Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

domingo, 24 de junho de 2007

ABUenses no Fórum Jovem de Missão Integral







Poder ter ido ao FJMI foi uma oportunidade para rever velhos amigos e conhecer novos. Aproximadamente 500 jovens de vários lugares do Brasil, América Latina e Europa foram confrontados, confortados, encorajados e desafiados.
Foi um marco importante na história da nossa geração pelo fato do Fórum simbolizar um desejo de pensarmos como podemos vivenciar o IDE do Senhor Jesus, neste tempo, com novos (e velhos) desafios.

Tivemos o privilégio de ouvir, como palestrantes, René Padilla com toda sua sabedoria, Carlos Queiroz com sua simplicidade, Bráulia Ribeiro com sua intrepidez, Ziel Machado com o humor inteligente , sem falar em Ariovaldo Ramos, Ricardo Barbosa, Ed René Kivitz, Marco Davi, Gedeon Freire, Alexandre Brasil, Joyce Every-Clayton, Marcos Monteiro, Gustavo da Hora, entre outros. Calinhos Veiga nos brindou com sua boa música (inclusive no forró da ultima noite). Não posso deixar de citar nomes que tem feito trabalhos de encher os olhos como o de Bebeto, em Itaperuçu, região metropolitana de Curitiba, que faz um trabalho através da ONG Centro de Treinamento Monte Horebe na comunidade e do Marcio “Coyote” que trabalha com crianças e adultos de rua, travestis, dependentes químicos e garotas de programa na cidade de Londrina-PR.

Tínhamos, em cada dia, um tema que deveríamos refletir e avaliar tanto nas palestras, oficinas, testemunhos como nos pequenos grupos. VER, SENTIR e AGIR foi o tripé metodológico que norteou nossa agenda. Isto significa, individualmente, colocar-se a serviço da sociedade como servo dos servos através de ações concretas de combate a miséria, fome, desemprego, prostituição infantil, racismo, homofobia e tantas outras manifestações de pecado em nossa sociedade.


Enfim, saio do Fórum Jovem impulsionado por uma urgência: o resgate do serviço como exemplo de sucesso e a simplicidade como meta a ser desejada e alcançada por todos. Uma Missão que resgate a oração, a leitura e estudo da Palavra de Deus e, consequentemente, que traga mudança de vidas e de estruturas do mundo em que vivemos. Uma Integridade que faça ver a ecologia e a aflição da natureza em nosso planeta que, por fim, faça-nos resplandecer a luz do evangelho através de uma vida simples, séria, cheia do Espírito Santo e totalmente contagiada com o exemplo de serviço do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo



Com vocês, no Serviço d’Ele,
Thiaguin do Ceará
(ABU Fortaleza-CE)

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Evangélicos e homossexualidades, o que tenho como isso ?


Vou relatar um pouco de uma fato que aconteceu comigo, nos últimos dias.
Dia 10 de junho de 2007 eu estava em São Paulo , vindo do Fórum Jovem de Missão Integral , e tinha de ir pro Rio de Janeiro no mesmo dia, só que não consegui comprar passagem pra esse dia , pois no mesmo dia estava acontecendo a PARADA DO ORGULHO GAY na avenida Paulista, daí pedi “abrigo” na casa dos pais de uma amiga que tem um coração muito aberto a receber os amigos, sobretudo nordestinos, e fui pra casa onde mora Bruna, uma pessoa formidável que também milita no movimento estudantil (Aliança Bíblica Universitária)


Nesse trajeto da Igreja Betesda até o bairro da Saúde, vi muitos mais muitos homossexuais, bissexuais, travestis, lésbicas e a turma que gosta desses grupos (simpatizantes), afinal tinha cerca de 3 milhões e meio de pessoas naquele lugar


Confesso que me senti desconfortável, vendo muitas pessoas nas ruas, não gosto de analisar números mas vi que no meio de muitos que ali estavam, aquela era uma forma de GRITAR POR SOCORRO. Mas , foi só uma reflexão , que durou o tempo que eu me deslocava. Daí eu fiz uma oração “ Senhor, como posso me dizer teu filho , se não tenho misericórdia desses que estão excluídos ?” (Deus pra ver que não sou muito de orações longas né ?)


