entendimento, é um modo de ser, é uma busca permanente de viver o Caminho, no caminho; a Verdade, na verdade; e a Vida, na vida-existência de cada um de nós.
Nesse caso, o caminho vai conforme você anda com Jesus, no Caminho!... embora isto só aconteça no caminho humano de cada um de nós.
Todavia, em breve, como já tenho dito, estaremos podendo, pela Graça de Deus, ajudar a muitos e muitos, que, à sua semelhança, gostariam de ter um ponto de contato e de comunhão com muitos outros que já discerniram qual é o espírito do Evangelho de Jesus.
Cáio Fábio.
Marcadores:
Deus
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
PRA QUEM NÃO TEM O QUE COMEMORAR
Uma reflexão sobre o dia dos pais, mas olhando do lado de quem não tem o que comemorar!!
Pai nosso que estais no céu...Como é dificíl entender a palavra PAI, no sentido real em que Tu queres dizer. Pois nossa referência não é muito boa.
As vezes achamos, que nos lares as crianças só aprendem a falar MAMÃE, porquê PAPAI não existe, há não ser PAPAI NOEL.
Como te chamar de PAI? Tu Senhor sendo PRESENTE e pai para nos sendo tão AUSENTE.
Como te chamar de PAI? Tu Senhor sendo COMPREENSIVO e pai para nos sendo tão DURO.
Como te chamar de PAI? Tu Senhor sendo AMOR e pai carnal gostaria que nem existissemos.
Como te chamar de PAI? Tu Senhor sendo COMPREENSIVO e pai para nos sendo tão DURO.
Como te chamar de PAI? Tu Senhor sendo AMOR e pai carnal gostaria que nem existissemos.
Hoje sabemos o PORQUÊ Tu te chamas PAI, não pela simples afirmação; mas porquê nos ADOTOU como FILHOS através de CRISTO JESUS.
Vamos poder comemorar o teu dia PAI DO CÉU E PODEMOS TAMBÉM PERDOAR NOSSO PAI DA TERRA, ASSIM AGIREMOS REALMENTE COMO FILHOS TEU.
Vamos poder comemorar o teu dia PAI DO CÉU E PODEMOS TAMBÉM PERDOAR NOSSO PAI DA TERRA, ASSIM AGIREMOS REALMENTE COMO FILHOS TEU.
Feliz dia dos pais
Pai, um xêro
Valeu galera,
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin
Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin
Marcadores:
Reflexão
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
O que faz você feliz?
O que faz você feliz?
lua, a praia, o mar,uma rua, passear?Um doce, uma dança, um beijoou goiabada com queijo?
Afinal, o que faz você feliz?
Chocolate, paixão,dormir cedo, acordar tarde,arroz com feijão, matar a saudade...O aumento, a casa,o carro que você sempre quis...Ou são os sonhos que te fazem feliz?
Dormir na rede, matar a sedeler ou viver um romance.O que faz você feliz?
Um lápis, uma letra, uma conversa boa।Um cafuné, café com leite, rir a toa.Um pássaro, um parque, um chafariz...Ou será o choro que te faz feliz?
A pausa para pensar,sentir o vento, esquecer o tempo.O céu, o sol, um som,a pessoa, ou o lugar?Agora me diz, o que faz você feliz?
Aquela comida caseiraarroz com feijão,brincar a tarde inteira,O molho do macarrão...Ou é o cheiro da cebola fritando que faz você feliz?
O papo com a vizinha,o bife, a batatinha,a goiabada com queijo,um doce ou um desejo?Afinal, o que faz você feliz?
O que faz você feliz?Ficar de bobeira,assaltar a geladeira,comer frango com a mão!Tomar água na garrafa,passar azeite no pão...Ou é namorar a noite inteira que faz você feliz?
Rir e brindar à toa,um filme, uma conversa boa,fazer um dia normal virar uma noite special
Afinal, o que faz você feliz?
Comer morango com a mão,pôr açúcar no abacate,brincar com o melão,goiaba, romã, jabuticaba...Ou é o gostinho de infância que te faz feliz?
Cuspir sementes de melancia,falar besteira,ficar sem fazer nada,plantar bananeira,ou comer banana amassada?
Afinal, o que faz você feliz?
Marcadores:
Poesia
Assinar:
Postagens (Atom)