Cheguei em paz na casa de Bruna, fui pro Rio de Janeiro e de lá cheguei de volta ao Ceará, de volta a vida normal, aulas na Filosofia, trabalho na Igreja com os adolescentes, aula de escola dominical e no projeto social, enfim



Dia 21 de Junho de 2007, recebi um panfleto na UECE ( Universidade Estadual do Ceará), chamando pra uma DEBATE sobre “Sexualidade e religioso” , promovido pelo CEAJ ( Centro dos Estudos Aplicados da Juventude), eu como evangélico , estudante de teologia e sobretudo curioso fui participa.Chegando lá descobri que o debate era a abertura oficial pra 8ª Parada da Diversidade Sexual do Ceará, e os religiosos que estavam representando suas respectivas denominações era 4 credos. Igreja da Comunidade Metropolitana (igreja que tem um publico majoritariamente gay), Federação Espírita, um pai de santo do Candomblé e um Hare Krishna. Não precisa dizer que não tinha ninguém da Igreja Evangélica nem da Igreja Católica (segundo a organização, foram convidados, mas recusaram o debate).


Por sorte, encontrei com um parceiro que estuda Teologia comigo chamado George, parceiro de ABU é que do nada apareceu por lá, de cara eu chamei ele pra ir comigo pra engrossar a presença evangélica no debate, ele aceitou e ali estávamos nos dois de evangélicos , e todo um auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de pessoas militantes no movimentos Gay ou de movimentos afins (cerca de 70 pessoas)


O debate foi meio que um samba de uma nota só , pois as religiões representados tinham como pensamento, concepções muito parecidas , mas o que deu para sentir nas falas foi um sentimento de CULPA.De certa forma eu entendo o sentimento de muitos, mas pouco o nada se fala da essência da mensagem de Jesus Cristo é “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” Quando Jesus diz que o Reino de Deus está próximo, não está querendo dizer que vai chegar daqui a pouco, como quem fala de uma proximidade em termos de tempo. O que está dizendo é que o Reino de Deus está acessível.Mas a presença Dele não é sobretudo TRASFORMADORA. Isso explica a convocação do evangelho ao arrependimento, que vem da palavra METANÓIA.


Durante o debate foi facultado a palavra, de pronto participei, juntamente com o George e o publico meio que gostou de poderem falar o que pensam sobre o assunto e o que a RELIGIAO tem a ver com isso , assumimos nossa posição cristã sem sermos intolerantes e preconceituosos, no final gostaram tanto da nossa participação que ofereceram alguns livros ao auditório, e a organização deu um livro “ o que é o ESPIRITISMO” pro George, que recebeu de bom grado


Fico feliz em ter podido contribuir de alguma forma com o Evangelho de Jesus Cristo, mas continuo pedindo misericórdia pela minha vida e pelo povo que AINDA acredita que o evangelho seja o único caminho para a transformação do ser humano


Finalizo com uma frase que já é conhecida por muitos “Se Cristo é a resposta , qual é a pergunta?”. A questão dos grupos excluídos (Homossexuais, Negros,miseráveis etc ...) é problema MEU, é problema SEU. Que tenhamos sabedoria no testemunho de Jesus a todos que GRITAM POR SOCORRO. E que nos possamos gritar por MISERICÓRDIA.


Com vocês, no Serviço d’Ele,

Thiaguin


quarta-feira, 20 de junho de 2007

+ Fórum Jovem de Missão Integral




- “ Quando eu partilho o pão com o pobre me chamam de SANTO.
Quando eu pergunto por que ele é pobre, me chamam de COMUNISTA.”
(Ziel Machado, citando frase de Dom Elder Camara no FJMI)

- “Em Deus é impossível separar palavra de ação। Missão é encarnacional, serviço sacrificado.” (René Padilla, no Fórum Jovem de Missão Integral)


- “O contrário de roubar na Bíblia é ajudar os necessitados. Sociedade que valoriza a solidariedade.” (Ariovaldo Ramos, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “O político não é eleito para assumir o poder, mas para assumir o serviço.” (Ariovaldo Ramos, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Deus é democrático. Não é evangélico nem protestante reformado.” (Bráulia Ribeiro, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Não existe cristianismo abstrato” (Bráulia Ribeiro, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Criticamos os pentecostais, os católicos, mas e nós que idolatramos idéias?!” (Bráulia Ribeiro, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Percebi que minha vida tinha sido direcionada muito mais pelos meus medos do que pelos meus afetos.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Nunca fui de correr riscos. Sempre busquei os lugares que me davam segurança.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Vi que optei pelo pastoreado com uma opção de poder, com uma garantia de que nunca seria excluído, uma forma de proteção. Porque ser pastor era estar sobre o controle de meu ambiente social”. (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Embora eu participasse de manifestações nas praças e lutava pelos pobres, eu não os amava. Era uma relação funcional, para promover-me com meu discurso.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Essa idéia do toque, de estar com o outro não pelo que ele é, mas simplesmente por estar com ele só chegou na década de 90.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Meu principal inimigo chamava-se Ricardo Barbosa de Souza”. (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Em 2002 Houston compartilhou sobre a teologia da imagem de Deus. Ele terminou com ‘sejam meus imitadores assim como sou de Cristo’. Eu o questionei se isso não seria uma certa prepotência e ele disse: ‘Se você não imita a Deus, você é idólatra. Se você não imita a Deus, você não ama a Deus. Nos somos aquilo que amamos.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “O dom é essa providência divina em nossa fraqueza; não é algo descoberto em questionário”. (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Minha oração era funcional, institucional, nada relacional.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Mandar dinheiro a gente manda. Treinar a gente treina. Mas amar... A missão integral precisa recuperar a compaixão!” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Nossa igrejas têm muitas técnicas, mas relações pessoais precarísticas.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Se você é casado, não leia um livro tipo ‘Como ser um bom marido’. Isso estragará o seu casamento.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Passei de uma vida orientada por projetos para uma vida orientada por pessoas.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Conheceremos o nosso coração quando olharmos aquilo que amamos.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Quando percebemos que não amamos nada, vemos um grande vazio em nós.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Quanto mais eu amo e quanto mais eu me dôo, mais livre e verdadeiro eu me torno.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “A nossa identidade e a nossa liberdade está nas mãos do outro, e não nas nossas.” (Ricardo Barbosa de Sousa, no Fórum Jovem de Missão Integral)

- “Mais que condição moral, há um propósito no princípio bíblico de sexo somente após o casamento. É mais uma questão de saúde emocional do que de pecado e moral.” (Carlos “Catito”, no Fórum Jovem de Missão Integral)

quinta-feira, 14 de junho de 2007

BENÇÃO FRANCISCANA


Que Deus te abençoe com um desconforto inquietante sobre as respostas fáceis, as meias verdades e as relações superficiais, para que possas buscar a verdade corajosa e viver profundamente em teu coração.


Que Deus te abençoe com sagrada raiva à injustiça, à opressão e à exploração de pessoas para que possas trabalhar incansavelmente pela justiça, liberdade e paz entre todas as pessoas


Que Deus te abençoe com o Dom de lágrimas para derramá-las com aqueles que sofrem de dor, rejeição, fome ou a perda de tudo aquilo que eles amam, para que possas estender a mão para lhes dar conforto e transformar a sua dor em alegria


Que Deus te abençoe com a tolice suficiente para que creias que realmente podes fazer diferença neste mundo, para que possas com a graça de Deus, fazer aquilo que os demais insistem ser impossível.


E que a benção de Deus, Suprema Majestade e nosso Criador, Jesus Cristo a Palavra encarnada que é o nosso irmão e Redentor, e o Espírito Santo, o nosso Advogado e Guia, seja contigo e permaneça contigo e com todos, hoje e para sempre. Amém.


FJMI - Fórum Jovem de Missão Integral